Nome do Projeto
TODXS SINGULARES TODXS PLURAIS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 16/06/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Exposição TODXS SINGULARES, TODXS PLURAIS. Inaugural dos Espaços Expositivos Universitários da UFPel. Na GALERIA BRAHMA. O evento é vinculado a programação da Calourada UFPel 2017/1: TODXS UFPEL RESPEITADOS. Composta por artistas discentes da instituição, valorizando, assim, a produção artística universitária. A arte é uma das mais importantes formas de linguagem, de interpretação e representação sensível do mundo. Além disso, ela é um dos instrumento fundamental do conhecimento humano. Pois, privilegia o contato do homem consigo mesmo e com o mundo que o cerca. Deste modo, a arte, também é uma forma do homem entender o contexto em que está inserido, principalmente, através da intervenção/relação com esse contexto. Nesse sentido, ressaltamos a importância do contato com a arte, criando condições para a experiência estética. A exposição surge como um espaço que privilegia os nossos alunos artistas para apresentação de suas produções. Desta forma, ocupamos um local que era até então ocioso na universidade, e destinamos o mesmo, para utilização com fins artísticos e culturais.

Objetivo Geral

Inauguração da Galeria Brahma, dando início as atividades dos espaços expositivos universitários abertos a toda comunidade.

Justificativa

Justifica esse na necessidade de criação de um espaço para que nossos discentes possam apresentar e expor sua produções e que sejam abertas ao público em geral. Tal medida, faz-se necessária tanta pela falta de locais adequados que possibilitem e permitam uma exposição formada prioritariamente pelos nossos artistas discentes. Não obstante, valoriza o conhecimento e a produção artística universitária e dá o retorno a sociedade ao abrir a exposição a toda comunidade.
Ademais, é um evento que integra a Calourada UFPel 2017/1 TODXS UFPEL RESPEITADOS.

Metodologia

1- Primeira etapa - Observação e análise
1.1 - Observação da necessidade de um espaço expositivo;
1.2 -Busca de um local da universidade que poderia ser destinado a este fim;
1.3 - Definição do local, a saber: BRAHMA, e do pré--projeto;
1.4 - Elaboração do pré-projeto.
2. Segunda etapa - Planejar e projetar
2.1 - Visitação aos Ateliês do Centro de Artes, para observar a produção artística.
2.2 - Reunião com os artistas e convite para compor a exposição
2.3 - Escolha das obras que serão expostas.
2.4 - Revitalização do local onde será feita a exposição;
3 - Terceira etapa - Construir e Executar
3.1 - Montagem de exposição;
3.2 - Coquetel de Abertura da exposição;
3.3 - Livro de visitação da exposição;
3.4 - Desmontagem.
4- Quarta etapa - Avaliação:
4.1 Reunião de avaliação geral e especifica;
4.2 Relatório do projeto e conclusão.

Indicadores, Metas e Resultados

Iremos fomentar a criação de um espaço expositivo na UFPel, com o TODXS SINGULARES< TODXS PLURAIS. Evento que ocorre aliado a programação da Calourada. Neste sentido, oito artistas discentes de nossa instituição irão apresentar suas produções na exposição inaugural. Será realizada uma vernissagem e nela convidaremos a todos para assinarem o livro de presença que será um dos indicadores e meio de verificação do número de visitantes durante o período da mostra. Ademais utilizaremos o registro fotográfico, também, como meio de verificação. A meta central desse projeto é promover um espaço expositivo na universidade que seja destinado prioritariamente aos discentes da instituição. Junto a isso, dar o retorno a sociedade do investimento que cada cidadão faz através de seus tributos e que financia toda nossa instituição. Nesse sentido, nossos alunos desse importante campo de conhecimento devolve a sociedade sua contraparte ao expor sua produção artística. Ademais estimula o diálogo entre os estudantes ingressantes (calouros) e os alunos veteranos através da visitação da exposição e assim possibilita a troca de conhecimentos e experiências. Resultado esperado é que se consolide o contato direto do público universitário e da comunidade em geral com a produção artística contemporânea feita por nossos discentes. Bem como, criar um espaço onde os alunos possam expor sua produções.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA LOPES SILVA
CAROLINE BRASIL ALBRECHT
DANIEL DE ALVARENGA BERBARE4
FELIPE RODRIGUES PILOTTO
PATRICIA KHALIL
PEDRO DE FREITAS PEREIRA PAIVA
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA
RAFAEL EVANGELISTA DE SOUSA

Página gerada em 20/04/2024 08:56:05 (consulta levou 0.154202s)