Nome do Projeto
Zoneamento Ambiental do Parque Estadual do Camaquã - RS: contribuições ao plano de manejo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/03/2015 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Resumo
O objetivo da proposta de pesquisa consiste em elaborar um Zoneamento Ambiental do Parque Estadual do Camaquã (RS), a fim de subsidiar o plano de manejo desta Unidade de Conservação. No local ocorre um dos maiores remanescentes de vegetação arbórea do Estado do Rio Grande do Sul e um dos deltas intralagunares mais representativos do Brasil e, portanto, de grande relevância geográfica e ambiental, por abarcar Biodiversidade e Geodiversidade peculiares. Apesar de ter sido criado e reconhecido em 1975, o Parque Estadual do Camaquã ainda não possui um plano de manejo, responsável técnico, regularização fundiária e não está aberto à visitação, ou seja, não é explorado para o turismo ou atividades de valor científico. A metodologia a ser empregada abrange: (a) o diagnóstico do sistema físico-ambiental do Parque Estadual do Camaquã; (b) a identificação e análise da geodiversidade do Parque Estadual do Camaquã; (c) a análise da dinâmica da cobertura e uso da terra no Parque Estadual do Camaquã, e, a partir destes dados, (d) a elaboração do zoneamento ambiental do Parque Estadual do Camaquã. Como principais resultados dessa pesquisa são esperados: (1) A definição de unidades homogêneas no Parque Estadual do Camaquã, para fins de manejo, delimitando assim os usos e atividades adequadas ao meio físico-ambiental no qual o Parque está inserido; (2) A organização e disponibilização de um banco de dados geográfico do parque, a fim de contribuir para ações efetivas de proteção e fiscalização da biodiversidade e da geodiversidade da área; (3) A contribuição para a gestão das Unidades de Conservação Gaúchas, com ênfase no Parque Estadual do Camaquã, e, (4) A contribuição para a estruturação estudos consecutivos, que possam ser agregados às informações e diretrizes propostas pelo zoneamento, como forma constante de planejamento, monitoramento e gestão desta Unidade de Conservação.

Objetivo Geral

O objetivo geral da proposta de pesquisa consiste em elaborar um Zoneamento Ambiental do Parque Estadual do Camaquã (RS), a fim de subsidiar o plano de manejo desta Unidade de Conservação Gaúcha.
A partir do objetivo principal foram definidos também alguns objetivos específicos, a saber:
(1) Elaborar um diagnóstico do sistema físico-ambiental do Parque Estadual do Camaquã.
(2) Identificar e analisar a Geodiversidade do delta do Rio Camaquã, abrangido pelos limites do Parque Estadual do Camaquã, a partir da elaboração de um mapa geomorfológico de detalhe da área.
(3) Obter dados sobre a cobertura e uso da terra do Parque Estadual do Camaquã em diferentes cenários, a fim de compreender a dinâmica de ocupação do espaço na área em questão.
(4) Realizar a integração espacial dos dados geográficos da área obtidos a partir do diagnóstico do sistema físico-ambiental, do mapeamento geomorfológico e dos dados de cobertura e uso da terra, para a proposição de zonas ou unidades homogêneas com o objetivo de manejo do Parque Estadual do Camaquã.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO202/03/201531/12/2017
SAMIRA FLÁVIA GUEDES DE SOUZA802/03/201531/12/2017
SAMIRA FLÁVIA GUEDES DE SOUZA1201/08/201631/07/2017
SAMIRA FLÁVIA GUEDES DE SOUZA1201/08/201531/07/2016
ÂNDREA LENISE DE OLIVEIRA LOPES2002/03/201531/12/2017

Página gerada em 25/04/2024 08:22:56 (consulta levou 0.053504s)