Nome do Projeto
Avaliação da atividade das metaloproteinases, em lesões profundas de cárie, após a remoção parcial da dentina cariada
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/08/2008 - 05/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Resumo
O estudo tem por objetivo avaliar a atividade das MMPs em lesões de cárie profundas após a remoção parcial da dentina cariada e comparar a expressão da atividade das MMPs antes e depois da remoção parcial da cárie e do selamento provisório. Serão selecionados 66 dentes de pacientes, de 12-25 anos de idade, com lesões oclusais de cárie profunda em dentes posteriores permanentes. Os seguintes procedimentos serão realizados: 1)remoção total do tecido cariado, através do critério clínico de dureza, das paredes circundantes da cavidade; 2) remoção, na parede pulpar, da dentina amolecida, sendo deixada uma camada desse tecido, a fim de evitar a exposição pulpar (os dois últimos procedimentos serão realizados com colheres dentina e/ou brocas esféricas de aço, estéreis, em baixa rotação); 3) lavagem da cavidade, com soro fisiológico, e secagem com bolinhas estéreis de algodão; 4) avaliação clínica da coloração e consistência da dentina cariada remanescente; 5) coleta da amostra da dentina cariada remanescente para análise em zimografia; 6) isolamento da parede pulpar com uma camada de cera vermelha utilidade, autoclavada; 7) selamento da cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol modificado. Após o período experimental de 3 meses, os dentes serão reavaliados clínica e radiograficamente de acordo com os critérios estipulados. Será realizada a reabertura da cavidade, análise clínica de coloração e consistência da dentina e remoção da amostra para análise em zimografia. O tecido dentinário cariado remanescente será removido e os dentes restaurados com o material indicado.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Avaliar a atividade das MMPs em lesões de cárie profunda após a remoção parcial da dentina cariada e comparar a expressão da atividade das MMPs antes e depois da remoção parcial da cárie e do selamento provisório.

Objetivos Específicos:
- Comparar a aparência clínica da lesão de cárie, quanto à coloração e consistência, após a remoção incompleta da dentina cariada, em lesões profundas de cárie, e selamento do dente por um intervalo 3 meses;
- Verificar se o selamento da lesão de cárie, em cavidades profundas resultará na diminuição da expressão e/ou atividade das MMPs.
-Comparar as características clínicas da dentina cariada remanescente com a expressão de atividade das MMPs.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
01
02
02
03
05
TAMARA RIPPLINGER1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 10.000,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 28/03/2024 08:25:19 (consulta levou 0.047281s)