Nome do Projeto
GECLA - Grupo de Estudos de Clarinete da UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/12/2019 - 17/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O Grupo de Estudos de Clarinete da UFPEL surge da necessidade de fomentar o estudo deste instrumento no âmbito dos cursos de Música da UFPEL. Assim, pretende-se realizar um trabalho de prática instrumental voltado para o Clarinete a fim de atender as demandas por esse instrumento em diversos grupos musicais já existentes na UFPEL, numa tentativa de suprir a necessidade de clarinetistas na cidade de Pelotas. O GECLA, portanto, constitui-se como um grupo de iniciação ao Clarinete cujo objetivo é fomentar a continuidade do estudo deste instrumento por parte dos integrantes deste grupo.

Objetivo Geral

Fomentar o ensino e a aprendizagem do Clarinete no âmbito dos cursos de Música da UFPEL e na cidade de Pelotas.

Justificativa

A iniciativa deste projeto se faz relevante devido ao fato de que os cursos de Música da UFPEL ainda não possuem iniciativas de ensino e aprendizagem voltadas para o Clarinete. Dessa maneira, é possível identificar que os cursos de Música da UFPEL carecem de clarinetistas para atuarem como instrumentistas nos mais diversos grupos instrumentais vinculados à Universidade bem como em outros projetos musicais específicos que envolvam uma instrumentação que requer o Clarinete em sua formação. Assim, o GECLA - Grupo de Estudos de Clarinete da UFPEL visa também suprir uma demanda de discentes e docentes que pretendem iniciar um estudo sistemático do instrumento a fim de que a prática do Clarinete possa ser melhor difundida não apenas dentre os cursos de Música da UFPEL, mas na cidade de Pelotas como um todo. A ideia e promover uma iniciação ao instrumento a fim de que o grupo seja um espaço de encontro para troca de saberes técnicos, formação de repertório e, principalmente, fomento de grupos musicais nos quais o Clarinete seja contemplado em suas formações.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através da realização de encontros semanais para a prática instrumental e estudo de repertório.

A prática do instrumento será dividida em duas etapas semanais a serem cumpridas por seus participantes: 1- Estudo Individual de exercícios e repertório (2h/semana); 2- Estudo Coletivo de Repertório (2/semana)

A cada semana todos os integrantes do GECLA deverão cumprir 2h de estudo individual a fim de que possam aprimorar aspectos técnicos do instrumento por meio da prática de exercícios e repertórios voltados para o desenvolvimento de técnicas de respiração, embocadura, leitura de partituras e aspectos motores relacionados à execução do Clarinete.

Será estabelecido dia e horário para encontro semanal (com 2h de duração) para a prática coletiva do instrumento por meio de execução de repertório previamente selecionado com a participação de todos os membros do GECLA. A escolha de repertório se dará de forma horizontal a fim de que possa contemplar as diversas demandas surgidas no grupo, respeitando o nível técnico de cada instrumentista. Assim, a seleção de exercícios e repertório, bem como a condução das atividades, serão propostas, avaliadas e decididas em conjunto pelos participantes, mediante orientação dos instrumentistas mais experientes do grupo.


Como regra geral, cada encontro coletivo será dividido em quatro momentos: 1. aquecimento; 2. exercícios técnicos (emissão, articulação, respiração, digitação, embocadura, leitura, dinâmica); 3. estudo de repertório para conjuntos de Clarinetes.

Indicadores, Metas e Resultados

- Consolidar um grupo de estudos de Clarinete no âmbito dos cursos de Música da UFPEL

- Difundir a prática de Clarinete na cidade de Pelotas

- Promover a iniciação musical no Clarinete para estudantes da UFPEL e para a comunidade externa à Universidade.

- Estimular a formação de clarinetistas para atuarem nos grupos e projetos musicais da UFPEL.

- Proporcionar um espaço de estudo e prática coletiva do Clarinete.

- Incentivar a troca de experiências entre instrumentistas de diferentes níveis de desenvolvimento de modo a promover o crescimento musical conjunto.

- Ensaiar e preparar repertório para grupos de Clarinete

- Incentivar a formação de grupos de Clarinete para realizarem apresentações musicais em espaços culturais de Pelotas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABIMAEL MARTINS DOS SANTOS
DANIEL JUNIOR DOS SANTOS CARNALES
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR4
Elias Custódio Dultra dos Santos
GUSTAVO DOS SANTOS BALDI
HASSAN PEREIRA JALIL
LUIS FERNANDO HERING COELHO4
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER
RAFAEL DA SILVA NOLETO8

Página gerada em 20/04/2024 10:06:43 (consulta levou 0.151201s)