Nome do Projeto
O Aperfeiçoamento da Contabilidade e Analise de Balanços
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/02/2020 - 18/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este Projeto de Ensino tem por objetivo principal o aperfeiçoamento e a qualificação dos conteúdos ministrados na disciplina de "Contabilidade e Análise de Balanços". Os alunos envolvidos neste processo irão aprofundar seus conhecimentos nesta área, através de estudos e análises dos conteúdos ministrados nesta disciplina, bem como a percepção das necessidades de buscar outros conhecimentos que contribuam para a qualificação do ensino nesta disciplina.

Objetivo Geral

O Objetivo Geral deste Projeto de Ensino é desenvolver o aperfeiçoamento contínuo e a qualificação dos conteúdos ministrados na disciplina de Contabilidade e Análise de Balanços.

Justificativa

Neste projeto pretende se promover a qualificação dos conhecimentos ministrados na disciplina de "Contabilidade e Análise de Balanços", bem como promover um aprofundamento nos conhecimentos desta área aos alunos participantes deste projeto. Em virtude das constantes mudanças na Área Contábil, em
função do processo de internacionalização que a prática contábil vem sofrendo, se faz necessário um aprimoramento contínuo dos seus conteúdos.
Também se busca com este projeto verificar necessidades percebidas pelos ex-alunos da disciplina, de outros conhecimentos que contribuam para um eficaz aprendizado, buscando esses conteúdos através de mini-cursos, palestras, etc . Pretende-se aliar a teoria a prática para um melhor aprendizado em sala de aula.
Esta disciplina é muito relevante para os profissionais formados em Ciências Econômicas, visto que trata da análise e interpretação das demonstrações contábeis das empresas, no mercado de trabalho.

Metodologia

Primeiramente o coordenador (eu) irá selecionar o referencial bibliográfico atualizado para indicar para os discentes para iniciarmos o trabalho de aprofundamento dos conteúdos. Assim, posteriormente será possível discutir sobre os temas abordados e verificar as necessidades percebidas em cada tema.
Serão realizadas reuniões quinzenais entre o coordenador (professor) e os discentes, distribuindo tarefas para que se atinja o objetivo principal deste projeto. Poderá se utilizar de recursos como questionários, entrevistas, etc para busca de informações. Todos os conteúdos analisados estarão sempre embasados na ementa da disciplina, bem como nos Órgão que estão regulamentando o processo de internacionalização da prática contábil. Os alunos serão avaliados pelo desempenho executado em suas atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

Manter o aperfeiçoamento contínuo e a qualificação dos conteúdos ministrados na disciplina;
- Proporcionar aos alunos, que cursarem a disciplina "Contabilidade e Análise de Balanços", um conhecimento atualizado e eficaz, aliando a teoria a prática contábil;
- Propiciar aos alunos participantes do projeto um aprofundamento dos conteúdos abordados na disciplina, bem como proporcionar o conhecimento dos órgãos que regulamentam a prática contábil;
- Disponibilizar aos alunos da disciplina o conhecimento das demonstrações contábeis de empresas na atualidade (estudo da realidade econômica-financeira das empresas).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA MIGUEL COELHO2
FABIANA WULFF FETTER
GABRIEL DUARTE
MATHEUS DANIEL PACHECO CERCATO

Página gerada em 20/04/2024 09:39:26 (consulta levou 0.372539s)