Nome do Projeto
Projeto de Salvamento Arqueológico da área urbana de Pelotas/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2007 - 01/08/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Resumo
O projeto constitui-se num estudo de Arqueologia Histórica que visa colocar sobre uma mesma base da dados as evidências da cultura material da Pelotas dos século XIX e início do século XX, levantadas em diferentes áreas do atual município, retratando distintos aspectos do processo de desenvolvimento urbano da cidade.

Objetivo Geral

1. Pesquisar a cultura material resgatada nas estruturas que são objeto deste projeto, com a finalidade de perceber continuidades e mudanças nos padrões de comportamento dos ocupantes das mesmas.
2. Realizar intervenções arqueológicas de campo nas Áreas 1 a 3:
a. Área 1: Escavação no Mercado Público, Casa 6 e Casa da Banha;
b. Área 2: Evidenciar as condições de preservação da Cervejaria Sul-riograndense e eventualmente definir áreas para sondagem arqueológica para verificar possíveis evidências de sua cultura material;
c. Área 3: Realizar sondagens arqueológicas em áreas do Parque da Baronesa e da Charqueada Santa Rita. Na Charqueada São João, realizar levantamento arqueológico mais detalhado, buscando evidenciar as estruturas domésticas e de produção do charque, visto que a mesma ainda apresenta um maior número de estruturas aparentes, dentre os estabelecimentos saladeiris pelotenses, mas, no entanto está na iminência de desaparecer face as obras de instalação de um loteamento exatamente na parte que guarda as instalações industriais.
3. Pesquisar fontes escritas, iconográficas (fotografias antigas) e orais, sobre as áreas que são objeto deste projeto, com a finalidade de subsidiar a pesquisa arqueológica.
4. Realizar a curadoria e análise dos vestígios arqueológicos, conservando-os junto ao acervo do LEPAARQ/UFPel.
5. Divulgar os resultados deste projeto em âmbito científico, cultural e educacional através de publicações, participações em congressos e afins.
6. Incrementar as atividades de Educação Patrimonial, já desenvolvidas pelo LEPAARQ/UFPel, nas escolas de 1º e 2º graus do município.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
01
01
08
08
08
12
12

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 23/04/2024 13:46:47 (consulta levou 0.042856s)