Nome do Projeto
A Universidade Aberta do Brasil e as políticas de formação de professores na modalidade a distância.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/11/2014 - 29/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Política Educacional
Resumo
O presente projeto de pesquisa busca problematizar as ações que foram desenvolvidas pela UAB desde a sua criação para desencadear a formação inicial e continuada de professores no Brasil e como essas ações poderiam ser qualificadas para aprofundar a formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância. Para realizar a mesma, a partir de um Estudo de Caso de natureza qualitativa e dialética, privilegiaremos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Entre os objetivos do estudo pretendemos identificar as necessidades dessa formação a distância de professores para a Educação Básica oferecida pela UAB no Brasil, como também discutir os impactos dessas políticas públicas de formação. À luz dos resultados dessa pesquisa, gostaríamos de elaborar um conjunto de sugestões e ou estratégias que visem construir pautas de trabalho capazes de aproximar mais as políticas públicas de formação de professores para a Educação Básica no Brasil, oferecidos pela União, por meio da UAB; bem como qualificar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores nos diferentes estados e municípios. Acreditamos que os resultados dessa investigação possam efetivamente ajudar a aprofundar e a reorientar as políticas públicas de formação de professores para a Educação Básica no Brasil.

Objetivo Geral

O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica no Brasil, articuladas nas diferentes instâncias pela União, em parceria com estados e municípios, em especial as políticas públicas de formação de professores na modalidade a distância articuladas pela UAB.
Definido o foco, podemos dizer que são cinco os objetivos específicos, os quais sejam:
- Conhecer a legislação referente à educação a distância do Brasil, em especial a relacionada à UAB.
- Analisar as políticas públicas que viabilizaram a Universidade Aberta do Brasil.
- Fazer uma pesquisa de campo de como essa política pública foi implantada desde 2005 nas Instituições Federais de Ensino Superior no Rio Grande do Sul.
- Analisar as políticas públicas para a formação de professores das IFES-RS para atuarem na modalidade distância.
- Investigar as implicações que os cursos de formação de professores a distância pela UAB trazem para a Educação Básica do país.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA JÚLIA SILVA NOGUEIRA2001/06/201328/02/2014
CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROS406/05/201306/05/2015
CÍNTIA RADTKE MOTA1201/08/201331/07/2015
CÍNTIA RADTKE MOTA2005/07/201304/07/2014
DAIANE SUDO CABANA GOIA2015/05/201431/12/2014
DAIANI SANTOS DA SILVA419/03/201419/03/2016
GERSON RIOS LEME406/05/201306/05/2017
GILMAR FIORESE406/05/201306/05/2015
JANAINA BARELA MEIRELES1201/04/201431/07/2014
JANAINA BARELA MEIRELES2001/04/201431/07/2014
JULIANE OSSANES MAJADO1201/02/201531/07/2015
LIANA BARCELOS PORTO406/05/201306/05/2015
PATRÍCIA CORRÊA DA SILVA1201/08/201331/03/2014
PATRÍCIA CORRÊA DA SILVA2001/08/201330/03/2014

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