Nome do Projeto
O impacto do pensamento de Jean-Caude Bernardet no cinema brasileiro
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/03/2017 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Resumo
Investigação na forma de textos sobre o impacto do pensamento de Jean-Claude Bernardet no cinema brasileiro, a ser publicado em livro com três eixos temáticos confluentes : 1) A crítica - A influência do teórico Jean-Claude Bernardet, enquanto autor de textos seminais sobre cinema brasileiro, como “Cineasta e Imagens do Povo” (1985, reeditado em 2003), nas várias gerações de críticos de cinema, pesquisadores e realizadores Neste eixo, o livro trará artigos de críticos em cujos textos para jornal, revistas e livros refletem o pensamento de Bernardet. 2) A academia - A vertente acadêmica de Bernardet será contemplada, através de artigos de pesquisadores e professores que foram alunos e/ou orientandos dele em mestrados e doutorados na USP. Os textos procurarão refletir sobre quanto as ideias do teórico contribuíram para as suas próprias obras. Especialmente no campo do cinema brasileiro e no documentário, mas também em relação à produção em torno do chamado world cinema, ou cinematografias periféricas, sobre as quais Bernardet pensou e escreveu a respeito e que de maneira direta é citado. 3) A realização Diretores, roteiristas e produtores irão discorrer sobre qual o impacto do pensamento de Bernardet em seus filmes; quais os textos que os influenciaram; como o autor atuou enquanto interlocutor que através da crítica e da teoria colabora com roteiros de filmes. Como percebem as intervenções de Bernardet em debates e seminários e a expectativa gerada por uma opinião dele.

Objetivo Geral

- Pesquisar a obra do professor, crítico e teórico Jean-Claude Bernardet e observar em que medida seus livros e artigos têm influenciado o cinema brasileiro, seja através de filmes ou da produção textual de críticos e pesquisadores.
- Organizar livro trazendo a reflexão em torno do impacto do pensamento de Bernardet no cinema brasileiro.

Para marcar os 80 anos de Jean-Claude Bernardet, que se completam em agosto de 2016, o livro quer promover a retomada do pensamento de Jean-Claude Bernardet pela voz de críticos, pesquisadores e cineastas diretamente influenciados pelo pensamento deste que é o mais longevo teórico do cinema brasileiro. Desde os anos 60 do século passado Bernardet dialoga ininterruptamente com cineastas, estudantes e pesquisadores com seus textos, seja nos 18 livros ou nas dezenas de artigos para jornais e revistas publicados. O livro irá demonstrar as ramificações desta influência através de artigos escritos por nomes reconhecidos ligados à realização (roteiristas, diretores), à academia (ex-alunos hoje exercendo a docência, a pesquisa e a crítica) e pesquisadores (teóricos no Brasil e no exterior).
No momento em que Bernardet anuncia que não é mais crítico de cinema, pois uma enfermidade lhe tirou parte boa parte da visão, e volta-se ao trabalho como ator, é oportuno que sua obra seja pensada e repensada. A reflexão em conjunto, coordenada por esta pesquisa, investigará sobre os motivos pelos quais Bernardet é o autor, na área do cinema brasileiro, que mais aparece citado nos indexadores de produção científica. Nos últimos anos, este belga que vive no Brasil desde 1949, vem sendo colaborador de vários cineastas que buscam nele um interlocutor para discutir seus projetos. Esta atuação, no entanto, não é de hoje, já que desde o Cinema Novo Bernardet cultiva essa característica de colocar-se junto aos realizadores, discutir com eles suas obras. O diálogo sistemático, que inclui nomes como Glauber Rocha e Eduardo Coutinho, hoje tem agregado diretores de perfis voltados ao drama, ao documentário e ao cinema-ensaio, como Tata Amaral, Kiko Goiffman, Cristiano Burlan e Eugênio Puppo. Seja como ator ou roteirista, Bernardet atua como alguém que “pensa” o processo de trabalho desses realizadores, sem deixar de vislumbrar o tema da inserção do resultado desse trabalhos no próprio cinema brasileiro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALU FAVRETTO2021/03/201621/03/2017
MAURICIO VASSALI1201/08/201630/04/2017
MAURICIO VASSALI2021/03/201621/03/2017

Página gerada em 23/04/2024 16:06:05 (consulta levou 0.039787s)