Nome do Projeto
Shopping Center: templo de prazer ou caverna de proteção?
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2015 - 31/10/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
O projeto será essencialmente descritivo, de natureza quantitativa, precedido por uma etapa exploratória qualitativa, para delimitação do elenco de variáveis de interesse. A etapa exploratória será baseada em trabalhos já publicados, em dados secundários e em informações levantadas através de grupos focais; e a etapa descritiva utilizará fundamentalmente levantamentos de dados através de questionários eletrônicos e de papel. As análises envolverão tratamento e avaliação dos dados, através de Análise Fatorial Exploratória e de Clusters, da comparação de medidas de tendência central e de dispersão entre os diferentes grupos. Como resultado espera-se identificar possíveis vetores, que eventualmente sejam capazes de influenciar a preferência dos consumidores a ponto de levá-los a trocar o comércio de livre localização, por lojas organizadas em centros de compras. O resultado do trabalho, se bem sucedido, deverá oferecer contribuições teóricas e gerenciais, apontando ao comércio de livre localização os caminhos necessários para que este possa se contrapor à concorrência dos shopping centers.

Objetivo Geral

O projeto busca avaliar e comparar três modelos diferentes de varejo, o comércio tradicional dos centros de cidades, o comércio concentrado em algumas áreas ao longo de avenidas periféricas e o comércio dos shopping centers, com vistas identificar possíveis motivações para a troca do comércio de livre localização por lojas organizadas em centros de compras.
Como metas o projeto pretende:
1. Identificar e avaliar possíveis forças de atração dos shopping centers, que sejam capazes de atrair os clientes do varejo tradicional para este modelo de varejo.
2. Identificar e avaliar possíveis forças de repulsão (ou inconveniências), que possam "empurrar" os clientes do varejo tradicional para lojas localizadas no interior dos shopping centers.
3. Identificar possíveis gaps de organização e/ou de performance, que precisem ser preenchidas pelo varejo de livre localização, para que este não venha a perder clientes para o comércio localizado em shopping centers.
4. Investigar o impacto das mudanças do comportamento dos consumidores no desempenho das pequenas e médias empresas localizadas no centro comercial e no shopping.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA LEMOS CENTENO VINHAS401/11/201531/10/2016
JULIANA LARA DE SOUZA401/11/201525/02/2016
SAMUEL JUNDI401/11/201531/10/2016

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