Nome do Projeto
O aprimoramento das Finanças Empresariais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
20/02/2020 - 18/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este Projeto de Ensino tem por objetivo principal o aprimoramento e a qualificação dos conteúdos ministrados na disciplina de Finanças Empresariais. Os alunos envolvidos neste processo irão aprofundar seus conhecimentos nesta área, através de estudos e análises dos conteúdos ministrados nesta disciplina, bem como a percepção das necessidades de buscar outros conhecimentos que contribuam para a qualificação do ensino nesta matéria.

Objetivo Geral

O Objetivo Geral deste Projeto de Ensino é desenvolver o aprimoramento contínuo e a qualificação dos conteúdos ministrados na disciplina de Finanças Empresariais.

Justificativa

Esse projeto pretende promover a qualificação dos conhecimentos ministrados na disciplina de Finanças Empresariais, bem como promover um aprofundamento nos conhecimentos desta área aos alunos participantes deste projeto.
Em virtude das constantes mudanças ocorridas no Mercado Financeiro Brasileiro, e seus reflexos junto as empresas brasileiras, se faz necessário um aprimoramento contínuo dos conteúdos desta disciplina.
Também se busca com este projeto verificar necessidades percebidas pelos ex-alunos da disciplina, de outros conhecimentos que contribuam para um eficaz aprendizado, buscando esses conteúdos através de mini-cursos, palestras, etc . Pretende-se aliar a teoria a prática para um melhor aprendizado em sala de aula.
Em virtude da referida disciplina ser dada no curso de Ciências Econômicas, percebe-se a necessidade e grande importância de estudar o mercado e as finanças das empresas do Brasil.

Metodologia

Em primeiro momento o coordenador (eu) irá selecionar o referencial bibliográfico atualizado para indicar para os discentes para iniciarmos o trabalho de aprofundamento dos conteúdos. Assim, posteriormente será possível discutir sobre os temas abordados e verificar as necessidades percebidas em cada tema.
Serão realizadas reuniões quinzenais entre o coordenador (professor) e os discentes, distribuindo tarefas para que se atinja o objetivo principal deste projeto. Poderá se utilizar de recursos como questionários, entrevistas, etc para busca de informações. Os alunos serão avaliados pelo desempenho executado em suas atividades.
Todos os conteúdos analisados estarão sempre embasados na ementa da disciplina, bem como nos Órgão que estão regulamentando o Mercado Financeiro e as Finanças Empresariais do Brasil.

Indicadores, Metas e Resultados

Manter o aperfeiçoamento contínuo e a qualificação dos conteúdos ministrados na disciplina;
- Proporcionar aos alunos, que cursarem a disciplina "Finanças Empresariais", um conhecimento atualizado e eficaz, aliando a teoria a prática contábil;
- Propiciar aos alunos participantes do projeto um aprofundamento dos conteúdos abordados na disciplina, bem como proporcionar o conhecimento dos órgãos que regulamentam a prática contábil;
- Disponibilizar aos alunos da disciplina o conhecimento das finanças empresariais na atualidade (estudo da realidade econômica-financeira das empresas), bem como do Mercado Financeiro Brasileiro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA MIGUEL COELHO2
GERSON SILVA DOS SANTOS
IGOR FERREIRA CARDOSO
LARISSA FAGUNDES MARQUES

Página gerada em 08/07/2020 11:41:36 (consulta levou 0.106106s)