Nome do Projeto
Matemática Itinerante
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 27/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Os anos de 2017 e 2018 são o Biênio da Matemática, que foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07 de novembro de 2016, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação. Serão dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocarão a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. A agenda positiva se destina a um público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas até o público em geral. Com o intuito de participar desta divulgação da matemática, que está sendo a nível nacional, através de várias atividades distribuídas pelo pais. O projeto "Matemática Itinerante" , pretende divulgar a Matemática para o público em geral de duas maneiras: desenvolvendo atividades lúdicas aproveitando o jogo Pokémon GO, que se espalhou de forma viral pelo planeta, para explorar questões matemáticas que estão por trás deste jogo. Tais questões lidam tanto com conceitos tais como círculo, quadrado e retângulo e seus elementos como com localização plana e localização espacial. Além disso, pretende divulgar, para o público em geral, teorias matemáticas que justificam o funcionamento do GPS, instrumento que embasa a distribuição dos Pokémons no jogo Pokémon Go. Essa divulgação se dará na forma de jogos no mundo real tendo como tema o jogo virtual. Salientamos que os jogos propostos são adaptações do jogo virtual, mas que envolvem conceitos nele utilizados. A Matemática do Pokémon GO pretende trazer para o Parque da Baronesa atividades onde serão discutidos conceitos matemáticos por meio de uma experimentação concreta, na qual o jogador, acompanhado por monitores, será convidado a raciocinar sobre suas ações. O público Alvo será a comunidade pelotense e a atividades pretendem atingir diferentes faixas etárias. E também através de uma exposição digital sobre os 25 anos da Matemática na UFPEL.

Objetivo Geral

Contribuir para popularizar a matemática na comunidade pelotense , mostrando que a Matemática da UFPEL também tem a contribuir com o biênio da Matemática através de atividades lúdicas e mostrando sua história.

Justificativa

O Projeto Matemática Itinerante atende uma necessidade de divulgação da Matemática em geral, que muitas vezes não é vista com bons olhos pela comunidade em geral. Pretendemos apresentar a matemática de um ponto de vista mais atrativo para comemorarmos o biênio da matemática.

Metodologia

O Projeto se dará através de encontros para a elaboração das ações:
-No caso da Ação Pokémon Go haverá encontro para a elaboração das atividades lúdicas para diferentes faixa etárias. Após isto a execução será no Parque da Baronesa em Pelotas, onde os alunos envolvidos irão permanecer explicar as atividades e dar o suporte para os conceitos para os interessados a matemática do jogo Pokémon Go. Também haverá um livros de visitas, onde as pessoas poderão sugerir dúvidas (que poderão ser respondidas no próprio local);
- No caso da exposição, ficará exposta durante a realização da semana acadêmica da Matemática e também haverá uma amostra no dia da comemoração dos 25 anos do curso de matemática licenciatura.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretendemos atingir pelo menos 100 pessoas, que será identificado no livro de visitas;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉIA SELL QUANDT
CYDARA CAVEDON RIPOLL
FABIANO COSTA D'AVILA
FRANCISCO DIAS FRANCO
GLAUCIA POTENZA SOARES12
JULIANA BOANOVA SOUZA
LETICIA KLEIN PARNOFF
LIANE BLANK SCHNEIDER
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER12
LUANA LEAL ALVES
LUCAS PEREIRA PINHEIRO
MARCELO WELLINGTON TANCINI VIEIRA
MARCELO XAVIER VALENTE JUNIOR
MICHAEL PEREIRA DOS SANTOS
PATRÍCIA CASARIN PEIL
QUELEN CORREA FURTADO

Página gerada em 25/04/2024 09:33:50 (consulta levou 0.174226s)