Nome do Projeto
O Periódico
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 15/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Os cientistas geralmente divulgam seus resultados de pesquisa em periódicos altamente especializados ou em congressos frequentados por seus colegas de área científica. A divulgação destes resultados para o público em geral é usualmente pequena, com os jornais brasileiros reportando principalmente descobertas alcançadas fora do Brasil. Assim, ferramentas de divulgação da pesquisa nacional são necessárias, com a presente proposta objetivando o desenvolvimento de um website e de ferramentas típicas de mídias sociais para a divulgação da pesquisa em Química no Brasil e da Química em geral. Espera-se, com a presente proposta, atingir o público em geral interessado na Química e, em especial, a comunidade universitária da UFPEL.

Objetivo Geral

Divulgar projetos de pesquisa em Química realizados no Brasil e a Química em geral através de vídeos, textos e animações em um website, mídias sociais e Youtube.

Justificativa

Quando um cientista divulga seu trabalho, ele geralmente o faz em periódicos científicos, que são produtos voltados para um público tão especializado quanto ele, ou em congressos e encontros que versam sobre seus temas de pesquisa – frequentados também por um público altamente especializado. Além disso, em muitas vezes o cientista procura divulgar seu trabalho para justificar financiamentos eventualmente concedidos por agências de fomento – públicas ou não – e para embasar pedidos de novos financiamentos.
No tocante à comunicação com a sociedade – que, no caso de financiamento público, é quem, ao fim e ao cabo, paga pela sua pesquisa -, o cientista, não raro, deixa a desejar. Ressalte-se que esta falta de comunicação não é fruto de uma hipotética má vontade do cientista para com a sociedade, mas sim consequência da ausência de uma cultura científica e de políticas de divulgação científica.[1] Obviamente, muitos dos veículos da dita ‘grande’ imprensa possuem jornalistas especializados em cobertura científica, mas esta fica, frequentemente, restrita a pesquisas desenvolvidas por cientistas estrangeiros; com isso, as descobertas que tem pesquisadores brasileiros como líderes acabam permanecendo em segundo plano.[2] Assim, faz-se necessário um incremento neste sentido, com o intuito de se levar a amplas camadas da sociedade os frutos de seu investimento na produção científica.
A internet está rapidamente caminhando para se tornar a principal fonte de notícias do brasileiro: em 2018, uma pesquisa indicou que 51% dos jovens utilizam-na para o consumo de notícias.[3] Tendo-se em vista o exposto acima e o fato de o acesso a notícias online ser extremamente fácil e rápido, a presente proposta tem como objetivo a criação de um site de caráter informativo para a divulgação de pesquisas realizadas na área de Química por pesquisadores brasileiros, além de trazer seções dedicadas a reportar grandes avanços nesta área e a dirimir aspectos controversos de conceitos fundamentais desta Ciência.
Além disso, dado que plataformas como o YouTube são hoje onipresentes em redes sociais e de fácil acesso, sendo inclusive utilizadas para incrementar processos de aprendizado,[4] pretende-se elaborar vídeos de divulgação científica baseados em assuntos previamente veiculados no site.



Referências

[1] C. Vogt, A.P. Morales. Cultura científica. In: C. Vogt, M. Gomes, R. Muniz (Orgs.). Comciência e divulgação científica. Campinas: Unicamp, 2018. p. 13-22
[2] S. Righetti. Ciência na mídia: onde estão os estudos de pesquisadores brasileiros? In: C. Vogt, M. Gomes, R. Muniz (Orgs.). Comciência e divulgação científica. Campinas: Unicamp, 2018. p. 23-30
[3]https://www.valor.com.br/empresas/5858437/cresce-para-51-indice-de-jovens-que-usam-internet-para-ler-noticias , acessado em março de 2019
[4] D.K. Smith, J. Chem. Educ. 2014, 91, 1594-1599

Metodologia

Será construído um site no qual serão veiculadas notícias previamente selecionadas e elaboradas por um aluno vinculado ao curso de Química. Além da elaboração de notícias, este aluno irá realizar a manutenção do site e atualizar as mídias sociais associadas ao projeto.
Após a consolidação do site, os tópicos mais acessados pelo site serão pré-selecionados para a realização de vídeos de divulgação científica através de um canal no Youtube associado ao projeto. Os primeiros vídeos serão avaliados por questionários que serão disponibilizados no site pelo público em geral. Após a primeira etapa de produção de vídeos e avaliação, haverá a contínua realização de vídeos, inicialmente com periodicidade mensal, de vídeos no canal do Youtube.

A realização do projeto pode ser dividida em cinco etapas:
1) Seleção de tópicos em Química para serem divulgados no site, preferencialmente relacionados a pesquisas realizadas na UFPel;
2) Escolha de tópicos mais acessados no website para a produção de vídeo de divulgação via Youtube;
3) Produção do vídeo sobre o tópico relacionado;
4) Divulgação do vídeo e avaliação via Youtube e via site;
5) Produção contínua de textos e vídeos, e divulgação por mídias sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

As metas do presente projeto são (i) a divulgação científica da Química no Brasil através de conteúdos produzidos para um site a ser criado, além da transposição do mesmo para vídeos educativos e sua posterior divulgação via plataformas adequadas e (ii) a produção de textos, vídeos e animações sobre Química em geral. Com isso, espera-se a criação de um canal de comunicação entre a comunidade científica e o público em geral para o auxílio da popularização da pesquisa em Química no Brasil.
A avaliação dos resultados será feita através da contagem do número de acesso às plataformas supramencionadas e a quantidade de materiais produzidos durante a vigência do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA CASTRO PINHEIRO1
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI4
FERNANDA ISQUIERDO BATISTA
IANKA JACONDINO NUNES
ROBSON DA SILVA OLIBONI4

Página gerada em 19/04/2024 00:54:43 (consulta levou 0.173665s)