Nome do Projeto
Mobiliários para habitação social: proposta de reutilização de paletes e sua percepção e aceitação pelos usuários
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/01/2015 - 31/03/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Frente à retomada da produção massiva de construção de Habitações de Interesse Social (HIS) pelo programa federal Minha Casa minha Vida, este trabalho coloca em discussão a problemática da inserção do mobiliário nessas habitações. Viabilizando uma relação mais coerente entre esses “espaços de morar” e “mobiliário”, a pesquisa analisa o mobiliário como complemento da habitação para o desempenho de suas funções de abrigo cotidiano das atividades humanas e da reprodução da força de trabalho. Nesse contexto, complementando os numerosos estudos referentes à HIS, surgiu a necessidade de compreender a percepção dos usuários referente aos conceitos de adequação dos mobiliários inseridos nessas habitações. Ao pesquisar outras maneiras de prover mobiliários adequados para as moradias de baixa renda busca-se também investigar se como a alternativa de reaproveitamento de materiais é percebida pela população alvo das Faixas 2 e 3 do programa. Desta maneira, torna-se um desafio neste projeto compreender os aspectos na reutilização de paletes, material descartado pelas atividades econômicas da região como matéria prima para a fabricação de mobílias para moradias de interesse social. Para o desenvolvimento da pesquisa será efetuada a caracterização das unidades habitacionais e dos mobiliários utilizados pela população, sua analise critica frente aos conceitos de ergonomia e avaliada a satisfação dos moradores com a situação atual e com uma situação proposta de utilização de materiais recicláveis (palets) para o mobiliário.

Objetivo Geral

A pesquisa tem como objetivo geral desenvolver mobiliários com material reaproveitável e identificar, através da percepção de usuários, qual a receptividade do uso destes materiais reutilizados em móveis para Habitação de Interesse Social. Também tem por objetivo investigar a percepção do usuário após o uso do design de produto, tal como a reutilização de paletes como matéria prima. Tem também por
6
proposito apresentar produtos com qualidade ergonômica funcional, soluções técnicas adequadas, preço apropriado e o mínimo de impacto ao meio ambiente, mostrando que é possível otimizar funcionalidade e custos. Para alcançar tais objetivos, serão apresentados como experimentos a proposta de mobiliários em tamanho volumétrico reduzido aos usuários, ou seja, através do uso de maquetes constituídas a partir da apropriação das tecnologias avançadas de representação. Dentre essas tecnologias avançadas escolheu-se o corte a laser para configurar os móveis tidos como prioritários aos ambientes das moradias. A pesquisa atuará como um processo também de inclusão e experimentação de processos participativos com uso de novas tecnologias de representação através desses mobiliários reduzidos que serão apresentados aos moradores de HIS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CIBELE BORGES PERES815/01/201531/03/2017
FABIOLA NUNES DA SILVA815/01/201531/03/2017
HÉLEN VANESSA KERKHOFF2015/01/201531/03/2017
LIZIANE DE OLIVEIRA JORGE202/05/201631/03/2017
NATÁLIA TORALLES DOS SANTOS BRAGA1201/08/201531/07/2016

Página gerada em 28/03/2024 06:53:59 (consulta levou 0.053543s)