Nome do Projeto
Representações de gênero de pessoas idosas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2014 - 01/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Essa pesquisa busca problematizar as concepções de masculino e feminino da população idosa da cidade de Pelotas / RS. Para dar conta da proposta, o estudo almeja aproximar e dialogar com campos distintos, como a Educação, a Sociologia, a Psicologia e os Estudos de Gênero. Aposta-se na construção de um campo de pesquisa que permita, a partir do trabalho de coleta, sistematização e análise dos depoimentos, identificar as compreensões sobre gênero que os/as participantes trazem em seu âmago, no que se referem à vários aspectos, como família, papéis sociais e de gênero, relações sociais, trabalho, formação, etc. Com esta proposta, a pesquisa se coloca na tentativa de trazer uma contribuição a esse debate, buscando resgatar as construções de gênero da população idosa, a partir, de um lado, da aproximação da produção acadêmica advinda da teoria feminista e dos estudos sobre imaginário como representações da concretude das experiências de vida dos/as envolvidas.

Objetivo Geral

A pesquisa tem como objetivo central identificar as representações de gênero da população idosa da cidade de Pelotas/RS, suas construções e percepções acerca do masculino e do feminino.
Para isso tem-se como principais metas:
1) Resgatar as trajetórias de vida dessa parcela da população, a partir de algumas categorias básicas, que são: família, formação, trabalho;
2) Implementar e organizar um banco de dados de narrativas de idosos/as;
3) Realizar e organizar um banco de imagens com fotografias antigas que contribuam para caracterizar um fato, um período ou algo que demonstre um significado para o/a pesquisado/a;
4) Fotografar e arquivar imagens de objetos e utensílios que possam ser significativos no trabalho de resgate das memórias coletadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 20/04/2024 04:51:32 (consulta levou 0.037956s)