Nome do Projeto
O aproveitamento da luz natural em prédios institucionais: luz, visão e comportamento.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/04/2015 - 20/04/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A luz é elemento fundamental para o desempenho das mais variadas atividades humanas, estando diretamente relacionada ao conceito de conforto visual. Nos ambientes institucionais é um fator que interfere na capacidade de realização de tarefas, na produtividade, e até mesmo na saúde das pessoas. O uso adequado da iluminação natural, especialmente em edificações de uso diurno, pode contribuir significativamente para a redução do consumo de energia elétrica, melhoria do conforto visual e bem-estar dos ocupantes. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o aproveitamento da luz natural em edifícios institucionais, de modo a sugerir diretrizes e recomendações que possibilitem melhorias relacionadas ao conforto visual e à eficiência energética dessas edificações. Trabalhar com a iluminação natural em edificios institucionais significa ter controle sobre o extrato físico mas também conhecer os extratos fisiológico e psicosocial dos usuários dos prédios em questão. Nesse sentido, a metodologia escolhida para a realização deste trabalho de pesquisa, emprega métodos qualitativos e quantitativos. Para a investigação qualitativa serão utilizados métodos de APO (Avaliação pós-ocupação), através de entrevistas, questionários e observações para que se alcance resultados a respeito do nível de satisfação dos usuários dos edifícios institucionais frente às condições visuais proporcionadas pela iluminação natural. Também serão realizadas análises quantitativas em alguns ambientes institucionais, principalmente em edificações da UFPEL, através de medições de parâmetros físicos ligados aos fenômenos de iluminação tais como iluminância, luminância, Fator de Luz do Dia, ofuscamento e contraste. O desenvolvimento deste estudo poderá trazer contribuições importantes para a qualidade do ambiente institucional, já que acredita-se que a luz interfira no conforto e no estado de ânimo das pessoas. Será possível contribuir para a habitabilidade desses espaços e para o bem-estar psicológico e fisiológico dos usuários a partir do reconhecimento da luz como fator ambiental fundamental.Também espera-se despertar o interesse das instituições em proporcionar ambientes com maior conforto visual para os diferentes grupos de usuários e proporcionar aos arquitetos e engenheiros envolvidos com os projetos isntitucionais, subsídios qualitativos quanto à iluminação natural.

Objetivo Geral

O trabalho tem como objetivo geral avançar no desenvolvimento de soluções que possibilitem o aproveitamento eficiente da iluminação natural em edifícios institucionais.
Esta pesquisa pretende explorar tanto aspectos conceituais, avançando no campo do conhecimento teórico-técnico-científico, como aspectos práticos, e produzir sugestões, adequações e melhorias a serem aplicadas aos edifícios institucionais para o efetivo aproveitamento da luz natural.
Neste sentido propõe-se os seguintes objetivos:
- investigar fatores que podem ser determinantes para o aproveitamento, ou não aproveitamento da iluminação natural;
- analisar variáveis que influam na percepção da iluminação: aspectos psicológicos, perceptivos, comportamentais e estéticos - (avaliação qualitativa sob a ótica do usuário).
- identificar padrão de comportamento dos usuários quanto ao uso da iluminação natural em diversas espaços funcionais de edifícios institucionais;
- reconhecer as possíveis causas para o não aproveitamento da iluminação natural;
- propor melhorias que possibilitem o eficiente aproveitamento da luz natural;
- organizar uma metodologia para análise e diagnóstico do aproveitamento da luz natural em edifícios institucionais existentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA TEJADA DOS SANTOS120/04/201520/04/2016
VANESSA BÜTTOW SIGNORINI2020/04/201520/04/2016

Página gerada em 29/03/2024 02:29:46 (consulta levou 0.225167s)