Nome do Projeto
A Universidade Aberta do Brasil e as políticas de formação de professores na modalidade a distância.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/11/2014 - 29/07/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Política Educacional
Resumo
O presente projeto de pesquisa busca problematizar as ações que foram desenvolvidas pela UAB desde a sua criação para desencadear a formação inicial e continuada de professores no Brasil e como essas ações poderiam ser qualificadas para aprofundar a formação inicial e continuada de professores na modalidade a distância. Para realizar a mesma, a partir de um Estudo de Caso de natureza qualitativa e dialética, privilegiaremos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Entre os objetivos do estudo pretendemos identificar as necessidades dessa formação a distância de professores para a Educação Básica oferecida pela UAB no Brasil, como também discutir os impactos dessas políticas públicas de formação. À luz dos resultados dessa pesquisa, gostaríamos de elaborar um conjunto de sugestões e ou estratégias que visem construir pautas de trabalho capazes de aproximar mais as políticas públicas de formação de professores para a Educação Básica no Brasil, oferecidos pela União, por meio da UAB; bem como qualificar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores nos diferentes estados e municípios. Acreditamos que os resultados dessa investigação possam efetivamente ajudar a aprofundar e a reorientar as políticas públicas de formação de professores para a Educação Básica no Brasil.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica no Brasil, articuladas nas diferentes instâncias pela União, em parceria com estados e municípios, em especial as políticas públicas de formação de professores na modalidade a distância articuladas pela UAB.
Definido o foco, podemos dizer que são cinco os objetivos específicos, os quais sejam:
- Conhecer a legislação referente à educação a distância do Brasil, em especial a relacionada à UAB.
- Analisar as políticas públicas que viabilizaram a Universidade Aberta do Brasil.
- Fazer uma pesquisa de campo de como essa política pública foi implantada desde 2005 nas Instituições Federais de Ensino Superior no Rio Grande do Sul.
- Analisar as políticas públicas para a formação de professores das IFES-RS para atuarem na modalidade distância.
- Investigar as implicações que os cursos de formação de professores a distância pela UAB trazem para a Educação Básica do país.
Definido o foco, podemos dizer que são cinco os objetivos específicos, os quais sejam:
- Conhecer a legislação referente à educação a distância do Brasil, em especial a relacionada à UAB.
- Analisar as políticas públicas que viabilizaram a Universidade Aberta do Brasil.
- Fazer uma pesquisa de campo de como essa política pública foi implantada desde 2005 nas Instituições Federais de Ensino Superior no Rio Grande do Sul.
- Analisar as políticas públicas para a formação de professores das IFES-RS para atuarem na modalidade distância.
- Investigar as implicações que os cursos de formação de professores a distância pela UAB trazem para a Educação Básica do país.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA JÚLIA SILVA NOGUEIRA | 20 | 01/06/2013 | 28/02/2014 |
CAROLINA MENDONÇA FERNANDES DE BARROS | 4 | 06/05/2013 | 06/05/2015 |
CÍNTIA RADTKE MOTA | 12 | 01/08/2013 | 31/07/2015 |
CÍNTIA RADTKE MOTA | 20 | 05/07/2013 | 04/07/2014 |
DAIANE SUDO CABANA GOIA | 20 | 15/05/2014 | 31/12/2014 |
DAIANI SANTOS DA SILVA | 4 | 19/03/2014 | 19/03/2016 |
GERSON RIOS LEME | 4 | 06/05/2013 | 06/05/2017 |
GILMAR FIORESE | 4 | 06/05/2013 | 06/05/2015 |
JANAINA BARELA MEIRELES | 12 | 01/04/2014 | 31/07/2014 |
JANAINA BARELA MEIRELES | 20 | 01/04/2014 | 31/07/2014 |
JULIANE OSSANES MAJADO | 12 | 01/02/2015 | 31/07/2015 |
LIANA BARCELOS PORTO | 4 | 06/05/2013 | 06/05/2015 |
PATRÍCIA CORRÊA DA SILVA | 12 | 01/08/2013 | 31/03/2014 |
PATRÍCIA CORRÊA DA SILVA | 20 | 01/08/2013 | 30/03/2014 |