Nome do Projeto
XV Seminário Temático: "Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 30/06/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Desde 2006 têm sido realizados seminários temáticos sediados em diversos pontos do país e também do exterior. Florianópolis, Curitiba e Natal abrigaram as últimas três edições nacionais do evento, com o apoio do CNPq e da CAPES. De outra parte, a CAPES apoiou, por meio de projetos de cooperação internacional, seminários temáticos em Portugal (quatro edições) e na França (duas edições). Tais eventos são referência para discussão e troca de experiências com pesquisas e estudos ligados ao desenvolvimento coletivo de projetos ligados à Educação Matemática e, mais especificamente, à História da educação matemática.
O XV Seminário Temático, a ser realizado na Universidade Federal de Pelotas, entre os dias 29-30 de abril e 1º de maio de 2017, constitui-se, como é finalidade principal dos seminários, como um momento de encontro de vários grupos de pesquisa de cursos de pós-graduação presentes em duas dezenas de estados brasileiros, além de parceiros internacionais interessados na história da educação matemática.
A realização de Seminários Temáticos tem se revelado como importante momento de discussão e reflexão acerca dos resultados parciais que vêm sendo obtidos com a realização dos projetos de pesquisa compartilhados sobre a história da educação matemática. Tais projetos reúnem pesquisadores de vários grupos ligados programas de pós-graduação em suas linhas de pesquisa de “Educação Matemática”, “Educação” e “Ciências”.
Objetivo Geral
O XV Seminário Temático: "Cadernos escolares de alunos e professores e a
história da educação matemática, 1890-1990" constitui-se em momento de encontro de vários
grupos de pesquisa de cursos de pós-graduação presentes em duas dezenas de estados brasileiros,
além de parceiros internacionais interessados na história da educação matemática. O intercâmbio
tem como base o interesse comum e a dedicação ao estudo, em perspectiva histórica, de temáticas
relacionadas à formação de professores que ensinam matemática e ao ensino de matemática para os
anos iniciais, no período de 1890 a 1990. Os Seminários Temáticos têm exercido papel indutor na
ampliação, debate e reflexão sobre o uso de documentos para a escrita da história da educação
matemática. Nesta edição, serão privilegiadas as pesquisas que tenham utilizado cadernos de alunos
e professores com aulas de matemática de outros tempos; com essa ênfase pretende-se induzir mais
investigações que levem em consideração material tão importante para a análise de práticas e
dinâmicas do ensino de matemática. O Seminário pretende contribuir, também, para a formação dos
pesquisadores e estudantes da área e para o avanço e o refinamento das pesquisas, por meio da
reflexão e da crítica das diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas adotadas, por
meio do cotejamento dos resultados e das indicações de possíveis comparações, por meio da
discussão acerca de novos rumos e problemas a serem investigados. Para tanto, a programação do
seminário inclui convidados do âmbito da História da Educação com grande experiência no trato
com as fontes e de reconhecida produção no âmbito nacional e internacional. A dinâmica adotada
prevê que cada uma das comunicações apresentadas seja minuciosamente discutida, tendo sido
previamente lida pelos membros da comissão científica. Além disso, como nos eventos anteriores,
pretende-se ter como produto uma publicação que reúna e divulgue reflexões abrangentes acerca
dos resultados apresentados.
história da educação matemática, 1890-1990" constitui-se em momento de encontro de vários
grupos de pesquisa de cursos de pós-graduação presentes em duas dezenas de estados brasileiros,
além de parceiros internacionais interessados na história da educação matemática. O intercâmbio
tem como base o interesse comum e a dedicação ao estudo, em perspectiva histórica, de temáticas
relacionadas à formação de professores que ensinam matemática e ao ensino de matemática para os
anos iniciais, no período de 1890 a 1990. Os Seminários Temáticos têm exercido papel indutor na
ampliação, debate e reflexão sobre o uso de documentos para a escrita da história da educação
matemática. Nesta edição, serão privilegiadas as pesquisas que tenham utilizado cadernos de alunos
e professores com aulas de matemática de outros tempos; com essa ênfase pretende-se induzir mais
investigações que levem em consideração material tão importante para a análise de práticas e
dinâmicas do ensino de matemática. O Seminário pretende contribuir, também, para a formação dos
pesquisadores e estudantes da área e para o avanço e o refinamento das pesquisas, por meio da
reflexão e da crítica das diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas adotadas, por
meio do cotejamento dos resultados e das indicações de possíveis comparações, por meio da
discussão acerca de novos rumos e problemas a serem investigados. Para tanto, a programação do
seminário inclui convidados do âmbito da História da Educação com grande experiência no trato
com as fontes e de reconhecida produção no âmbito nacional e internacional. A dinâmica adotada
prevê que cada uma das comunicações apresentadas seja minuciosamente discutida, tendo sido
previamente lida pelos membros da comissão científica. Além disso, como nos eventos anteriores,
pretende-se ter como produto uma publicação que reúna e divulgue reflexões abrangentes acerca
dos resultados apresentados.
Justificativa
A realização de Seminários Temáticos tem se revelado importante momento
de discussão e reflexão acerca dos resultados parciais que vêm sendo obtidos com a realização dos
projetos de pesquisa compartilhados sobre a história da educação matemática . Tais projetos reúnem
pesquisadores de vários grupos ligados programas de pós-graduação em suas linhas de pesquisa de
Educação, Educação Matemática e História da Matemática. O XV Seminário Temático tem por
subtítulo "Cadernos de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990" e
realiza-se na continuação dos seminários vinculados ao projeto "A Constituição dos Saberes
Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva
histórico-comparativa, 1890-1970", apoiado pelo CNPq. Os seminários tem se revelado altamente
frutíferos, porque incentivam a pesquisa relacionada à História da Educação Matemática nos
diferentes programas, porque contribuem para o refinamento das pesquisas em andamento, porque
geram produtos de amplo acesso, desde as fontes digitalizadas e disponíveis no Repositório
Institucional da UFSC até os anais de eventos e as coletâneas que apresentam reflexões abrangentes
sobre as temáticas abordadas. Para esta edição do Seminário, conta-se com a acolhida por parte da
Universidade Federal de Pelotas, organizadora do evento, que abriga um programa recentemente
criado de Educação Matemática, e produção já consolidada no campo da História da Educação.
Conta-se também com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que sedia a
coordenação de projeto de pesquisa regional sobre a formação de professores de matemática.
de discussão e reflexão acerca dos resultados parciais que vêm sendo obtidos com a realização dos
projetos de pesquisa compartilhados sobre a história da educação matemática . Tais projetos reúnem
pesquisadores de vários grupos ligados programas de pós-graduação em suas linhas de pesquisa de
Educação, Educação Matemática e História da Matemática. O XV Seminário Temático tem por
subtítulo "Cadernos de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990" e
realiza-se na continuação dos seminários vinculados ao projeto "A Constituição dos Saberes
Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva
histórico-comparativa, 1890-1970", apoiado pelo CNPq. Os seminários tem se revelado altamente
frutíferos, porque incentivam a pesquisa relacionada à História da Educação Matemática nos
diferentes programas, porque contribuem para o refinamento das pesquisas em andamento, porque
geram produtos de amplo acesso, desde as fontes digitalizadas e disponíveis no Repositório
Institucional da UFSC até os anais de eventos e as coletâneas que apresentam reflexões abrangentes
sobre as temáticas abordadas. Para esta edição do Seminário, conta-se com a acolhida por parte da
Universidade Federal de Pelotas, organizadora do evento, que abriga um programa recentemente
criado de Educação Matemática, e produção já consolidada no campo da História da Educação.
Conta-se também com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que sedia a
coordenação de projeto de pesquisa regional sobre a formação de professores de matemática.
Metodologia
Divulgação no site http://xvseminariotematico.paginas.ufsc.br/;
Recebimento dos trabalhos até 05/03/17;
Realização do evento entre 29 de abril e 01 de maio no prédio da Faculdade de Direito da UFPel;
Elaboração e divulgação dos anais do XV Seminário Temático até dia 30/06/17.
Recebimento dos trabalhos até 05/03/17;
Realização do evento entre 29 de abril e 01 de maio no prédio da Faculdade de Direito da UFPel;
Elaboração e divulgação dos anais do XV Seminário Temático até dia 30/06/17.
Indicadores, Metas e Resultados
Debate científico agregando pesquisadores de várias universidades brasileiras durante a realização do evento;
produção dos anais do XV Seminário Temático, pela comissão local da UFPel;
Produção de um livro resultante do XV Seminário Temático, pela UFRGS.
produção dos anais do XV Seminário Temático, pela comissão local da UFPel;
Produção de um livro resultante do XV Seminário Temático, pela UFRGS.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | 2 | ||
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 2 | ||
CRIS ELENA PADILHA DA SILVA | |||
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 2 | ||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 2 | ||
DIOGO FRANCO RIOS | 5 | ||
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES | |||
LUCIANE BICHET LUZ | |||
MARCIA SOUZA DA FONSECA | 5 | ||
MÉLANY SILVA DOS SANTOS | |||
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 2 | ||
RAFAEL MONTOITO TEIXEIRA | |||
ROZANE DA SILVEIRA ALVES | 2 | ||
SILVIA PRIETSCH WENDT | 2 | ||
Thais Philipsen Grutzmann | 2 |