Nome do Projeto
Níveis de atividade física dos alunos-atletas do basquetebol escolar pelotense
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2014 - 31/07/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O desenvolvimento esportivo de uma comunidade pode ser um instrumento de aferição da capacidade administrativa do município de proporcionar atividades físico-esportivas capazes de serem desenvolvidas pela sociedade em seu tempo de lazer. Manter os jovens adultos interessados na atividade física pode ocorrer pela participação, na época escolar, de atividades extracurriculares vinculadas a estas práticas. Em Pelotas, a SMED organiza os Jogos Escolares de Pelotas (JEPel) há mais de dez (10) anos. Mesmo que o JEPel some-se ao mais tradicional evento do esporte escolar no Rio Grande do Sul (RS), o basquete escolar em Pelotas está estagnado, semelhante aos dados encontrados por SOARES & SCHILD (1994). Não há crescimento no desenvolvimento de sua prática e nem há qualquer comparação com o que ocorre com o futsal, como pode-se verificar na página da internet dos JEPel, onde trinta e três (33) equipes de Handebol, trinta e sete (37) equipes de voleibol, duzentas e quinze (215) equipes de futsal e somente treze (13) equipes de basquetebol participaram da edição de 2013. Portanto, verificar o nível de atividade física dos alunos que integram equipes esportivas e compará-los com alunos que não participam contribuirá para a mudança de paradigma na relação do esporte como componente fundamental no desenvolvimento dos alunos.

Objetivo Geral

2.1. Objetivo Geral
Verificar o nível de atividade física dos alunos-atletas das escolas que participaram da modalidade basquetebol nos JEPel de 2014 e as condições materiais (infraestrutura física) para o ensino do basquetebol nessas escolas.
2.2. Objetivos Específicos
Identificar:
• a ocorrência da prática do ensino do basquetebol nas aulas de Educação Física;
• as condições das instalações que permitam o ensino do basquetebol (quadra, uma tabela e aro);
• a formação de equipes de basquetebol nas escolas;
• a disponibilidade de carga horária dos professores para atuarem em projeto extracurricular com a modalidade basquetebol; e
• o nível de atividade física dos alunos alunos-atletas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 16/04/2024 18:20:36 (consulta levou 0.077540s)