Nome do Projeto
Professores em formação: Usos pedagógicos do Patrimônio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/03/2020 - 20/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
Este projeto visa ampliar o espaço de discussão sobre a temática do patrimônio no campo da educação, por meio da proposição de oficinas temáticas desenvolvidas com estudantes de graduação em Pedagogia e Magistério (nível médio) em instituições públicas e privadas de Pelotas e região. Da mesma forma, propõe discutir os usos e constructos do patrimônio cultural dentro das competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular, de modo a instrumentalizar os profissionais da educação para o usopedagógico patrimônio.

Objetivo Geral

Ampliar o espaço de discussão sobre a temática do patrimônio no campo da educação, com vistas a superar a defasagem que a ausência dessa temática representa na formação de professores.

Justificativa

Os primeiros anos de formação escolar são aqueles em que o aluno busca estabelecer os vínculos entre o lugar em vive e as suas memórias e experiências como indivíduo. Esse momento de transição se dá, também, sob a mediação dos profissionais da educação, que de forma direta ou indireta, contribuem para estabelecer a relação futura desses indivíduos com os seus patrimônios. Nesse sentido, este projeto justifica-se por inserir as questões do patrimônio como eixo temático na formação desses profissionais, tanto no âmbito de uma reflexão crítica acerca dos discursos e práticas que identificam e legitimam uma ideia de patrimônio, como no sentido de instrumentalizar esses profissionais para inserir essas reflexões na sua prática pedagógica.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em quatro etapas distintas e complementares, tendo como público alvo os estudantes de Pedagogia e Magistério (nível médio):
1. Oficinas teórico-práticas com o objetivo de fomentar a discussão acerca dos discursos e práticas que identificam, legitimam e mantém as diferentes tipologias de patrimônio.

2. Experiências em espaços patriminializados e em instituições de salvaguarda, no sentido de aproximar os estudantes dos processos de gestão do patrimônio, bem como ampliar seu entendimento sobre os diferentes tipos de bens patrimonializados.

3. Oficinas de construção de materiais educativos com o propósito de criar estratégias para o uso pedagógico dos conhecimentos associados ao patrimônio.

4. Acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes em suas práticas de estágio, no que se refere aos materiais e temas relativos ao projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Como metas e resultados esperados, tem-se:
1. A superação da defasagem na formação de professores no que tange à temática do patrimônio.
2. A ampliação da visibilidade da dimensão educativa do patrimônio.
3. O estabelecimento de um espaço de diálogo entre as instituições de gestão do patrimônio e as instituições de formação docente.
4. O desenvolvimento de materiais educativos que contribuam para a compreensão da complexidade semântica que constitui a ideia de patrimônio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA RODRIGUES GASTAUD4
CRISTIÉLE SANTOS DE SOUZA
Leandro Freitas Pereira
RENATA BRIÃO DE CASTRO
Rafael Teixeira Chaves

Página gerada em 18/04/2024 06:41:53 (consulta levou 0.127660s)