Nome do Projeto
Projeto Núcleo Aberto
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 02/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Projeto Núcleo Aberto pretende abrir o espaço do Núcleo de Teatro da UFPel, localizado à Rua Andrade Neves 1149, para apresentações de trabalhos artísticos e experimentos desenvolvidos pelos integrantes do Núcleo de Teatro, seus colaboradores e parceiros, ou ainda de estudantes da UFPel cujas propostas de trabalho sejam condizentes com o espaço do Núcleo e as propostas artístico-pedagógicas do curso de Licenciatura em Teatro da UFPel. A ideia é permitir o contato do público com obras em processo, trabalhos experimentais e cenas que proponham diferentes relações entre os atores/performers e os espectadores, possibilitando a discussão dessa relação e do próprio ato de fruição da obra artística. Além disso, pretende-se que o espaço do Núcleo seja utilizado para os processos de ensaio e trabalho de outros grupos de pesquisa e extensão, de forma a otimizar a utilização do espaço, evitando que o mesmo permaneça sub-utilizado.

Objetivo Geral

O Objetivo principal do trabalho é acolher propostas de apresentações de trabalhos artísticos em processo - work in process - propostas experimentais ou mostras de trabalho, tendo sempre como referência o contato diferenciado entre público e plateia. O foco são experimentos que rompam com a tradição da separação entre palco e plateia, buscando um contato mais direto e íntimo entre atores e público.
Além disso, o projeto intenta abrir o espaço do Núcleo para ensaios e encontros teóricos e práticos de outros projetos, que eventualmente podem apresentar seus resultados ou seus estudos de processo dentro do espaço do Núcleo.

Justificativa

A cidade de Pelotas tem uma carência em relação a espaços de apresentações para espetáculos teatrais, carência que é ainda maior no que tange a trabalhos em processo ou que se caracterizam por um grande grau de experimentação, ou que propõem relações diferenciadas entre atores e espectadores. É necessário que existam espaços que viabilizem a apresentação de experimentos poéticos e de work in process. O projeto visa oferecer o espaço do Núcleo e dar-lhe apoio logístico para estas apresentações possam ocorrer.
Da mesma forma, há na universidade uma carência de espaços de ensaio e de encontros que funcionem paralelos aos espaços acadêmicos. Assim, dentro das possibilidades e características do Núcleo de Teatro da UFPel, o projeto de dispõe a compartilhar e otimizar o espaço utilizado pelo Núcleo.

Metodologia

Os espetáculos e ensaios serão agendados conforme demanda feita por docentes do curso de Licenciatura em Teatro, pelos discentes do mesmo, ou por de acordo com outros pedidos e requisições que forem feitos.

Indicadores, Metas e Resultados

Estão previstas duas temporadas de trabalhos desenvolvidas pelo Núcleo de Teatro da UFPel, uma em cada semestre de 2017. Além disso, espera-se que trabalhos dos projetos parceiros e das disciplinas de Encenação Teatral possam se apresentar e utilizar o espaço do Núcleo.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE PEREIRA BUCHWEITZ
ALINE DA SILVA MEIRA COTRIM
BRENDA SENEME GOBBI
DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA2
DENILSON COSSERES FERREIRA
EVELIN CRISTINE SUCHARD AIRES
FERNANDA VIEIRA FERNANDES1
JOÃO VITOR SOARES
PAULO JOSE GERMANY GAIGER2
THAIRONE LAGES DORNELES
THALLES ECHEVERRY FEIJÓ

Página gerada em 25/04/2024 15:13:09 (consulta levou 0.164910s)