Nome do Projeto
Avaliação e Intervenção em Crianças com História de Fracasso Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 18/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto de extensão ancora-se na psicologia histórico-cultural. Tem como objetivos avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados pelas escolas publica e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED; implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar, proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia; contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia; produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres ;interligar extensão, ensino e pesquisa. Uma das justificativas é a existência de poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças com histórico de fracasso escolar. Fracasso escolar entendido como dificuldades na leitura, escrita e cálculo, repetência, reprovação. O projeto justifica-se por existirem poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças que apresentem história de fracasso escolar do Ensino Fundamental. O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos com história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, pelas escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc.; entrevistas com familiares e professores; encontros semanais com os alunos com história de fracasso escolar para avaliação e intervenção psicológica, com duração aproximada de cinquenta minutos. Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica, por meio de jogos, em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir quatro horas semanal sendo uma em atendimento, uma de preparação e duas em supervisão acadêmica. Conforme a necessidade de atendimento este, também, poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental. O presente projeto tem articulação com o projeto de ensino "Fracasso escolar: avaliação e intervenção com base na psicologia histórico cultural (1042014) e com o projeto de pesquisa O jogo de regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso escolar?(código COCEPE 7522)

Objetivo Geral

Avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados pelas escolas publica e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED
Implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar.
Proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia; contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia; produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres;interligar extensão, ensino e pesquisa.

Justificativa

O presente projeto justifica¬se por oferecer aos alunos de graduação atividades complementares obrigatórias previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. Possibilitar a avaliação e intervenção contribuindo para uma melhor qualificação do futuro profissional. Justifica¬se, também, por existirem poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças que apresentem história de fracasso escolar do Ensino Fundamental.

Metodologia

O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos com história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, pelas escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc.; Entrevistas com familiares; Encontros com os alunos com história de fracasso escolar para avaliação e intervenção psicológica serão semanais, com duração aproximada de cinquenta minutos; Entrevistas com professores. Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir nove horas semanais sendo três em atendimento, três de preparação e três em supervisão acadêmica. Obs.: Conforme a necessidade de atendimento este, também, poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados é que se propicie avaliação e intervenção em em seis crianças por ano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE ALMEIDA SCHIAVON
GIOGGIO ÁLLIX ALMEIDA
INGRID MASSERON CUNHA
JANINE PESTANA CARVALHO
KAREN PEREIRA DA MOTTA
LETÍCIA SOARES LEITE
LUCIANA TADIELLO
LÍVIA MAGALHÃES VIDINHA
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA
MARIANA SOUZA DE OLIVEIRA
MARINA TREMPER
MILENE WRUCH BÖHM
QUEZIA CRISPA ISNARDI
RENICE EISFELD MACHADO
ROBERSON TRINDADE MULLER
ROSANA PAZINI
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO8
SYLVIA TAVARES BARUM
THIAGO PINTO MOREIRA

Página gerada em 25/04/2024 15:50:50 (consulta levou 0.145867s)