Nome do Projeto
Serviço de Atenção Primária à Saúde na UBS Vila Municipal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
O projeto de extensão da UBS Vila Municipal consiste em inserção de uma equipe completa de Estratégia de Saúde da Família no bairro Santos Dumont no município de Pelotas, com profissionais vinculados a UFPEL, com o objetivo de atenção integral á saúde da comunidade e de oferta de campo de estágio para estudantes da UFPel. A Atenção Integral à Saúde ofertada em serviços de Atenção primária à saúde reveste-se de relevância na medida vários indicadores de saúde podem apresentar melhoras quando da implantação de serviços de APS de alta qualidade. Exemplo destes indicadores são a mortalidade infantil, o cuidado com hipertensos e diabéticos, o controle do câncer ginecológico.

Objetivo Geral

Oferecer serviço de atenção primária à saúde para a população residente na Vila Santos Dumont, município de Pelotas, visando à prevenção, tratamento e controle de doenças prevalentes, impactando nos indicadores de morbidade e mortalidade e buscando melhor qualidade de vida e saúde. Com isso, ensinar estudantes de graduação e pós-graduação em medicina, enfermagem, nutrição a atuar em atenção primária.

Objetivos específicos: Cadastrar todas as famílias residentes na Vila Santos Dumont e manter prontuários individuais atualizados. Promover a saúde através de ações de educação em saúde voltadas a comunidade e com o apoio de agentes comunitários de saúde. Prevenir as doenças prevalentes e passíveis de prevenção através de ações dos programas de hiperdia, pré-natal, puericultura, prevenção de câncer ginecológico, imunizações. Oferecer assistência médica, odontológica e de enfermagem a fim de manejar as doenças prevalentes e as demandas apresentadas pela comunidade. Ser porta de entrada da rede SUS, realizando a coordenação do cuidado ao nível da atenção primária. Oferecer reabilitação a parcela da população que dela necessita sendo a porta de entrada para a rede SUS.
Ensinar a prática de APS envolvendo ações de promoção, prevenção e reabilitação nas diversas ações programáticas da APS, como cuidados a hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, portadores de doenças infecciosas, ensino manejo clínico ambulatorial individualizado e coletivo.

Justificativa

A Estratégia de Saúde da Família tem demonstrado em vários estudos a melhora dos indicadores de saúde, sendo a estratégia para reorientação do modelo assistencial no país. Assim, este é o cenário de prática ideal para estudantes de graduação de todos os cursos da área da saúde.

Metodologia

O projeto de extensão consiste numa Unidade Básica de Saúde vinculada as normativas do SUS, na lógica da Estratégia de Saúde da Família, com área adscrita, responsabilização sobre o cuidado em saúde da população da área adscrita, com médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários de saúde, profissionais de enfermagem, recebendo sistematicamente estudantes de todas estas categorias profissionais e ainda estudantes de farmácia e nutrição. O cuidado a população é oferecido através de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem na forma de demanda espontânea e demanda dos programas de hipertensão, diabetes, pré-natal, puericultura, controle de câncer ginecológico e imunizações.

Indicadores, Metas e Resultados

As consultas médicas básicas devem ser oferecidas entre 2 e 3 consultas médicas/habitante/ano, a cobertura do programa de pré-natal deve atingir 80%, a cobertura do rastreio de CP e câncer de mama deve atingir 80%, a imunização deve atingir 100% das crianças até 1 ano de vida e 70% das demais faixas etárias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA OLIVEIRA RUIVO20
ANE KARINE RASIA BUENO
ANGELA CHAPON CORDEIRO MADEIRA30
ANGELA MOREIRA VITORIA16
CAMILA TIRELLI
CAROLINE KUHN MACHADO
ELIANE SCHNEIDER STRAUCH20
FERNANDO RIBAS FEIJÓ20
GABRIELA DEZOTI MICHELETTI
GRACE THEIL ROSADO
JOSE MATHEUS DA SILVA
LIDIA SOUZA RODRIGUES
TATIANA TRINDADE HAFELE30
VICTORIA MARTINS BISOL
ZAIDA DA SILVA BORGES30

Página gerada em 14/11/2019 07:23:26 (consulta levou 0.109428s)