Nome do Projeto
Avaliação e Intervenção em Crianças com História de Fracasso Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 18/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto de extensão ancora-se na psicologia histórico-cultural. Tem como objetivos avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados pelas escolas publica e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED; implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar, proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia; contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia; produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres ;interligar extensão, ensino e pesquisa. Uma das justificativas é a existência de poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças com histórico de fracasso escolar. Fracasso escolar entendido como dificuldades na leitura, escrita e cálculo, repetência, reprovação. O projeto justifica-se por existirem poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças que apresentem história de fracasso escolar do Ensino Fundamental. O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos com história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, pelas escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc.; entrevistas com familiares e professores; encontros semanais com os alunos com história de fracasso escolar para avaliação e intervenção psicológica, com duração aproximada de cinquenta minutos. Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica, por meio de jogos, em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir quatro horas semanal sendo uma em atendimento, uma de preparação e duas em supervisão acadêmica. Conforme a necessidade de atendimento este, também, poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental. O presente projeto tem articulação com o projeto de ensino "Fracasso escolar: avaliação e intervenção com base na psicologia histórico cultural (1042014) e com o projeto de pesquisa O jogo de regras é um instrumento para o sucesso escolar em alunos com história de fracasso escolar?(código COCEPE 7522)
Objetivo Geral
Avaliar e realizar intervenção psicológica em alunos do ensino fundamental que possuam história de fracasso escolar e que sejam encaminhados pelas escolas publica e/ou privadas para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMED
Implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar.
Proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia; contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia; produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres;interligar extensão, ensino e pesquisa.
Implantar o serviço de avaliação psicológica para alunos do ensino fundamental com história de fracasso escolar.
Proporcionar atividades complementares aos acadêmicos da psicologia; contribuir para a formação acadêmica dos alunos de graduação do curso de psicologia; produzir novos conhecimentos que orientarão novos fazeres;interligar extensão, ensino e pesquisa.
Justificativa
O presente projeto justifica¬se por oferecer aos alunos de graduação atividades complementares obrigatórias previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. Possibilitar a avaliação e intervenção contribuindo para uma melhor qualificação do futuro profissional. Justifica¬se, também, por existirem poucos serviços públicos, na cidade de Pelotas, que prestem avaliação e intervenção psicológica a crianças que apresentem história de fracasso escolar do Ensino Fundamental.
Metodologia
O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: Os alunos com história de fracasso escolar poderão ser encaminhados, para o Centro de Neurodesenvolvimento da FAMed, pelas escolas, pediatras, neurologistas, psiquiatras, etc.; Entrevistas com familiares; Encontros com os alunos com história de fracasso escolar para avaliação e intervenção psicológica serão semanais, com duração aproximada de cinquenta minutos; Entrevistas com professores. Os acadêmicos de Psicologia terão a responsabilidade de realizar, no mínimo, uma avaliação e intervenção psicológica em um aluno com história de fracasso escolar do ensino fundamental. O trabalho poderá ser realizado pelos acadêmicos individualmente ou em dupla. Os acadêmicos deverão cumprir nove horas semanais sendo três em atendimento, três de preparação e três em supervisão acadêmica. Obs.: Conforme a necessidade de atendimento este, também, poderá ser realizado em escolas de ensino fundamental.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados é que se propicie avaliação e intervenção em em seis crianças por ano.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DE ALMEIDA SCHIAVON | |||
GIOGGIO ÁLLIX ALMEIDA | |||
INGRID MASSERON CUNHA | |||
JANINE PESTANA CARVALHO | |||
KAREN PEREIRA DA MOTTA | |||
LETÍCIA SOARES LEITE | |||
LUCIANA TADIELLO | |||
LÍVIA MAGALHÃES VIDINHA | |||
MARCOS ROBERTO SILVA DE SOUZA | |||
MARIANA SOUZA DE OLIVEIRA | |||
MARINA TREMPER | |||
MILENE WRUCH BÖHM | |||
QUEZIA CRISPA ISNARDI | |||
RENICE EISFELD MACHADO | |||
ROBERSON TRINDADE MULLER | |||
ROSANA PAZINI | |||
SILVIA NARA SIQUEIRA PINHEIRO | 8 | ||
SYLVIA TAVARES BARUM | |||
THIAGO PINTO MOREIRA |