Nome do Projeto
As possíveis contribuições da Terapia Ocupacional nos processos de inclusão escolar nas Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de Pelotas-RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/06/2017 - 31/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
Atualmente o Terapeuta Ocupacional atua em diferentes contextos educacionais entre eles a educação inclusiva,sendo assim o Terapeuta Ocupacional além de encaminhar a criança com necessidades educacionais especiais para escola regular deve também atende-la na escola e trabalhar em conjunto com a comunidade escolar pra que o processo de inclusão escolar seja realmente abrangente.O presente estudo tem por objetivo verificar o conhecimento da equipe em relação as expectativas de atuação da Terapia Ocupacional nos processos de inclusão escolar, quantificar o número de crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas municipais de educação infantil, quais os tipos de necessidade educacionais especiais estão presentes nas escolas e também se existe a inclusão ou a integração destas crianças nas escolas. Para tanto, participarão deste estudo 20 orientadores educacionais de Unidades Municipais de Educação Infantil, o que corresponderá a 75% do total. O instrumento de coleta de dados utilizado será um questionário semiaberto,e fechado.O semiaberto possibilitará identificar quais as principais dificuldades dos educadores frente ao processo de inclusão,se estes profissionais estão preparados para atuar junto as crianças com necessidades especiais,e o que a equipe diretiva espera da atuação da Terapia Ocupacional junto as escolas inclusivas.Os dados obtidos permitirão uma análise qualitativa e quantitativa das principais dificuldades dos educadores,do número de crianças com necessidades especiais nas escolas, se estas encontram-se inclusas nas mesmas, refletir sobre as possibilidades de implementação da Terapia Ocupacional nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Pelotas, visando à melhoria da atenção especializada à criança no processo de inclusão escolar na perspectiva da educação inclusiva.

Objetivo Geral

Objetivo Primário:
Propiciar através deste, um novo campo de atuação para Terapia Ocupacional a partir dos esclarecimentos aqui apresentados, possibilitando que os coordenadores das escolas de educação infantil da cidade de Pelotas, percebam a importância do papel do terapeuta ocupacional junto ao processo de inclusão escolar.

Objetivo Secundário:
Verificar o conhecimento da equipe diretiva em relação a expectativa de atuação da Terapia Ocupacional nos processos de Inclusão Escolar nas Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de Pelotas-RS, incluindo demanda reprimida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PATRICIA ELENA FERNANDES LARROQUE1020/06/201731/10/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 260,00

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