Nome do Projeto
Efeitos do treinamento de força sobre diferentes parâmetros neuromusculares em violinistas e violistas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/07/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O presente estudo tem como objetivo verificar os efeitos do treinamento de força sobre diferentes parâmetros neuromusculares em violinistas e violistas. Para isso, será selecionado um grupo de 24 violinistas e violistas, sendo esses divididos de forma aleatória em dois grupos: o Grupo Controle e o Intervenção, em que o grupo Intervenção será submetido a um treinamento de força específico durante 12 semanas. Os sujeitos terão uma faixa etária entre 18 e 40 anos e estarão sendo inclusos na pesquisa na medida em que estiverem enquadrados aos critérios de inclusão. Ambos os grupos realizarão testes antes (na semana 0) e após o término da intervenção na (semana 13). A força muscular dinâmica máxima será avaliada através do teste de uma repetição máxima (1RM) e a resistência muscular localizada (RML) através do número máximo de repetições alcançados com 60% da carga de 1 RM. Ambos testes serão realizados na flexão e extensão de cotovelos bilateral (rosca bíceps e rosca tríceps) e abdução de ombros (elevação lateral). A contração isométrica voluntária máxima (CIVM) será avaliada durante a flexão e extensão de cotovelos e abdução de ombros juntamente com o sinal eletromiográfico dos músculos bíceps braquial, tríceps braquial e deltoide médio. Além disso, será avaliada a dor muscular e a qualidade de vida através de questionários. Como análise estatística da pesquisa, será utilizada estatística descritiva através de média e desvio padrão, sendo a normalidade dos dados verificada através do teste de Shapiro-Wilk e a homogeneidade da amostra através do teste de Levene. Para comparar as variáveis dependentes entre os grupos controle e intervenção apenas no período pré-treinamento, será utilizado o teste ANOVA one-way. Por fim, para comparar as variáveis dependentes entre os grupos controle e intervenção e entre os períodos pré-treinamento e pós-treinamento, será utilizado o teste ANOVA two-way para medidas repetidas (fatores: grupo e períodos). O índice de significância adotado neste estudo será de α=0,05 e os testes serão processados no SPSS vs. 20.0.

Objetivo Geral

OBJETIVOS

Objetivo Geral

• Verificar os efeitos do treinamento de força sobre diferentes parâmetros neuromusculares em violinistas e violistas.


Objetivos específicos

• Determinar e comparar a força muscular dinâmica máxima (1RM) nos exercícios de flexão e extensão de cotovelos e abdução de ombros de violinistas/violistas antes e após o treinamento de força.
• Determinar e comparar a força resistente (número de repetições a 60% 1RM) nos exercícios de flexão e extensão de cotovelos e abdução de ombros de violinistas/violistas antes e após o treinamento de força.
• Determinar e comparar a força isométrica máxima nos exercícios de flexão e extensão de cotovelos e abdução de ombros de violinistas/violistas antes e após o treinamento de força.
• Determinar e comparar a amplitude máxima isométrica do sinal eletromiográfico do bíceps braquial, tríceps braquial e deltoide médio de violinistas/violistas antes e após o treinamento de força.
• Determinar e comparar a dor muscular de violinistas/violistas antes e após o treinamento de força.
• Determinar e comparar a qualidade de vida de violinistas/violistas antes e após o treinamento de força.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUANA SIQUEIRA ANDRADE1201/01/201631/07/2016
MELISSA MACHADO ALVES411/05/201531/07/2016
MELISSA MACHADO ALVES1201/08/201531/12/2015

Página gerada em 28/03/2024 20:01:45 (consulta levou 0.039802s)