Nome do Projeto
COVID-19: IMPACTO DA PANDEMIA NA PREVALÊNCIA DE PRESCRIÇÃO DE FÓRMULA INFANTIL PARA RECÉM-NASCIDOS E DESFECHOS PERINATAIS EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA DO SUL DO BRASIL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/11/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Evidências mostram que a amamentação desempenha papel fundamental a curto, médio e longo prazo na saúde da criança. Ainda assim, a suplementação alimentar com fórmula infantil é amplamente utilizada em maternidades ao redor do mundo, incluindo em Hospitais Amigos da Criança no Brasil. Na atual pandemia de COVID-19, a Organização Mundial da Saúde ressalta que o leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento saudável de bebês, enfatizando sua importância e declarando que inclusive mães infectadas ou com suspeita de infecção podem amamentar seus bebês desde que tomem as devidas precauções. Entretanto, um grande impacto tem sido observado nas práticas de atenção ao nascimento e lactação. Em consequência disso, torna-se evidente o risco que o panorama atual traz à promoção do aleitamento materno dentro do ambiente hospitalar.

Objetivo Geral

Avaliar o impacto da pandemia causada pelo COVID-19 na prevalência de prescrição de fórmula infantil em recém-nascidos da maternidade de um Hospital Amigo da Criança do sul do Brasil

Justificativa

Dados os riscos que a prática de suplementação com fórmula infantil acarreta não só para a díade mãe-bebê, como também para o desempenho dos HACs, torna-se evidente a necessidade de investigação da prevalência e dos fatores associados à prescrição de fórmula infantil entre recém-nascidos das maternidades hospitalares, bem como a avaliação do impacto da pandemia nesta prática.

Metodologia

Estudo transversal retrospectivo com dados secundários. A população em estudo será composta por puérperas e seus respectivos recém-nascidos da maternidade do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Os desfechos analisados serão a utilização de fórmula infantil e as justificativas para sua prescrição. Serão ainda explorados fatores potencialmente relacionados, como o tipo de parto, idade materna e alojamento hospitalar. Serão coletados dados de nascimentos acontecidos no período de 4 anos, entre janeiro de 2017 até janeiro de 2021. Os dados serão coletados a partir do banco de dados gerado pelo sistema de informações do hospital e os formulários para liberação de leite artificial no alojamento conjunto. Será realizada uma análise descritiva das variáveis independentes para a caracterização da amostra. Mudanças na prescrição de fórmula infantil será avaliado calculando-se razões de prevalência dos desfechos (por exemplo: prescrição de fórmula infantil) entre os anos 2020/2019, comparado as razões de prevalências entre os anos de 2017/2018, 2018/2019.

Indicadores, Metas e Resultados

Preparo de dados preliminares, resumos para eventos e redação de um manuscrito para publicação em revista científica indexada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIANA DOS SANTOS VAZ2
MANOELA DE AZEVEDO BICHO
MAYRA PACHECO FERNANDES

Página gerada em 28/03/2024 09:03:17 (consulta levou 0.124063s)