Nome do Projeto
Simpósio “500 anos de Reforma Luterana: História, abordagens e perspectivas”
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/01/2017 - 17/06/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Diante da presença da imigração alemã pomerana na Serra dos Tapes e os vínculos destes grupos as denominações luteranas, o evento propõe discutir e proporcionar debates na perspectiva educativa, histórica, sociológica, filosófica e teológica pela comunidade acadêmica e pela comunidade local em geral da região sul, tendo como temática central a comemoração dos 500 anos de Reforma Luterana. Pretende-se não apenas trabalhar Lutero e o século XVI, mas também os desdobramentos, entendendo a história como processo, daqueles eventos pós 1517 na sociedade ocidental. Esse encontro terá caráter interdisciplinar. Cabe salientar a presença da religiosidade luterana na formação cultural, educativa e social de grande parte de comunidades oriundas de imigração alemã-pomerana na região sul do Estado do RS. Por isso, a relevância desse evento em proporcionar a socialização de diferentes estudos e pesquisas referentes a presença do luteranismo e desdobramentos desses processos no Rio Grande do Sul. Salienta-se que o evento não pretende abordar questões estritamente doutrinárias e religiosas das questões da Reforma Luterana, e, sim manter o caráter laico no debate pela comunidade científica e pela comunidade local.

Objetivo Geral

Geral: Discutir e problematizar a temática da comemoração dos 500 anos de Reforma Luterana, na perspectiva histórica, social, cultural e teológica.
Específicos: Estimular na comunidade local e acadêmica a partir de debates e reflexões conhecimento sobre a formação cultural, histórica, social das comunidades luteranas do Rio Grande Sul, especialmente, da região meridional do RS;
Integrar diferentes grupos na discussão da temática, como por exemplo, grupo acadêmico, comunidades luteranas, comunidades de diferentes denominações religiosas.

Justificativa

É preciso reconhecer que a presença do luteranismo com as diferentes denominações no nosso contexto favoreceu e favorece processos culturais. Esses têm sido pesquisados fortemente na área das ciências humanas, portanto, é necessário socializar essas pesquisas com as comunidades que já foram objeto de estudo e que agora podem debater e refletir sobre os aspectos que a constituíram e assim também poder contribuir com o meio universitário.
No entanto, não apenas evidenciando a comemoração da “data redonda” dos eventos, mas a necessidade de reflexão dos aspectos históricos e sociais a partir da rememoração dos acontecimentos é que se busca organizar essa atividade.

Metodologia

Será realizado na cidade de Canguçu. Nas dependências da Comunidade Evangélica Luterana São João de Canguçu. O Simpósio contará com atividades culturais (especialmente a presença de corais e grupos de música das comunidades), apresentação e debates de vídeo. Mesas redondas e conferências com a presença de debatedores.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com o evento a socialização de pesquisas da área do luteranismo, nos aspectos históricos, educacionais, sociais e culturais.

Ainda espera-se atingir as comunidades locais da região sul, acadêmicos da Universidade e professores e educadores em geral, na problematização de aspectos que não ficarão somente no âmbito religioso, mas se ampliarão nos aspectos históricos e sociais da constituição da religiosidade luterana na região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE DE OLIVEIRA CARDOSO
ALINE TEIXEIRA DE OLIVEIRA
ARNILDO MUNCHOW
AROLDO AGNER
BRUNA LAGES PISKE
CELSO VALMIR GRAMS
CHAYANE ALINE DA SILVA
CLARISSE SELL MÜLLING
CLOVIS VITOR GEDRAT
CLÓVIS RENATO LEITZKE BLANK
CÂNDIDA SENHORINHA PORTANTIOLO
DEMAICON SCHMIDT PETER
DENISE BUCHWEITZ AGNER
EDSON PONICK
ELIAS KRUGER ALBRECHT
ELISEU TEICHMANN
ELOMAR ANTONIO CALLEGARO TAMBARA2
FERNANDA POLLNOW STERN
FRANCIS DIETRICH HOFFMANN
HERBERT WEIDUSCHADT
HILBERT WENDLER
Ildomar Reinke
JANAÍNA WIEGAND STAHLHOFER
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG
LISIANE SIAS MANKE2
LORI ALTMANN2
MILTON VORPAGEL
MONICA GEHRKE WESTPHAL
NELISE HORNKE DEVANTIER
ONEIDE BOBSIN
PATRICIA WEIDUSCHADT2
PATRÍCIA DUARTE PINTO
PAULA DAIANA ALBRECHT PRIBE
RENATA BRIÃO DE CASTRO
RENATO RODRIGUES FAROFA
RICARDO WILLY RIETH
TAMARA OSWALD

Página gerada em 04/07/2022 06:59:33 (consulta levou 0.109371s)