Nome do Projeto
Qualificação sobre Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos aplicada aos alunos do curso de Engenharia Hídrica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/05/2020 - 20/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas, é considerada a engenharia da água em seus mais diferentes aspectos. Dessa forma, ela exige uma visão ampla e interdisciplinar, não só integrando áreas de engenharia, mas também incorporando conceitos e visões de outras áreas do conhecimento. Possui em seu projeto pedagógico 04 áreas definidas, sendo uma delas a Gestão de Sistemas Hídricos. A gestão de sistemas hídricos envolve a política, planejamento e regulação desses sistemas, não importando se naturais ou artificiais, visando atender os interesses da sociedade. Por isso, o projeto intitulado “Qualificação sobre Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos aplicada aos alunos do curso de Engenharia Hídrica” visa agregar aos discentes do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas, uma qualificação complementar sobre as principais ferramentas de gestão dos recursos hídricos. Tal projeto tem como objetivo mostrar a importância do Engenheiro Hídrico, referente ao planejamento do uso da água. Dessa forma, o projeto de ensino realizará minicursos sobre as mais diversas temáticas relacionadas ao planejamento e gestão dos recursos hídricos, oportunizando a reflexão acerca da disponibilidade e da demanda de água no Brasil.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo geral promover ações de qualificação referente a gestão dos recursos hídricos, através de minicursos, buscando a construção do pensamento critico, relacionando à Politica Nacional dos Recursos Hídricos e a efetiva implantação das suas ferramentas de planejamento e gestão da água. Estimular os alunos do curso no que diz respeito a visão profissional do Engenheiro Hídrico, através de palestras com os alunos egressos presentes no mercado de trabalho e em cursos de pós graduação. Além de proporcionar através dos minicursos uma interação entre os alunos ingressantes e os demais discentes do curso, evitando através das atividades de qualificação a diminuição da evasão dos ingressantes.

Justificativa

Proporcionar aos discentes do curso de Engenharia Hídrica um conhecimento mais amplo sobre as ferramentas de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, buscando através de minicurrsos e palestras uma formação crítica e reflexiva, capacitando a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. Além disso, proporcionará aos alunos participantes do projeto colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, principalmente no que se refere à gestão dos recursos hídricos.A ideia central deste projeto originou-se com base em estudos prévios, onde foram aplicados nos últimos 4 anos, questionários sobre as principais temáticas da gestão de recursos hídricos aos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. Com o resultado dos questionários foi possível verificar que grande parte dos alunos que ingressam no curso não possuem conhecimento sobre as ferramentas que auxiliam no planejamento do uso da água. PINHEIRO et al. (2017) verificou que os alunos ingressantes dos anos de 2016 e 2017, que cerca de 75% não sabiam responder “O que é água virtual? ”e cerca 55% não sabiam o que é outorga do direito de uso dos recursos hídricos.

Metodologia

Atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto:
- Aplicar e analisar questionário aos alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica;
- Avaliar o questionário existente e propor alguma alteração;
- Apresentação de palestras com egressos que se encontram atuando nas áreas do curso;
- Apresentação de palestras com egressos que encontram-se em programas de pós-graduação;
- Elaborar minicursos sobre as temáticas relacionadas a gestão dos recursos hídricos;
- Elaborar minicursos sobre temáticas indicadas pelos alunos do curso;
- Elaborar materiais didáticos como folhetos, cartilhas, apostilas para atrair a atenção dos alunos sobre o tema abordado;
- Aplicação de um questionário no final do projeto a fim de observar se o público alvo assimilou o conhecimento adquirido ao longo do projeto;
- Despertar o pensamento crítico dos alunos relacionados a efetiva implantação da Política Nacional dos Recursos
Hídricos e seus instrumentos;
- Aperfeiçoar o conhecimento dos alunos integrantes do projeto na área de planejamento e gestão dos recursos hídricos,
através da elaboração dos questionários, minicursos e palestras;
- Proporcionar aos alunos integrantes do projeto o contato com a docência, através do ensino, elaborando, planejando e organizando material didático.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a aplicação do questionário aos alunos ingressantes do curso de graduação em Engenharia Hídrica, espera-se traçar o perfil dos mesmos e com isso, conhecer suas principais deficiências relacionadas ao planejamento e gestão das águas, a fim de organizar palestras e minicursos que sejam importantes para sua a formação acadêmica. Mostrar através do projeto de ensino as áreas de atuação do profissional Engenheiro Hídrico e, com isso diminuir a evasão dos discentes. E também proporcionar aos alunos colaboradores do projeto o que é ensino e pesquisa, além de desenvolver os conhecimentos referentes a didática, desenvoltura em ministrar aulas e cursos, trabalho em grupo. Ao final do projeto será realizado um relatório técnico com o objetivo de demonstrar os principais resultados obtidos, sugerindo novas propostas de ações para a formação dos discentes. No final do projeto será realizada a submissão de trabalhos no Congresso de Ensino, Extensão e Cultura da UFPel e de outras Instituições de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA MAGNUS LAZUTA
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES1
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA
LÚCIO DE ARAUJO NEVES
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI1
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN
VIVIANE RODRIGUES DORNELES
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA1

Página gerada em 20/04/2024 03:08:10 (consulta levou 0.152972s)