Nome do Projeto
I Simpósio de educAÇÃO para o Patrimônio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2019 - 19/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O presente projeto se propõe a organizar um Simpósio que pretende ser um espaço de debate e troca de experiência sobre o tema da Educação para o Patrimônio, e se estruturará através palestras, grupos de trabalho e oficinas, concentradas em três dias de atividades. Este é o primeiro evento organizado a partir do LEP -Laboratório de Educação para o Patrimônio- e procura atender a uma necessidade, percebida nos projetos que desenvolvemos, de alargar a rede de acadêmicos e profissionais interessados pelo tema da Educação para o Patrimônio e de ampliar o repertório de possibilidades destas ações que são fundamentais para a apropriação do patrimônio pela comunidade.

Objetivo Geral

Organizar um Simpósio sobre Educação para o patrimônio de forma a debater as possibilidades e as práticas que envolvem a Educação e o Patrimônio, aprofundar a discussão e a reflexão sobre pesquisas realizadas acerca da Educação como forma de aproximação e de apropriação ao Patrimônio Cultural e, não menos importante, colaborar para a interlocução entre áreas

Justificativa

Qualificar as práticas educativas desenvolvidas nas instituições culturais, ao mesmo tempo contribui para que estas instituições cumpram seu papel social e para que a comunidade se aproprie e se aproxime do conhecimento produzido na universidade e nas instituições museológicas. Por esta razão justifica-se um evento que oferece oportunidade de conhecer pesquisas e de trocar experiências na área. Além disso o evento proporcionará aos estudantes de museologia espaço de ampliação de repertório sobre ação educativa, o que repercutirá em sua pratica futura.

Metodologia

Trata-se de um evento de caráter científico que acontecerá em 3 dias de palestras, oficinas e grupos de trabalho. Sua organização demandará a criação de uma Comissão Organizadora e de um Comitê Científico, ao segundo caberá a seleção dos trabalhos a serem apresentados nos Grupos de Trabalho.
A organização do evento, a cargo da Comissão organizadora, compreende convidar palestrantes, convidar comitê científico, preparar normas de submissão, abrir e realizar inscrições, oferecer estrutura para o bom desenvolvimento do evento, receber e acompanhar visitantes, credenciar os participantes e, finalmente, avaliar o evento realizado.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a participação de profissionais de museus e de alunos de graduação e pós-graduação com efetiva interlocução entre eles, em uma troca de conhecimento que repercuta em suas atividades profissionais e acadêmicas.
O número de inscritos - apresentadores e ouvintes - a pertinência dos debates e a adequada entrega dos trabalhos escritos para futura publicação serão tomados como indicadores do envolvimento dos participantes, da eficácia de sua divulgação e da qualidade do evento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANA APARECIDA COELHO COSTA
CARLA RODRIGUES GASTAUD2
CRISTIÉLE SANTOS DE SOUZA
CRISTIÉLE SANTOS DE SOUZA
GABRIELA GONÇALVES DA ROSA FERREIRA
GIZELE DOS SANTOS AMARO
HELENA SANTOS SCHWONKE
ISADORA COSTA OLIVEIRA
JOICE PADILHA DE AVILA
Leandro Freitas Pereira
LÚCIA MARIA TIMM MASKE
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
NICOLLY AYRES DA SILVA
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL3
Rafael Teixeira Chaves

Página gerada em 18/04/2024 22:02:51 (consulta levou 0.559012s)