Nome do Projeto
Análise de estratégias utilizadas por professores da Educação Básica e estudantes de licenciaturas referentes à resolução de situações envolvendo Estruturas Multiplicativas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
A pesquisa versa a respeito de de que maneira participantes de um grupo de estudos semanal que participa de oficinas de Educação Matemática representa situações envolvendo os campos conceituais aditivo e multiplicativo. Busca-se com a análise de tais representações compreender a forma resolução destas situações e identificar os invariantes operatórios presentes nas mesmas. O público alvo é formado por professores da Educação Básica e estudantes das diversas Licenciaturas e de cursos de nível médio ou técnico que habilitam o Magistério para os Anos Iniciais. Os dados serão coletados a partir dos registros escritos, falados e gravados em vídeo, e examinados a partir da Análise Textual Discursiva. Espera-se que mediante o debate do grupo e a análise da produção dos participantes, balizados pela Teoria dos Campos conceituais possa ser construída uma abordagem metodológica que abarque diferentes situações e que seja propícia à realidade de atuação dos docentes envolvidos. A pesquisa busca compreender os processos de constituição de conceitos a partir de situações que envolvam adição e multiplicação, e como consequência espera-se interferir na sala de aula da Educação Básica e promover a diminuição da evasão e reprovação em Matemática.

Objetivo Geral

- Compreender como se constituem estruturas multiplicativas nos registros de participantes de oficinas de Ensino de Matemática, a partir da análise de hábitos e vieses de pensamento utilizados na resolução de situações envolvendo o campo conceitual da multiplicação.
- Identificar quais estratégias os professores usam para resolver problemas que envolvem as estruturas multiplicativas.
- Categorizar quais conceitos em ação os professores fazem uso para resolverem as situações propostas.
- Compreender de que forma as estruturas multiplicativas sustentam a resolução das situações através das representações expostas pelos participantes.
- Criar e promover dentre a comunidade acadêmica ações propositivas para o ensino e a aprendizagem de conceitos relacionados ao campo conceitual da multiplicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE GOULART DA SILVEIRA401/04/201631/12/2016

Página gerada em 25/04/2024 09:05:43 (consulta levou 0.042913s)