Nome do Projeto
Mídia e Representação Feminina- Discurso midiático, gênero, cultura, consumo e comportamento
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/07/2016 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Resumo
Em cada século, a História das mulheres passaram por muitas transformações. É possível compreender os papéis e funções sociais desempenhados por elas em diversos contextos. Criou-se uma história feminista, posteriormente do feminino e, ainda, uma história a partir das relações de gênero. Nos últimos anos, os estudos sobre o gênero feminino conquistaram espaços nos currículos de universidades, nas editoras, na sociedade e, principalmente na mídia. De acordo com essa visão, estabeleceram-se diferentes concepções para a pesquisa a respeito do universo feminino ao longo da história, o qual apresenta configurações diversificadas, conforme os conceitos vigentes em cada período. Nessa perspectiva, os padrões da sociedade tradicional percebiam a mulher como mãe, educadora, dona de casa, enquanto ao homem cabia o papel de pai, chefe de família, responsável pelo sustento da casa. Consequentemente, o desempenho da mulher era desvalorizado e desqualificante. Tais caracterizações são evidenciadas nas pesquisas acadêmicas. Entretanto, paulatinamente, em decorrência dos movimentos feministas as lutas pela emancipação e libertação feminina começaram a ser traços peculiares de uma nova mulher. Sob esse prisma, adaptando-se às dinâmicas de expansão e evolução social, a mídia passa a divulgar outros padrões de comportamento, por meio de veículos e programas especialmente destinados à formação de um perfil feminino diferenciado. (WOLF, 1992). Logo, esse assunto é pertinente, já que, apesar do significativo avanço da mulher no mundo, explicitado pela luta em conquistar espaços e oportunidades de trabalho, os esforços ainda não foram suficientes para superar as desigualdades e a opressão das mulheres, construídas historicamente. Nesse contexto, vivemos num mundo, permeado por processos midiáticos. No século XXI, ainda existem elevados índices de mulheres que adotam e aplicam, no cotidiano, as normas e regras veiculadas pelas mídias, sobretudo, a publicidade, que explora os atributos femininos e tenta convencer seu público-alvo a modificar suas atitudes e, principalmente, orientar seus hábitos de consumo de acordo com as mensagens que as marcas comerciais em evidência difundem. Na esfera da mídia, sobressaem-se a produção audiovisual e o número de peças publicitárias. Na mesma proporção, as mensagens comerciais vão interagindo com os meios audiovisuais e os consumidores. Consequentemente, os receptores começam a vivenciar a experiência de inter-relacionar programas televisivo

Objetivo Geral

Identificar o discurso midiático na representação da mulher;

-Examinar como a mídia explora a imagem da mulher, a fim de ativar, na sociedade, um crescente desejo de bens de consumo;

-Pesquisar na literatura os estudos sobre mídia e gênero;

- Mapear as formas de feminilidade, reforçadas, imaginadas, polemizadas no discurso midiático;
- Desvelar como a mídia divulga outros padrões de comportamento, em veículos e programas especialmente destiniados à formação de um perfil feminino diferenciado;
-Investigar à opinião do público feminino, no universo acadêmico, sobre o discurso da mídia na construção e disseminação de representações sociais sobre as questões de gênero;
-Descobrir como a mídia dissemina a relação do consumo com valores e estilos de vida;
-Analisar a representação da mulher na imprensa feminina;
-Analisar como a comunicação propaga as formas de convivência grupais que vão ser responsáveis pelo mercado e pela divulgação da demanda coletiva.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALÉXIA ALESSANDRA TAVARES DA COSTA204/07/201631/07/2017
CAMILA DUARTE PORTO204/07/201628/04/2017
CAMILA SARAIVA MASCARENHAS204/07/201631/07/2017
CLAUDINE SUELLEN ZINGLER204/07/201631/07/2017
GABRIELA SCHANDER BRAGA204/07/201631/07/2017
GABRIELA SCHMALFUSS BORGES204/07/201631/07/2017
HELENA MENDONÇA COSTA204/07/201628/04/2017
ISABELLE BRANCAO CHAVES404/07/201631/07/2017
JULIANA ESCOUTO DOS SANTOS204/07/201628/04/2017
JÚLIA MELLO DOS SANTOS204/07/201631/07/2017
KAREN COSTA KRÜGER404/07/201631/07/2017
LARISSA PATINES DE MEDEIROS204/07/201631/07/2017
MAIARA DOS SANTOS MARINHO204/07/201631/07/2017
MARIANA DOS SANTOS HALLAL DA SILVA404/07/201631/07/2017
MARINA GRILLO PEREIRA AMARAL404/07/201631/07/2017
MARINA PINTO TOMAZ404/07/201631/07/2017
VITÓRIA LEITZKE FONSECA404/07/201631/07/2017

Página gerada em 23/10/2019 23:37:01 (consulta levou 0.079329s)