Nome do Projeto
A caracterização de língua/linguagem em Bakhtin e Voloshinov
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2015 - 28/02/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Linguística
Resumo
Este projeto tem como meta compreender a(s) concepção(oões) de linguagem em Bakhtin e Voloshinov com vistas a especificar a questão da língua/linguagem na Análise Dialógica do Discurso. Será desenvolvido em três etapas. A primeira diz respeito ao levantamento de dados sobre língua/linguagem nos textos dos autores; a segunda etapa refere-se ao estudo desses dados, relacionando-os entre si, a fim de destacar semelhanças, oposições, evoluções na reflexão de cada um dos autores quando tratam de linguagem; posteriormente, será feita uma comparação entre os autores, verificando concepções que se aproximam ou se afastam, denotando semelhanças e diferenças sobre o papel da linguagem nos seus sistemas, ou sistema, de pensamento. Já a terceira etapa prevê a escritura de dois artigos. O primeiro tratará justamente da reorganização feita na etapa anterior. Ou seja, o texto mostrará o resulto dos dados recolhidos e analisados. Já o segundo terá um caráter teórico-prático, mostrando como explicitar a concepção de linguagem em Bakhtin/Voloshinov possibilita um trabalho mais sistemático com a língua/linguagem no âmbito do estudo de textos/gêneros/discursos a partir da Análise Dialógica do Discurso no campo da Linguística Aplicada. A Análise Dialógica do Discurso, tal como desenvolvida por Brait (2006a) e Sobral (2006), trabalha com a concepção geral do Círculo e com gêneros discursivos, envolvendo três movimentos: descrição, análise e interpretação. É na segunda – a análise – que se procura ver a questão das marcas linguísticas que realizam o projeto enunciativo proposto pelo autor do texto, organizado em determinado gênero (desenvolvido por SOBRAL 2006, 2009) e se podem compreender os discursos e as relações dialógicas que se estabelecem entre eles. Como no Círculo de Bakhtin não houve um preocupação específica com a questão da língua/ linguagem, mas dos temas a ela(s) relacionado(s), a identificação e a comparação de perspectivas diversas, visando a uma possível conceituação operacionalizável, pode auxiliar para tornar mais específico esse ponto da metodologia, contribuindo para a consolidação da ADD como trabalho de análise de textos, gêneros, discursos no âmbito da Linguística Aplicada.

Objetivo Geral

Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e comparar as concepções de língua e linguagem em textos de Bakhtin e Voloshinov.
Como objetivos específicos, pretende-se verificar que conceito(s) se pode(m) depreender a partir de um estudo mais sistemático dos textos; apontar como pode ser uma abordagem da teoria do discurso a partir de Bakhtin que considerasse esse conceito; e indicar como a análise dialógica do discurso (AAD) pode ser mais bem apresentada na linguística aplicada a partir de um trabalho mais sistemático com a linguagem tal como caracterizada nela.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARINA GRAHLMANN DA SILVA WILLE201/03/201628/02/2017
SABRINA GONÇALVES D'AVILA201/03/201628/02/2017

Página gerada em 29/03/2024 02:47:31 (consulta levou 7.214157s)