Nome do Projeto
COMPOSIÇÃO DE CENAS E CONDUÇÃO DE GRUPO EM PROCESSO COLABORATIVO DE CRIAÇÃO TEATRAL NO "LABORATÓRIO DE DRAMATURGISMO E DIREÇÃO ROTATIVA"
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/03/2016 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
Esta é uma proposta de pesquisa que visa desenvolver uma possibilidade metodológica para a pedagogia da cena contemporânea. Realizar prática teatral, através de laboratório de composição, para investigar possibilidades de compor cenas em grupo, a partir da prática da direção rotativa é o principal objetivo da pesquisa. O estudo teórico das características da cena contemporânea, aliado à prática de composição em laboratório, permitirá definir aspectos da postura do professor de teatro que atua enquanto condutor de um processo criativo em grupos, formados por jovens e/ou adultos. O “Laboratório de Dramaturgismo e Direção Rotativa” será conduzido pelas professoras Maria Amélia Gimmler Netto e Fernanda Fernandes, cada uma com um enfoque de pesquisa distinto, porém complementares na prática artística que será realizada. Integram também a equipe de colaboradores da pesquisa, como artistas criadores, quatro estudantes do Curso de Teatro Licenciatura e três estudantes egressos do mesmo Curso. A partir da prática de laboratório o foco da professora Maria Amélia, como pesquisadora, recai sobre o processo colaborativo, a condução de grupo teatral e a criação de cenas. Já o foco da professora Fernanda Fernandes será dado à criação dramatúrgica, à poética da escrita teatral contemporânea e à eleição e estudo dos textos dramáticos levados ao grupo como estímulo ao processo criativo. O tema central da pesquisa a ser realizada é o estudo teórico e prático da encenação contemporânea e os seus possíveis desdobramentos para o aprimoramento do trabalho do professor de teatro, que se propõe a conduzir processos de composição de cenas em grupo. Trata-se de uma ideia de investigação que alia a prática de laboratório ao estudo teórico para melhor compreender o trabalho do professor de teatro como artista criador e agente fomentador de opinião crítica e de debate social, seja no contexto da docência universitária, do magistério no Ensino Médio, ou ainda, em contextos comunitários. Assim busca-se refletir sobre a presença das práticas teatrais contemporâneas em nossa sociedade relacionando-as ao contexto político e social de nossa época, como uma forma de aprofundar a prática artístico-pedagógica do professor de teatro realizada em conjunto com jovens e/ou adultos nos âmbitos formais e não formais de ensino.

Objetivo Geral


• Realizar prática teatral, através de laboratório de composição;
• Investigar possibilidades de compor cenas em grupo, a partir da prática da direção rotativa de cenas;
• Estudar as características da cena contemporânea;
• Desenvolver práticas de composição de cenas em laboratório;
• Desenvolver uma possibilidade metodológica para a pedagogia da cena contemporânea;
• Definir aspectos da postura do professor de teatro que atua enquanto condutor de um processo criativo em grupos, formados por jovens e/ou adultos;
• Ampliar os estudos acerca dos rumos da pedagogia do teatro na atualidade, com foco na idéia da encenação contemporânea como prática pedagógica;
• Refletir sobre a presença das práticas teatrais contemporâneas em nossa sociedade relacionando-as ao contexto político e social de nossa época;
• Praticar a proposta do jogo de aprendizagem de Brecht com textos de outros autores, que venham a ser selecionados pelos participantes do laboratório de criação, ou ainda, textos que venham a ser escritos por eles, em forma de depoimentos pessoais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA VIEIRA FERNANDES221/03/201631/07/2017
JOHANN BORDALO OSSANES621/03/201620/03/2017
JULIANA CAROLINE DA SILVA621/03/201620/03/2017
MARCO ANTONIO DUARTE SILVA621/03/201620/03/2017
MARIO CELSO PEREIRA JUNIOR621/03/201620/03/2017
TATIANA DOS SANTOS DUARTE621/03/201620/03/2017

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