Nome do Projeto
Efetividade de uma estratégia educacional em saúde bucal direcionada à crianças com deficiência neuropsicomotora
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
23/03/2015 - 23/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
De uma maneira geral, indivíduos com necessidades especiais apresentam maior prevalência de cárie dentária, mais dentes não tratados e maior número de dentes perdidos, além de possuírem maior necessidade de tratamento periodontal. Além disso, muitas vezes necessitam do auxílio de um cuidador para realizar as atividades diárias, como a higiene bucal, por apresentarem um atraso motor e/ou algum déficit intelectual. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é avaliar a efetividade de uma estratégia educacional em saúde bucal direcionada às crianças com deficiência neuropsicomotora matriculadas no Centro de Reabilitação de Pelotas (CERENEPE) na cidade de Pelotas-RS e aos seus pais e/ou cuidadores. Para tanto, será realizado um ensaio clínico, em escolares entre 6 e 16 anos de idade, que tiverem autorização do responsável para participação no estudo, que terá duração de 13 semanas. Inicialmente, será realizado um exame clínico inicial no consultório odontológico da instituição CERENEPE para avaliar à situação bucal da amostra. O exame coletará o Índice de Placa e Índice de Sangramento Gengival de dentes índices. Posteriormente, será desenvolvida uma estratégia de educação em saúde bucal, que incluirá atividades educativas com material lúdico-pedagógico adaptado e escovações supervisionadas uma vez por semana. Após quatro semanas, será realizada uma reavaliação clínica e intervenção com os pais, onde será aplicado um questionário para coleta de informações sociodemográficas, hábitos e conhecimento de saúde bucal, e exposta a importância da prevenção em saúde bucal e métodos para auxiliar os mesmos na higienização bucal dos seus filhos. Na semana seguinte, terá nova reavaliação clínica para medir o efeito adicional da intervenção com os cuidadores. A escovação supervisionada ocorrerá durante todo este período, semanalmente. Na última etapa, os pais e crianças ficarão três semanas sem receber intervenção e ao final destas realizar-se-á a última reavaliação clínica, a fim de verificar a duração e permanência do efeito. Desta forma, será avaliada a efetividade de uma estratégia educacional direcionada somente às crianças, o efeito adicional da mesma aplicada aos pais e/ou cuidadores e identificar o conhecimento destes sobre saúde bucal.

Objetivo Geral

O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de uma estratégia educacional em saúde bucal direcionada às crianças com deficiência neuropsicomotora matriculadas no Centro de Reabilitação de Pelotas (CERENEPE), na cidade de Pelotas/RS e aos seus pais e/ou cuidadores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREIA DRAWANZ HARTWIG323/03/201523/12/2015
IVAM FREIRE DA SILVA JÚNIOR323/03/201523/12/2015
LISANDREA ROCHA SCHARDOSIM123/03/201523/12/2015
VANESSA MÜLLER STÜERMER223/03/201523/12/2015

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