Nome do Projeto
AS IMAGENS DO CORPO NAS REPRESENTAÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES: ressonâncias do imaginário
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/08/2016 - 24/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O intuito dessa pesquisa é avançar um estudo realizado entre 2010/2013, numa tese por mim orientada. Agora ampliamos o estudo para buscar investigar em que medida as imagens de corpo, decorrentes das experiências vividas no decurso do trajeto formativo, repercutem no corpo adulto, em sua forma de ser, estar, agir, expressar-se, no cenário da docência. Para isso, buscaremos a partir da narrativa oral dialogar com acadêmicos do Curso de Pedagogia da UFPel. Apostamos com isto na concepção de que o corpo é um saber relevante, pulsante, mas silenciado de sentido, cujas representações estão, ainda, muito esquecidas nos cursos de formação de professores.
Objetivo Geral
A pesquisa tem como objetivo central identificar as imagens sobre o corpo construídas no decurso da formação e como constituem o corpo adulto para a futura docência.
Para isso têm-se como principais metas e objetivos:
1) Estimular que os sujeitos narrem as experiências vividas em relação ao corpo no decurso de sua formação e no momento presente, ou seja, no âmbito da formação de professores;
2) Mapear os elementos simbólicos e explícitos na narrativa dos sujeitos;
3) Buscar elos entre as imagens do corpo no decurso da formação e as imagens do corpo no aqui-agora. Quais as repercussões do ontem no hoje, ou seja, como as imagens do corpo repercutem na constituição do corpo adulto que se forma para exercer a docência.
4) Realizar um encontro com todos os sujeitos envolvidos para compartilhar a análise realizada pelos pesquisadores e problematizar a partir do estudo realizado o lugar do corpo na Formação de Professores.
Para isso têm-se como principais metas e objetivos:
1) Estimular que os sujeitos narrem as experiências vividas em relação ao corpo no decurso de sua formação e no momento presente, ou seja, no âmbito da formação de professores;
2) Mapear os elementos simbólicos e explícitos na narrativa dos sujeitos;
3) Buscar elos entre as imagens do corpo no decurso da formação e as imagens do corpo no aqui-agora. Quais as repercussões do ontem no hoje, ou seja, como as imagens do corpo repercutem na constituição do corpo adulto que se forma para exercer a docência.
4) Realizar um encontro com todos os sujeitos envolvidos para compartilhar a análise realizada pelos pesquisadores e problematizar a partir do estudo realizado o lugar do corpo na Formação de Professores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 4 | 04/08/2016 | 18/08/2017 |
FRANCINE FURTADO VIEIRA MOHAMMED | 2 | 04/08/2016 | 18/08/2017 |
JULIANA ALOY BERNY | 12 | 01/09/2016 | 31/08/2017 |
JULIANA ALOY BERNY | 8 | 04/08/2016 | 18/08/2017 |
MATHEUS LUCAS ESTEVES | 2 | 04/08/2016 | 18/08/2017 |
SEILA MARISA DA CUNHA ISLABÃO | 2 | 04/08/2016 | 18/08/2017 |