Nome do Projeto
PROJETO CAMINHE MELHOR
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 30/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
As ações pedagógicas propiciarão de propiciar espaços e práticas reflexivas dentro da área da Ortopedia e Traumatologia, ao ofertar cirurgias a mais por semana, além de cooperar com a problemática da demanda cirúrgica da comunidade, este projeto tem o viés de transformar os educandos em multiplicadores de conhecimento, a partir da compreensão integral do processo saúde-doença, a participação ativa e precoce em diversos cenários e papéis, promove a integração destes com o processo de ensino-serviço.

Objetivo Geral

Ofertar duas cirurgias a mais por semana dando suporte assim à comunidade, visto que é alta a demanda de cirurgia nesta respectiva área.

Justificativa

Este projeto é necessário porque aumentaria muito a chance dos alunos da UFPel acompanharem seus mestres em mais cirurgias semanais, o que é bastante se contarmos que é muito difícil para acadêmicos terem a oportunidade de estar no bloco cirúrgico junto de seus mestres. Esses discentes também teriam a oportunidade de ver seus professores se doando para projetos como esse, o que os incentivaria a se tornarem médicos mais atentos para os problemas da sociedade, como é o caso da demanda aumentada de artroplastias de quadril e joelho em Pelotas.

Metodologia

O ensino se dará por meio do método da Problematização, onde eles se deparariam com o problema, e teriam que , junto de seus mestres, encontrar caminhos para o tratamento. Os alunos acompanhariam seus professores no ambulatório de Ortopedia e Traumatologia da UFPel, no bloco cirúrgico e receberiam esses pacientes para consulta no ambulatório, avaliando a evolução dos casos e compreendendo melhor como essas cirurgias podem impactar na vida dos pacientes que a necessitam.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Casos clínicos; Tratamentos; Discussões; Supervisões;

Metas: Dar suporte a demanda de cirurgias na cidade de Pelotas; incutir nos alunos a consciência de seu papel social enquanto futuro profissional da saúde;

Resultados Esperados: Diminuir a demanda de cirurgias na cidade de Pelotas;
Gerar conhecimentos aos alunos;
Trazer à luz a consciência social do papel do médico perante a sociedade;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ISABEL HAHN MIRANDA
JOSE LUIZ POZO RAYMUNDO16
JOSIELE OLIVEIRA DOS REIS
KEVIN MAAHS KLEIN
LEANDRO JOSE RECKERS16
NATÁLIA ZANINI DA SILVA
ÁLVARO PORCIÚNCULA GONZALEZ

Página gerada em 19/03/2024 04:41:24 (consulta levou 0.136302s)