Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/08/2014 - 03/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
A promoção da alimentação saudável é um dos principais focos da atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Brasil e constitui-se de ações a serem desenvolvidas principalmente por profissionais que atuam na atenção básica, com o objetivo de tornar a população apta a fazer escolhas alimentares saudáveis. Considerando a importância da avaliação das estratégias implantadas em saúde pública e a escassez de estudos desta natureza envolvendo a área da alimentação e nutrição, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a promoção da alimentação saudável na atenção básica do município de Pelotas (RS). Farão parte do estudo usuários das unidades básicas de saúde, para os quais serão consideradas como variáveis independentes: características demográficas; socioeconômicas; referentes à situação de saúde, ao conhecimento sobre saúde e nutrição, à utilização dos serviços e a atitudes alimentares. Como desfechos serão consideradas a adesão a práticas alimentares saudáveis e a conscientização e o recebimento de orientação para alimentação saudável. Além disso, serão incluídos também enfermeiros, médicos clínicos e de família atuantes em unidades de saúde. Estes terão como variáveis independentes características demográficas; de formação, atualização e atuação, e como desfecho a oferta de orientação para alimentação saudável. As principais hipóteses a serem testadas são: a alimentação dos usuários não está adequada às recomendações do Ministério da Saúde; a oferta de orientações de alimentação saudável por parte dos profissionais não está em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde; a alimentação dos usuários varia conforme modelo assistencial implantado no serviço utilizado; a oferta de orientações de alimentação saudável por parte dos profissionais varia de acordo com o modelo de atenção do serviço em que atuam.

Objetivo Geral

O objetivo geral do estudo é avaliar a promoção da alimentação saudável na atenção básica do município de Pelotas (RS).

Como objetivos específicos da pesquisa foram definidos:

 Analisar componentes de estrutura, processo e resultado da intervenção de promoção da alimentação saudável no âmbito da ABS e comparar segundo modelo de atenção em saúde.
 Descrever o perfil dos usuários e a ocorrência de recebimento de orientação para práticas alimentares saudáveis.
 Analisar as diferenças no perfil dos usuários e na ocorrência de recebimento de orientação para práticas alimentares saudáveis, segundo modelo de atenção.
 Descrever o perfil dos profissionais da ABS e ocorrência da oferta de orientação para práticas alimentares saudáveis.
 Analisar as diferenças no perfil dos profissionais e na ocorrência da oferta de orientação para práticas alimentares saudáveis, segundo modelo de atenção em saúde.
 Identificar aspectos relacionados à promoção da alimentação saudável que devam ser reforçados na educação continuada dos profissionais da ABS.


A principal meta é fazer com que os resultados encontrados sejam úteis à gestão municipal e contribuam para a melhoria da saúde da população usuária do sistema público.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GICELE COSTA MINTEM204/08/201403/08/2015
MANOELA TEIXEIRA DA SILVA204/08/201403/08/2015
RICELI RODEGHIERO OLIVEIRA204/08/201403/08/2015

Página gerada em 28/03/2024 23:31:08 (consulta levou 0.042931s)