Nome do Projeto
O ensino remoto no Centro de Ciências Socio-organizacionais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/12/2020 - 30/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto de ensino, O ensino remoto na unidade FAT, se faz necessário para a compreensão do ensino remoto, das estratégias e condições dos professores e dos alunos de participação, dedicação e resultados propostos pelo ensino remoto da UFPel. Percebe-se que, um número expressivo de alunos, nunca acessaram a plataforma e-aula e nunca participaram de encontros síncronos, via webconferência. Outros, também, nunca realizaram as atividades propostas pelas disciplinas. Nossa preocupação e angustia é com o aproveitamento das disciplinas oferecidas remotamente, na formação profissional dos alunos, e, na formação de cidadãos críticos e atuantes em seus espaços. Os alunos se matricularam em um grande número de disciplinas e não estão dando conta dos conteúdos e atividades. Essas informações se dão em conversas informais entre professores. Dividimos nossas angústias e preocupações, tanto com os que estão participando, como com os que nunca participaram.

Objetivo Geral

Avaliar o ensino remoto na unidade FAT - Faculdade de Administração e de Turismo, na perspectiva de professores e de alunos.
Especificamente, analisar a compreensão de professores e alunos sobre aspectos positivos e negativos do ensino remoto e, principalmente, do por que o não acesso e a não participação de alguns alunos.

Justificativa

Nesse momento de pandemia, especialmente, é preciso entender e avaliar o ensino remoto, suas dificuldades, suas oportunidades, aspectos positivos e negativos, para que os próximos semestre tenham conhecimento sobre como se deu esse tipo de ensino na unidade FAT e na UFPel.

Metodologia

Utilização de dois formulários, um para os professores e outro para os alunos.
Na perspectiva dos professores, a ideia é saber quais foram as estratégias para criação, apresentação, condução, monitoramento e avaliação das disciplinas e dos alunos matriculados.
Na perspectiva dos alunos, tem-se duas ênfases:
Uma, com os alunos participantes e suas estratégias na condução e realização das propostas de cada disciplina, outra, com os alunos que nunca acessaram a plataforma, identificando os motivos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados são a participação de todos os alunos da FAT, tanto os que participaram do ensino remoto, tanto quanto aqueles que nunca fizeram acesso da plataforma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE CASALI16
GABRIELLY KÄMS
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRA4
Natália Oliveira Coelho
YURI DA SILVA SERAFIN16

Página gerada em 16/04/2024 05:05:43 (consulta levou 0.145086s)