Nome do Projeto
Grupo Design, Escola e Arte - Viagem ao Futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 23/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Atualmente as vagas para os Cursos de Graduação da UFPEL têm sido direcionadas principalmente para pessoas de fora do Estado do Rio Grande do Sul. Acredita-se que este fenômeno pode ter como causa: a) a evasão escolar de jovens e adultos antes de concluir o nível médio; b) os estudantes das escolas públicas não acreditarem na possibilidade de cursar uma universidade pública; c) a divulgação realizada pela UFPEL para acesso via SISU ou PAVE não ser expressiva o bastante nas escolas públicas do município e áreas adjacentes. Acredita-se que tal fato se deve, principalmente, à distância existente entre a comunidade universitária e a sociedade sul riograndense. Estes dois grupos têm relações muito frágeis e por isso mesmo o projeto "Viagem ao Futuro" tem por pretensão fortalecê-la. Através da participação de estudantes dos diferentes cursos da UFPel será criada e aplicada uma metodologia que permita aos visitantes interagirem com os universitários, conhecendo o funcionamento de cada curso, as capacitações promovidas, os laboratórios e as habilitações que estes acadêmicos terão ao final de seus cursos.

Objetivo Geral

- Aumentar o número de candidatos cotistas oriundos de Pelotas e região nos Cursos de Graduação da UFPEL, visto que a comunidade acadêmica atual compõem-se principalmente de alunos provenientes da região sudeste e nordeste do país;
- Potencializar a formação dos universitários dos diferentes cursos de graduação da UFPEL, especialmente de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado, Design Gráfico e Digital, Música e Dança a partir das habilidades que deverão desenvolver para divulgar e implementar o Projeto “Viagem ao Futuro”apoiados pelos seus professores.

Justificativa

Atualmente, 50% das vagas para acesso a UFPEL são destinadas as cotas para alunos com deficiência e originários de escolas públicas. Estas vagas não têm sido totalmente preenchidas e se verificada a origem dos candidatos que as têm ocupado percebe-se que são oriundos das regiões norte, nordeste e sudeste do Brasil. Pelotas e os demais municípios do sul do Brasil carecem de profissionais de nível superior e pesquisadores para alavancar sua economia. A principal atividade econômica da região é a agricultura. Assim que, vislumbrando uma realidade que conta com um pequeno número de profissionais liberais e microempresários, tendo-se poucas indústrias e uma rede substancial de prestação de serviços (acredita-se que por conta do número de universidades concentradas nas cidades de Pelotas, Rio Grande e Jaguarão) em 2014, Pelotas contribuía com apenas 1,9% do PIB do Estado, Rio Grande com 2,1% e inversamente, Caxias com 6,3% (IBGE FEE, 2017). Tal panorama demonstra a necessidade de investimento em capacitação profissional e incentivo ao surgimento de pequenas indústrias.
A Universidade Federal de Pelotas pode colaborar neste sentido ao possibilitar a população local a qualificação profissional e consequente ascensão social. A população vulnerável mediante três sistemas de seleção: SISU, PAVE e UAB vislumbrará, a partir da participação neste Projeto de Extensão, uma diferente perspectiva de futuro, se consideradas as experiências que viverão ao lado dos acadêmicos desta Instituição de Ensino, composta por cidadãos de diferentes origens e etnias.

Metodologia

O Projeto se desenvolverá a partir das seguintes etapas:
- Inicialmente, alunos da Faculdade de Educação, Centro de Artes, CDTEC e CENG serão convidados para participar de uma reunião para apresentação dos objetivos do Projeto;
- Na primeira reunião serão definidos os cursos que participarão do projeto piloto bem como as escolas, tribos indígenas e comunidades quilombolas que serão convidadas a participar, considerando a Secretaria Municipal de Educação como parceira para a realização do mesmo. Ainda nesta serão sugeridas parcerias para patrocinar o projeto (considerando os gastos com material de divulgação, transporte e lanche dos visitantes, por exemplo);
- Na reunião seguinte definir o uniforme que os monitores deverão utilizar bem como os professores responsáveis pelo realização do projeto em cada unidade acadêmica. Ainda neste encontro deverão ser definidos os espaços que serão visitados pelas crianças e jovens, além das atividades correlatas (visitas aos museus da UFPel, bibliotecas, etc.)
- A seguir será definido o cronograma, os documentos a serem preenchidos para verificação do andamento do projeto, as metodologias a serem utilizadas em cada unidade, as formas de divulgação da realização do projeto.
- A partir do mês de junho, ocorrerá a implementação do projeto nas diferentes unidades acompanhada da realização de relatórios, reuniões semanais e publicações científicas. Cabe salientar que outras unidades poderão vir a participar do projeto, considerando o interesse dos demais cursos e os resultados obtidos durante sua realização;

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Número de universitários e docentes que participarão do Projeto a partir da efetivação do convite, número de escolas participantes, quantidade de candidatos inscritos às vagas da UFPel para o semestre 2018 01.
Metas: Aproximar a Universidade da comunidade local fazendo com que esta perceba os benefícios de acessar o ensino superior.
Resultados Esperados: aumentar o número de professores e alunos da UFPel oriundos de Pelotas-RS e região circunvizinha; ampliar a qualificação profissional do corpo discente que participará do projeto nas suas diferentes etapas e a longo prazo, contribuir para o aquecimento da economia regional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DE SOUZA GOMES
ALAN CAETANO CÂNDIDO
ANA LÚCIA SILVEIRA BORGES
CLAUDINEI CAETANO LEMOS
CLAUDIO BAPTISTA CARLE2
CÁTIA SIMONE RIBEIRO BARCELLOS
DAISIANE SANTOS ROBAINA
FERNANDA OLIVEIRA DA SILVA
FÁBIO DOS SANTOS GONÇALVES
GABRIELA NOREMBERG PINTO
GEISELAINE PEREIRA DIAS
GILSON SIMOES PORCIUNCULA1
GUILHERME RIBEIRO FARIAS
HELENIRA GOULARTE BRASIL DIAS
JULIA LIMA DA SILVA
KARINA GALLO
LEDECI LESSA COUTINHO
LEONARDO CHRISTIAN DA SILVA MAIA
LISIANE GOMES LEMOS
LUCIANA CUSTÓDIO DE OLIVEIRA ROSA
LUCÉLIA GONÇALVES DA SILVA
LUISINELLI DOS SANTOS PIRES1
Laura Sacco dos Anjos Torres
MARIA FERNANDA ZANOTTA CARNEIRO
MARIA SUELY DUARTE SOARES
MAÍLSON MORAES SANTIAGO
MELISSA CHRIST ROVERÉ
MICAEL MACHADO DA SILVA
MILENA COSTA PILZ
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI
RENAN GOMES LEMOS
ROBERTA BAJADARES LARRÉ
ROSEMAR GOMES LEMOS2
SOFIA LAPISCHIES BEVILAQUA
TABITA PRIESE SAUERESSIG
TEREZA CRISTINA BARBOSA DUARTE DOS SANTOS
WESLLEY ELOI AQUINO DOS SANTOS
WINNIE DE CAMPOS BUENO
YASMIN PRADO DE OLIVEIRA

Página gerada em 29/03/2024 11:46:35 (consulta levou 0.380538s)