Nome do Projeto
PROPAGAÇÃO IN VITRO, ANÁLISE DE METABÓLITOS E CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE PLANTAS DO GÊNERO Alternanthera
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2006 - 01/08/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Resumo
Desde os primórdios da civilização humana, plantas de diversas espécies são utilizadas com finalidades terapêuticas e curativas. Várias plantas do gênero Alternanthera Forsk são consideradas medicinais e empregadas com esta finalidade pela medicina popular. Dentre as Alternantheras consideradas medicinais estão a Alternathera dentata (Moench.) Klotz, Alternathera brasiliana (L) Kuntze, Alternathera tenella Colla e a Alternathera philoxeroides (Mart.) St. Hil., as quais possuem propriedade diurética, antiinflamatória, digestiva, hepatoprotetora, antioxidante, analgésica, antibiótica, antitumoral, depurativa e colagoga. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial para obtenção de plantas do gênero Alternanthera in vitro, e analisar a variabilidade genética e cromatográfica através da técnica de RAPD e da análise de metabólitos, respectivamente. Neste trabalho serão comparadas plantas de A. dentata coletadas de sete diferentes locais com o emprego de marcadores RAPD, plantas de A. brasiliana, A. tenella e A. philoxeroides de três diferentes locais, bem como, diferenciar estas mesmas em relação ao polimorfismo existente interespecificamente. Plantas das quatro espécies em estudo serão micropropagadas e comparadas por RAPD com os genótipos originais (plantas-mãe) e após aclimatização. Será também realizada a análise e comparação bioquímica dos metabólitos ativos da A. dentata, A. brasiliana, A. tenella e A. philoxeroides das plantas-mãe e das obtidas após aclimatização. O presente trabalho é relevante para o aumento dos conhecimentos na biotecnologia de plantas medicinais possibilitando a maior aplicabilidade dos genótipos estudados, pela indústria farmacêutica e estudos médicos, considerando-se o valor terapêutico já conhecido destas Alternantheras.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

Avaliar o potencial para a obtenção de plantas do gênero Alternanthera in vitro, analisar a variabilidade genética intra e interespecificamente e diferenciar através da cromatografia os principais metabólitos comparando os genótipos originais com os obtidos in vitro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Avaliar o potencial do gênero Alternanthera, representado pelas espécies Alternathera dentata (Moench.) Klotz, Alternathera brasiliana (L) Kuntze, Alternathera tenella Colla e a Alternathera philoxeroides (Mart.) St. Hil., quanto à capacidade de propagação in vitro e aclimatização.
• Verificar a estabilidade genética de quatro espécies do gênero Alternanthera (A.dentata, A. brasiliana, A. tenella e A.philoxeroides) submetidas a diferentes condições de cultivo in vitro, em relação às plantas matrizes.
• Verificar, com o emprego de RAPD, a possível existência de variabilidade genética entre plantas de A. dentata obtidas de sete locais diferentes.
• Verificar, com o emprego de RAPD, a similaridade genética entre plantas de três espécies do gênero Alternanthera (A. brasiliana, A. tenella e A.philoxeroides) provenientes de três locais diferentes e comparar sua similaridade com um exemplar de A. dentata.
• Determinar e comparar a composição dos extratos metabólicos das plantas de A. dentata, A. brasiliana, A. tenella e A. philoxeroides propagadas in vitro e das plantas matrizes de onde provieram os explantes iniciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
01
01
01
02
20
GABRIELA DOS SANTOS RODRIGUES1201/03/201431/07/2014
RENATA TREVIZAN TELLES DE SOUZA1201/08/201328/02/2014
RENATA TREVIZAN TELLES DE SOUZA1201/08/201231/07/2013

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 16/04/2024 20:37:39 (consulta levou 0.233979s)