Nome do Projeto
Curso de Cama e Café para a Colônia de Pescadores Z3, Pelotas, Brasil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/11/2019 - 16/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Cultura
Linha de Extensão
Turismo
Resumo
O referido projeto trata-se da realização de um Curso de Cama e Café (meio de hospedagem) para moradoras da Colônia de Pescadores Z3 com ênfase na gestão de negócios para o desenvolvimento do turismo local.

Objetivo Geral

Incentivar o empreendedorismo hoteleiro e a geração de conhecimento sobre Planejamento e Gestão de Meios de Hospedagem para moradoras da Colônia de Pescadores Z3, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, a partir da economia alternativa da hotelaria, de modo a gerar autoestima e perspectivas de desenvolvimento de práticas alternativas, complementares ou efetivas de trabalho e renda diante de situações de crise na pesca profissional artesanal.

Justificativa

O Cama e Café é um meio de hospedagem alternativo aos meios tradicionais tais como hotéis clássicos e permite a oportunidade da geração de empreendedorismo, renda, autoestima e perspectivas de economia alternativa, complementar ou permanente para comunidades e pequenos investidores que terão no turismo, particularmente na hotelaria, uma oportunidade de independência financeira diante de situações produtivas em crise. Este é o caso particular da Colônia de Pescadores Z3, localizada na cidade de Pelotas, Brasil, e composta por moradores dependentes direta e indiretamente da cultura produtiva da pesca profissional artesanal, produção esta em crise diante das mais distintas problemáticas associadas à prática pesqueira na região da Lagoa dos Patos, Estado do Rio Grande do Sul.

Metodologia

A metodologia de elaboração desse projeto considera a produção didática, a partir da elaboração de materiais e conteúdos que serão utilizados na qualificação e capacitação das moradoras locais no que tange o tema do Cama e Café:

Fase 1: Marco Teórico

Definição de um marco teórico técnico sobre Cama e Café, a partir da coleta, consulta e interpretação do tema em literatura digital e impressa a ser consultada (livros, revistas, websites), incluindo, ainda, videos documentários, folhetos, entre outros.

Fase 2: Elaboração do Projeto de Extensão

Elaboração de projeto de extensão de modo a consolidar a institucionalização oficial do projeto, permitindo a definição das fases, procedimentos, recursos financeiros, humanos e materiais para a execução do mesmo.

Fase 3: Elaboração de materiais

Elaboração de apostilas, aulas a serem apresentadas, logotipo, planejamento das atividades, folhetos, entre outros materiais.

Fase 4: Definições antecipadas

Definição de público-alvo, local de realização das atividades, recursos para execução do projeto, entre outros.

Fase 5: Ministrar Aulas

Execução das aulas planejadas, a partir de divisão de horários, atividades, entre outros.

Fase 6: Avaliação dos alunos

Realização de um projeto individual de Cama e Café considerando sua instalação na Colônia de Pescadores Z3.

Fase 7: Coffeebreak e Certificados

Realização de um coffeebreak pelos alunos do curso de Cama e Café e pelos acadêmicos realizadores do curso, de modo a estimular a confraternização do evento. Entrega dos certificados, durante coffeebreak.

Fase 8: Avaliação do projeto de extensão

Avaliação conjunta do projeto de extensão e elaboração de relatório de atividades desenvolvidas.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Abertura de Micro Empresas Individuais de Cama e Café por parte de moradoras da Colônia de Pescadores Z3;

b) Geração de renda alternativa, complementar, temporária ou permanente para as empreendedoras no segmento comercial da hotelaria, na Colônia de Pescadores Z3, a partir do curso ofertado;

c) Idealização de uma Associação de Cama e Café da Colônia de Pescadores Z3;

d) Geração de auto estima associado ao desenvolvimento do espírito empreendedor.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHARLENE BRUM DEL PUERTO
JULIANE MÜLLER BRIGNOL
LUCAS MENDONCA NUNES
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA4
PAULA PINHEIRO MUSSI
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE7
VALERIA SKUPIEN BIANCHINI

Página gerada em 18/04/2024 18:44:54 (consulta levou 0.135068s)