Nome do Projeto
Festivais Gastronômicos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 02/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
O Curso Superior em Tecnologia em Gastronomia na Universidade Federal de Pelotas, é um curso relativamente novo dentro da instituição e nesse sentido, deve fortalecer relações mais concretas entre ensino, pesquisa e extensão para seus acadêmicos, através da participação dos mesmos em projetos vinculados ao curso.
Considerando a crescente demanda por eventos que o curso tem recebido e realização de parcerias até mesmos da própria Instituição, vimos como uma possibilidade de colocar em prática nossas principais diretrizes que é formar profissionais, habilitados para o exercício ético das atividades de produção culinária, seguindo padrões gastronômicos internacionais, respeitando as características histórico-culturais e a promoção da saúde humana, é de fundamental importância o apoio a atividades extensionistas de cunho teórico-prático. Pois é uma forma técnica-orientada de integrar várias áreas de atuação do profissional, desde noções da cadeia produtiva de alimentos até o conhecimento de gestão voltada ao setor gastronômico em geral.
Assim, esse projeto que conta o apoio do Diretório Acadêmico, tem como premissas integrar os acadêmicos do curso, divulgá-lo e apoiar as horas complementares previstas no projeto pedagógico. Além disso, por consequência promoverá a prática operacional desenvolvidas pelos estudantes do curso e prepará-los para a inserção no mercado do trabalho com conhecimento teórico-prático associados à diversas disciplinas.
Objetivo Geral
Promover aos estudantes de Tecnologia em Gastronomia da UFPel uma vivência teórico-prática orientada, de diversas áreas da gastronomia, e proporcionar a comunidade universitária e em geral uma experiência gastronômica variada, efetuando atividades práticas de elaboração de produtos, de fichas técnicas e de prestação de serviços de alimentação à comunidade através da atividade intitulada “Festivais Gastronômicos”.
Específicos:
- Aprender a planejar e executar pequenos festivais;
- Elaborar cardápios temáticos;
- Elaborar fichas técnicas, com custos, de acordo com o tema da data do festival;
- Planejar e produzir pratos para os festivais adequado ao tema abordado da data do festival;
- Prestar atendimento para serviço de alimentação de acordo com as boas práticas e adequado ao tema da data do festival;
- Conhecer e manusear equipamentos da cozinha ainda não visto em aulas práticas;
- Efetuar conexão entre conhecimentos teóricos e práticos das diferentes disciplinas do curso, primando pela qualidade no serviço de alimentação.
Específicos:
- Aprender a planejar e executar pequenos festivais;
- Elaborar cardápios temáticos;
- Elaborar fichas técnicas, com custos, de acordo com o tema da data do festival;
- Planejar e produzir pratos para os festivais adequado ao tema abordado da data do festival;
- Prestar atendimento para serviço de alimentação de acordo com as boas práticas e adequado ao tema da data do festival;
- Conhecer e manusear equipamentos da cozinha ainda não visto em aulas práticas;
- Efetuar conexão entre conhecimentos teóricos e práticos das diferentes disciplinas do curso, primando pela qualidade no serviço de alimentação.
Justificativa
De acordo com as disciplinas do curso de Tecnologia em Gastronomia e com o mercado de trabalho desse profissional, a experiência prática é notadamente necessária para associar a teoria demonstradas nas disciplinas com a prática.
Sendo assim, a proposta desse projeto vai ao encontro em aprimorar habilidades dos estudantes do curso e consequente prepará-los para a inserção no
mercado do trabalho. Além disso, esse projeto é capaz de agregar conhecimento teórico para integrar os conteúdos estudados em diferentes disciplinas, tais como: merceologia; planejamento e engenharia de cardápios, panificação e confeitaria; boas práticas, técnicas de base I e II; cozinhas internacionais; bases de segurança alimentar e nutricional; as disciplinas de gestão de custos e marketing, entre outras.
Ainda cabe ressaltar que os alunos que participarem do projeto, contarão com o apoio do Diretório Acadêmico para a execução dos festivais e receberão comprovantes de atividades complementares conforme previsto no projeto pedagógico do curso
Sendo assim, a proposta desse projeto vai ao encontro em aprimorar habilidades dos estudantes do curso e consequente prepará-los para a inserção no
mercado do trabalho. Além disso, esse projeto é capaz de agregar conhecimento teórico para integrar os conteúdos estudados em diferentes disciplinas, tais como: merceologia; planejamento e engenharia de cardápios, panificação e confeitaria; boas práticas, técnicas de base I e II; cozinhas internacionais; bases de segurança alimentar e nutricional; as disciplinas de gestão de custos e marketing, entre outras.
Ainda cabe ressaltar que os alunos que participarem do projeto, contarão com o apoio do Diretório Acadêmico para a execução dos festivais e receberão comprovantes de atividades complementares conforme previsto no projeto pedagógico do curso
Metodologia
Os estudantes, orientados pelo professor Wagner e com o apoio do Diretório Acadêmico, irão planejar e executar cardápios temáticos, elaborar os produtos e divulgar o curso á comunidade através de atividades intituladas “Festivais Gastronômicos” durante o período letivo.
A execução prática dos festivais precisará ser realizada mediante a disponibilidade dos laboratórios da Faculdade de Nutrição da UFPel, de acordo com a disponibilidade de horário e com a liberação das mesmas pelo Departamento.
Para cada Festival Gastronômico, os acadêmicos efetuarão as seguintes etapas:
1º) Escolha e planejamento do cardápio temático;
2º) Pesquisa bibliográfica sobre o tema do cardápio, pratos e matérias-primas que serão trabalhadas;
3º) Elaboração da ficha técnica e organização de compras dos insumos;
4º) Divulgação do evento, em meio virtual e físico;
5º) Organização de escalas de trabalho para os demais acadêmicos do curso interessados em participar do festival;
6º) Elaboração dos pratos, montagem dos pratos (incluindo pré-preparo) e acondicionamento, quando necessário.
7º) Serviço de venda dos pratos/produtos;
8º) Fechamento do Festival Gastronômico, com prestação de contas;
9º) Reunião com feed back e planejamento do próximo Festival Gastronômico.
A execução prática dos festivais precisará ser realizada mediante a disponibilidade dos laboratórios da Faculdade de Nutrição da UFPel, de acordo com a disponibilidade de horário e com a liberação das mesmas pelo Departamento.
Para cada Festival Gastronômico, os acadêmicos efetuarão as seguintes etapas:
1º) Escolha e planejamento do cardápio temático;
2º) Pesquisa bibliográfica sobre o tema do cardápio, pratos e matérias-primas que serão trabalhadas;
3º) Elaboração da ficha técnica e organização de compras dos insumos;
4º) Divulgação do evento, em meio virtual e físico;
5º) Organização de escalas de trabalho para os demais acadêmicos do curso interessados em participar do festival;
6º) Elaboração dos pratos, montagem dos pratos (incluindo pré-preparo) e acondicionamento, quando necessário.
7º) Serviço de venda dos pratos/produtos;
8º) Fechamento do Festival Gastronômico, com prestação de contas;
9º) Reunião com feed back e planejamento do próximo Festival Gastronômico.
Indicadores, Metas e Resultados
No âmbito da aprendizagem pode-se esperar as seguintes habilidades para os acadêmicos envolvidos:
- Conhecer e aplicar os princípios de higiene, comportamento, ética e relacionamento interpessoal nos diferentes setores da área de atuação do profissional da gastronomia;
- Praticar serviços especiais em eventos tipos festivais;
- Elaborar pratos da cozinha internacional e nacional;
- Administrar recursos humanos e financeiros;
No âmbito da socialização de novos conhecimentos, ao final do projeto será organizado um livro de receitas virtual, com as fichas técnicas de todos os pratos desenvolvidos durante o ano letivo, que servirá também como instrumento de aprendizagem para disciplinas do curso;
No âmbito da relevância social, pode-se considerar a divulgação da gastronomia para a comunidade acadêmica, além da possibilidade de relacionamento social promovida entre os participantes. Além disso, o público em geral terá acesso às receitas produzidas durante o ano letivo
- Conhecer e aplicar os princípios de higiene, comportamento, ética e relacionamento interpessoal nos diferentes setores da área de atuação do profissional da gastronomia;
- Praticar serviços especiais em eventos tipos festivais;
- Elaborar pratos da cozinha internacional e nacional;
- Administrar recursos humanos e financeiros;
No âmbito da socialização de novos conhecimentos, ao final do projeto será organizado um livro de receitas virtual, com as fichas técnicas de todos os pratos desenvolvidos durante o ano letivo, que servirá também como instrumento de aprendizagem para disciplinas do curso;
No âmbito da relevância social, pode-se considerar a divulgação da gastronomia para a comunidade acadêmica, além da possibilidade de relacionamento social promovida entre os participantes. Além disso, o público em geral terá acesso às receitas produzidas durante o ano letivo
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADOLFO ARMANDO STAHL DAHLEN | |||
ALCIDES GOMES NETO | 36 | ||
ALINE ARAUJO MACHADO | |||
ALINE FERREIRA DE ALMEIDA | |||
ALUISIO PEREIRA DA FONSECA | |||
ANDRE TAVARES DE LIMA | |||
ANDRÉ FELIPPI COSER | |||
BRUNA GABRIELA SCHWALBERT | |||
BRUNO FEIJO DOS SANTOS | |||
CAMILA AFONSO BITENCOURT | |||
CAMILA MORAES MOREIRA | |||
CAROLINE LOURENÇO DUQUE PORTO | |||
CHRISTIAN DA ROSA MALUC | |||
DAVID DE ANDRADE CABRAL | |||
DIEDJA FIGUEIRA SINCHAK | |||
DOMICIANO LEMOS BARBOSA NETO | |||
DOUGLAS VIEIRA DUARTE | |||
EDUARDA ANDREOLI | |||
FELIPE FEHLBERG HERRMANN | 2 | ||
FERNANDA ANDRADE DO AMARAL FLORES | |||
FILIPE DUARTE SILVA DIAS | |||
GUILHERME LOVATEL CAPELETTI | |||
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES | |||
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES | |||
GUSTAVO DE MOURA RAMOS | |||
HELENA PERAÇA SANTI | |||
HENRIQUE BONATO DUARTE | |||
IVAN MOREIRA RODRIGUES | |||
JOÃO PEDRO WITT BOHM | |||
JUCIARA SILVA CORREA FONSECA | |||
Jordana Madruga de Avila | |||
JÚLIA SANTOS AZEVEDO | |||
LAURA MÜLLER THORMANN | |||
LAURA VALENTE ROCHEFORT POETSCH | |||
LEONARDO BRAUNSTEIN DA CUNHA | |||
LUCAS QUINTANA DO AMARAL | |||
LUIZ ALFONSO BETEMPS BIELEMANN JUNIOR | |||
LUIZ GUILHERME PROSPERO NUNES | |||
LÍGIA LIBONI ALCALÁ FREGUGLIA | |||
MARIANA FASSBENDER | |||
MIGUEL ANGELO LIMA SOUSA JUNIOR | |||
NATHANIEL VIEIRA PIAS | |||
NÍCOLLAS JORNADA PAFIADACHE | |||
OLMAR RENATO DA SILVA DIAS JUNIOR | |||
PEDRO RENATO CARDOSO FAGUNDES | |||
RAFAELLA GONÇALVES RIBEIRO | |||
RANGEL CARRARO TOLEDO BORGES | |||
RANIELE PETERS DOS SANTOS | |||
ROSANA BORGES GONCALVES | |||
SAMANTA DA ROSA OLIVEIRA | |||
SANDRA ALVES NUNES FAGUNDES | |||
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA | |||
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA | 68 | ||
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO | |||
VALDECIR CARLOS FERRI | 13 | ||
VANESSA GARCIA MONTEIRO | |||
VICTOR AUGUSTO OLIVEIRA CASTILLO | |||
VINICIUS DA PAZ SILVA | |||
WAGNER HALMENSCHLAGER | 16 | ||
WILLIAM PEREIRA E SILVA |