Nome do Projeto
Pesquisa em revisão de texto: explorando métodos e abordagens
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A área de Revisão Textual ainda é bastante recente nas universidades. Enquanto a formação universitária para a formação profissional de revisor vem se consolidando, a pesquisa sobre revisão conta com as primeiras iniciativas. Alguns fatores contribuem para que a pesquisa neste campo não tenha ainda alcançado seu potencial. Um destes fatores é a falta de uma rede de pesquisadores que pense a revisão textual e disponibilize, de modo sistemático, para a comunidade acadêmica e profissional, reflexões sobre os saberes e fazeres do revisor. Um aspecto a considerar é que os problemas de pesquisa relacionados à revisão de textos estão quase sempre conectados a outros aspectos - linguísticos, discursivos e cognitivos - tratados em outros campos científicos e, com isso, as investigações em revisão textual acabam dispersas e adquirem, com isso, um caráter secundário. Estes fatores trazem, como consequência, a invisibilidade das produções científicas dos pesquisadores que se dedicam à revisão de textos. Por conseguinte, os estudantes interessados na iniciação científica nesta área não vislumbram perspectivas de iniciativas. Esta oficina é proposta com o objetivo de reunir estudos científicos sobre revisão textual com vistas a apresentar aos estudantes algumas abordagens e métodos de investigação nesta área.

Objetivo Geral

Proporcionar condições para que os estudantes possam conhecer as possibilidades de pesquisa no campo da Revisão Textual, por meio da apresentação de estudos filiados a diferentes métodos e abordagens que consideram os mais diversos aspectos associados aos saberes e às praticas de revisão.

Justificativa

Dado que a área de Revisão Textual (1) ainda é formada por não muitos pesquisadores, (2) é um campo de estudos extremamente relevante e frutífero e (3) a UFPel conta com um curso de graduação em Redação e Revisão de Textos, este projeto encontra plena justificativa de ser implementado.

Metodologia

Apresentação e seleção de artigos científicos e capítulos de livros a serem estudados.
Leitura dos textos selecionados.
Análise do material.
Exercícios em forma de questionário, resenha, fórum de debates.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a iniciativa cumpra a função de promover o interesse pela pesquisa entre os participantes, fomentando, assim, iniciativas de investigação nesta área de estudos, seja por meio da iniciação científica, dos trabalhos de conclusão de curso ou de futuros projetos de pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
TAIS BOPP DA SILVA6

Página gerada em 25/04/2024 00:56:16 (consulta levou 0.120579s)