Nome do Projeto
Efeitos da manipulação de diferentes ordens de execução do treinamento concorrente em meio aquático sobre a hipotensão pós-exercício em mulheres jovens
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/09/2014 - 09/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O objetivo do presente estudo será analisar os efeitos agudos de diferentes ordens de execução do treinamento concorrente no meio aquático sobre a hipotensão pós-exercício em mulheres jovens. Para tanto, 12 mulheres jovens (18 a 32 anos) fisicamente ativas (estudantes de educação física) irão participar de quatro sessões: 1) familiarização com os exerícios aquáticos, 2) teste máximo no meio aquático, 3) protocolo de treinamento concorrente ordem 1 e 4) protocolo de treinamento concorrente ordem 2. Os protocolos de treinamento concorrente serão iniciados por aferição da pressão arterial e frequência cardíaca em repouso durante 60 minutos com os indivíduos em decúbito dorsal. Após a realização da aferição da pressão arterial e frequência cardíaca dos sujeitos, será realizado o protocolo de exercícios das sessões, que será composto pela combinação da ordem de exercícios aeróbio-força ou força-aeróbio, sendo estas sessões randomizadas previamente. O protocolo de força no meio aquático será composto de 3 séries de 20 segundos, enquanto que o protocolo aeróbio de 2 séries de 3 minutos. O intervalo que será dado entre as sessões será de 7 dias. Para a realização do protocolo de força, os sujeitos deverão realizar os exercícios na maior velocidade possível e, em grande amplitude de movimento. O treinamento aeróbio será composto de apenas um bloco, composto pelos movimentos de corrida estacionária, deslize frontal e chute frontal, sendo que estes exercícios serão realizados no tempo de 3 minutos, realizados de forma contínua e na intensidade da frequência cardíaca correspondente ao limiar anaeróbico. Para analisar os dados coletados será utilizada estatística descritiva através de média e desvio padrão. A normalidade dos dados será verificada através do teste de Shapiro-Wilk. Para comparar as variáveis dependentes entre os diferentes períodos de medidas e também entre a ordem do treinamento concorrente, será utilizado o teste ANOVA two-way para medidas repetidas. O índice de significância adotado neste estudo será de =0,05.

Objetivo Geral

Analisar os efeitos agudos de diferentes ordens de execução do treinamento concorrente no meio aquático sobre a hipotensão pós-exercício em mulheres jovens.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA NEVES NUNES209/09/201409/03/2015
HECTOR KERCHIRNE FERREIRA209/09/201409/03/2015

Página gerada em 19/04/2024 23:41:05 (consulta levou 0.059190s)