Nome do Projeto
EXPLORAÇÕES GEOGRÁFICAS: X Expedição Geográfica , Chile e Argentina
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/08/2018 - 01/10/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
Viagem de estudos com visita guiada e orientada aos espaços urbanos das cidades objeto de estudo do projeto. Leitura semiótica das paisagens de interesse geográfico. Ênfase para os aspectos da formação territorial e urbana com análise da memória social, do patrimônio cultural e da percepção da paisagem. Análise do processo de produção do espaço urbano das cidades estudadas, percepção do espaço, urbano construído das cidades estudadas, além de conhecer o patrimônio Cultural dessas cidades. Análise da memória social relacionadas às cidades objeto de estudo. /explorar o espaço urbano dessas cidades.

Objetivo Geral

Desenvolver a capacidade de leitura crítica da paisagem, bem como, analisar a formação territorial e urbana das cidades objetos de estudo do projeto.

Justificativa

O Projeto Explorações Geográficas do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais-LEUR, se propõe como atividade de extensão voltado à comunidade em geral com interesse em temas da cultura urbana e turismo, também voltado a professores universitários, do ensino médio das redes pública estadual e municipal e rede privada, estudantes de graduação e pós-graduação e egressos do curso de Geografia e áreas afins, tornando-se uma ferramenta capaz de desenvolver a capacidade de leitura crítica da paisagem. A participação da comunidade se dá pela participação no evento como forma de qualificação para os objetivos pretendidos. O projeto pretende resgatar uma tradição da Geografia, a das viagens exploratórias. Não mais para obter conhecimentos e descrições dos lugares, simplesmente, mas para avançar em descobertas possíveis por intermédio de um processo de leitura crítica da paisagem. Propomos uma leitura que decomponha a realidade na sua aparência, possibilitando analisar o mundo para além dos sentidos. Assim, se torna possível desvendar na paisagem todos os elementos imateriais que a integram, os sentidos e os desejos que ganharam forma na materialização do espaço produzido. A paisagem se revela. Seguimos as ideias daqueles que, como nós, acreditam que a Geografia sempre teve sua identidade associada à aventura das explorações geográficas. Os novos mundos da atualidade não são mais construídos por terras nunca visitadas ou por trilhas nunca percorridas. Hoje, as explorações geográficas consistem em verdadeira metáforas das antigas. Pode-se dizer que os mundos novos integram nosso cotidiano e que a descoberta está muito mais nas maneiras novas de olhar, relacionar e conceber. As viagens são novas abordagens das velhas formas. A terra incógnita não cessa de ser redescoberta . A aventurosa atividade exploratória não acabou, mudaram as pretensões, os instrumentos e os sentidos. É muito bom poder compartilhar com outros essa alegria da descoberta, da viagem, do encontro, da exploração, enfim. Buscaremos juntos lançar o olhar sobre as formas e os processos conhecidos, na ânsia de descobrir o oculto e desvendas mistérios até então encobertos pelas velhas formas de interpretar. Lancemo-nos ao novo, ao inexplorado, ao indizível e ao despercebido. Sejamos capazes de redescobrir, em um processo em que o mais importante é o espírito crítico, a busca pelos significados contidos nas entranhas de paredes e ruas. Vamos ler o mundo por intermédio da paisagem e redescobri-lo.

Metodologia

A metodologia do projeto está baseada em duas etapas distintas: a Primeira Etapa corresponde ao conhecimento teórico das cidades objeto do estudo, a Segunda Etapa consiste no trabalho de campo, propriamente dito. A Primeira Etapa será realizada por intermédio de estudos preparatórios realizados pela leitura de textos selecionados, mapas e outros instrumentos informativos acerca das cidades estudadas. Os textos serão disponibilizados em meio digital e visita a web sites indicados. A Segunda Etapa será realizada por intermédio de uma viagem de estudos, com visitas guiadas às cidades estudadas. /serão executados circuitos urbanos, técnica exploratória de visita orientada onde há a preparação prévia de um itinerário com observação de elementos selecionados na paisagem. A viagem será realizada a partir da contratação de uma agência de viagens e turismo, que se responsabilizará pela logística de transporte, alimentação e hospedagem. A contratação será feita individualmente pelos participantes, com a garantia de que o grupo será exclusivo para os participantes do evento, conforme a programação definida. X Expedição Geográfica Chile e Argentina.

Indicadores, Metas e Resultados

Os participantes serão orientados a preencherem um Protocolo de Observações, que consiste em um instrumento de análise da paisagem com ênfase para os elementos da paisagem, da memória social e do patrimônio cultural. Os participantes preencherão instrumento de avaliação onde se fará o levantamento do alcance dos objetivos pretendidos. Posteriormente, será realizado um seminário de discussão para a avaliação do Projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBIO FERREIRA DA COSTA33
ALCIR NEI BACH
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA30
ANA LUIZA WICKBOLDT SCHNEIDER
ANA PAULA MARTINS LEAL
ANELIZE MILANO CARDOSO
CAINAN XAVIER CARPENA
CAMILA SILVA VIEIRA
CARLOS ROBERTO DOS ANJOS DILLMANN
CAROLINA REHLING GONÇALO
CELIA REGINA CONSTENLA
CRISLENE AGUIAR DA ROSA
Claudio Puccinelli Pickersgill Filho
CÉLIA REGINA CONSTELA
DAVISON GUIMARÃES SOPEÑA
EDIVÂNIA OLIVEIRA LIMA FERREIRA
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA
HENRIQUE NOGUEZ DA CUNHA
ISADORA PEIXOTO PICKERSGILL
IVONI FUENTES MOTTA
JAYNE DA SILVA ANDRADE
JOAO ALBERTO DOS SANTOS PEDROSO
JOSUAN AVILA DA CONCEIÇÃO
JOSÉ ALTAIR GONCALVES DE ANDRADE
LIGIA CARDOSO CARLOS27
LUCIA MARIA VAZ PERES30
LUCIANA DA SILVA PEIXOTO30
MARA BELEM DA SILVA
MARA LUCIA VASCONCELOS DA COSTA30
MARILEI DA SILVA GARCIA
MARIO AYRES DA SILVEIRA30
MARIO MARCELLO NETO
MARISA HELENA GONSALVES DE MOURA30
NATHALIA SOUSA DE OLIVEIRA
NELSON CICCONET
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL30
ROSALIA FERREIRA DILLMANN
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO30
SEBASTIAO PERES30
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA1
SIRLENE DE MELLO SOPEÑA

Página gerada em 20/04/2024 10:05:10 (consulta levou 0.282338s)