Nome do Projeto
Instalações Elétricas: Capacitação e Implementação do Projeto Elétrico do Hospice da UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/08/2019 - 30/06/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Saúde
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
O Projeto de Instalações Elétricas: Capacitação e Implementação do Projeto Elétrico do Hospice da UFPEL tem como intuito a capacitação de alunos do Centro de Engenharias (CENG), Usuários do Instituto Cuidativo, na área de instalações elétricas e Energias alternativas, além disso objetiva o estudo e a implementação do projeto elétrico do novo prédio do Hospice da UFPEL. O projeto conta com a parceria da empresa Inove - Energias Renováveis que atua a cinco anos na região de Pelotas e com o apoio da Coordenação de Obras e Projetos para Estrutura Física (COPF) da Pro-reitoria de Planejamento e Desnvolvimento (PROPLAN) da UFPEL. Os Cursos de Engenharias da UFPEL têm em suas grades curriculares a disciplina de Eletrotécnica ou equivalente, as quais apresentam conteúdos, tais como, instalações elétricas e energias renováveis, no entanto, na maioria das vezes os alunos desta disciplinas não têm a oportunidade da aplicação na práticas o seu conhecimento. O Instituto Cuidativo apoia os serviços de cuidados paliativos na UFPel e agrega familiares e cuidadores de pacientes que se encontram m tratamento paliativo, devido a diagnósticos de doenças crônicas graves ameaçadoras à vida. O prédio do Hospice da UFPEL está em construção desde 2011, atualmente o prédio necessita de instalações, elétricas, hidráulicas e sanitárias. Espera-se com este projeto capacitar usuários do Instituto Cuidativo na área de instalações elétricas e energias renováveis, auxiliar nas atividades práticas de alunos do CENG e implementar o projeto elétrico no prédio do Hospice da UFPEL.

Objetivo Geral

O Objetivo do Projeto Instalações Elétricas: Capacitação e Implementação do Projeto Elétrico do Hospice da UFPEL tem como objetivo a capacitação dos usuários, familiares e voluntariados do Instituto Cuidativo, proporcionar uma atividade prática para alunos do Centro de Engenharias na área de Instalações elétricas e energias renováveis, assim como implementar o projeto elétrico no prédio do Hospice da UFPEL.

Justificativa

Instalações elétricas e energias renováveis são conteúdos abordados nos cursos de Engenharias do CENG, no entanto na maioria das vezes os alunos não tem oportunidade de se depararem com uma aplicação prática do conteúdo ou seja, de realizar a interpretação de um projeto elétrico real e sua implementação.
A capacitação dos usuários, familiares e voluntariados do Instituto Cuidativo na área de Instalações elétrica, com aulas teóricas e práticas e certificação no final do curso, poderá oportunizar aos mesmos uma nova atividade para melhorar sua renda, a partir da prestação de serviços de instalações residenciais.
O projeto elétrico do prédio do Hospice da UFPEL está disponível para este projeto e será acompanhada por um engenheiro eletricista da COPF da PROPLAN da UFPEL.

Metodologia

A metodologia de implementação do projeto será da seguinte forma:
Preparação do matriais para os cursos de Capacitação
Capacitação de Monitores para as aulas teóricas e práticas
Curso de Capacitação de Instalações elétricas
Implementação do projeto elétrico do prédio do Hospice da UFPEL
Curso de Capacitação de Energias renováveis

Indicadores, Metas e Resultados

Os Indicadores de resultados esperados no projeto são:
Número de alunos envolvidos
Número de usuários do Instituto Cuidativo capacitados

A Metas e Resultados Esperados a serem alcançados pelo Projeto são:
A capacitação de alunos do CENG e usuários do Instituto Cuidativo
A implementação do projeto Elétrico do Prédio do Hospice da UFPEL

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO10
ALEX SANDER CARRÉ CHAGAS
FELIPE SALDANHA DE ARAUJO JUNIOR
FLORISMAR OLIVEIRA THOMAZ
GILSON SIMOES PORCIUNCULA5
GIUSEPE STEFANELLO10
JOAO LUIS FERNANDES RAMOS
LUIZ HENRIQUE COSTA DOS SANTOS
Roselaine Trevisol Dutra
Rui David Holz Torchelsen

Página gerada em 19/04/2024 06:46:43 (consulta levou 0.162324s)