Nome do Projeto
GECLA - Grupo de Estudos de Clarinete da UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/12/2019 - 17/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Grupo de Estudos de Clarinete da UFPEL surge da necessidade de fomentar o estudo deste instrumento no âmbito dos cursos de Música da UFPEL. Assim, pretende-se realizar um trabalho de prática instrumental voltado para o Clarinete a fim de atender as demandas por esse instrumento em diversos grupos musicais já existentes na UFPEL, numa tentativa de suprir a necessidade de clarinetistas na cidade de Pelotas. O GECLA, portanto, constitui-se como um grupo de iniciação ao Clarinete cujo objetivo é fomentar a continuidade do estudo deste instrumento por parte dos integrantes deste grupo.
Objetivo Geral
Fomentar o ensino e a aprendizagem do Clarinete no âmbito dos cursos de Música da UFPEL e na cidade de Pelotas.
Justificativa
A iniciativa deste projeto se faz relevante devido ao fato de que os cursos de Música da UFPEL ainda não possuem iniciativas de ensino e aprendizagem voltadas para o Clarinete. Dessa maneira, é possível identificar que os cursos de Música da UFPEL carecem de clarinetistas para atuarem como instrumentistas nos mais diversos grupos instrumentais vinculados à Universidade bem como em outros projetos musicais específicos que envolvam uma instrumentação que requer o Clarinete em sua formação. Assim, o GECLA - Grupo de Estudos de Clarinete da UFPEL visa também suprir uma demanda de discentes e docentes que pretendem iniciar um estudo sistemático do instrumento a fim de que a prática do Clarinete possa ser melhor difundida não apenas dentre os cursos de Música da UFPEL, mas na cidade de Pelotas como um todo. A ideia e promover uma iniciação ao instrumento a fim de que o grupo seja um espaço de encontro para troca de saberes técnicos, formação de repertório e, principalmente, fomento de grupos musicais nos quais o Clarinete seja contemplado em suas formações.
Metodologia
O projeto será desenvolvido através da realização de encontros semanais para a prática instrumental e estudo de repertório.
A prática do instrumento será dividida em duas etapas semanais a serem cumpridas por seus participantes: 1- Estudo Individual de exercícios e repertório (2h/semana); 2- Estudo Coletivo de Repertório (2/semana)
A cada semana todos os integrantes do GECLA deverão cumprir 2h de estudo individual a fim de que possam aprimorar aspectos técnicos do instrumento por meio da prática de exercícios e repertórios voltados para o desenvolvimento de técnicas de respiração, embocadura, leitura de partituras e aspectos motores relacionados à execução do Clarinete.
Será estabelecido dia e horário para encontro semanal (com 2h de duração) para a prática coletiva do instrumento por meio de execução de repertório previamente selecionado com a participação de todos os membros do GECLA. A escolha de repertório se dará de forma horizontal a fim de que possa contemplar as diversas demandas surgidas no grupo, respeitando o nível técnico de cada instrumentista. Assim, a seleção de exercícios e repertório, bem como a condução das atividades, serão propostas, avaliadas e decididas em conjunto pelos participantes, mediante orientação dos instrumentistas mais experientes do grupo.
Como regra geral, cada encontro coletivo será dividido em quatro momentos: 1. aquecimento; 2. exercícios técnicos (emissão, articulação, respiração, digitação, embocadura, leitura, dinâmica); 3. estudo de repertório para conjuntos de Clarinetes.
A prática do instrumento será dividida em duas etapas semanais a serem cumpridas por seus participantes: 1- Estudo Individual de exercícios e repertório (2h/semana); 2- Estudo Coletivo de Repertório (2/semana)
A cada semana todos os integrantes do GECLA deverão cumprir 2h de estudo individual a fim de que possam aprimorar aspectos técnicos do instrumento por meio da prática de exercícios e repertórios voltados para o desenvolvimento de técnicas de respiração, embocadura, leitura de partituras e aspectos motores relacionados à execução do Clarinete.
Será estabelecido dia e horário para encontro semanal (com 2h de duração) para a prática coletiva do instrumento por meio de execução de repertório previamente selecionado com a participação de todos os membros do GECLA. A escolha de repertório se dará de forma horizontal a fim de que possa contemplar as diversas demandas surgidas no grupo, respeitando o nível técnico de cada instrumentista. Assim, a seleção de exercícios e repertório, bem como a condução das atividades, serão propostas, avaliadas e decididas em conjunto pelos participantes, mediante orientação dos instrumentistas mais experientes do grupo.
Como regra geral, cada encontro coletivo será dividido em quatro momentos: 1. aquecimento; 2. exercícios técnicos (emissão, articulação, respiração, digitação, embocadura, leitura, dinâmica); 3. estudo de repertório para conjuntos de Clarinetes.
Indicadores, Metas e Resultados
- Consolidar um grupo de estudos de Clarinete no âmbito dos cursos de Música da UFPEL
- Difundir a prática de Clarinete na cidade de Pelotas
- Promover a iniciação musical no Clarinete para estudantes da UFPEL e para a comunidade externa à Universidade.
- Estimular a formação de clarinetistas para atuarem nos grupos e projetos musicais da UFPEL.
- Proporcionar um espaço de estudo e prática coletiva do Clarinete.
- Incentivar a troca de experiências entre instrumentistas de diferentes níveis de desenvolvimento de modo a promover o crescimento musical conjunto.
- Ensaiar e preparar repertório para grupos de Clarinete
- Incentivar a formação de grupos de Clarinete para realizarem apresentações musicais em espaços culturais de Pelotas
- Difundir a prática de Clarinete na cidade de Pelotas
- Promover a iniciação musical no Clarinete para estudantes da UFPEL e para a comunidade externa à Universidade.
- Estimular a formação de clarinetistas para atuarem nos grupos e projetos musicais da UFPEL.
- Proporcionar um espaço de estudo e prática coletiva do Clarinete.
- Incentivar a troca de experiências entre instrumentistas de diferentes níveis de desenvolvimento de modo a promover o crescimento musical conjunto.
- Ensaiar e preparar repertório para grupos de Clarinete
- Incentivar a formação de grupos de Clarinete para realizarem apresentações musicais em espaços culturais de Pelotas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABIMAEL MARTINS DOS SANTOS | |||
DANIEL JUNIOR DOS SANTOS CARNALES | |||
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR | 4 | ||
Elias Custódio Dultra dos Santos | |||
GUSTAVO DOS SANTOS BALDI | |||
HASSAN PEREIRA JALIL | |||
LUIS FERNANDO HERING COELHO | 4 | ||
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA | |||
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER | |||
RAFAEL DA SILVA NOLETO | 8 |