Nome do Projeto
Formação Continuada em Educação Musical
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 09/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto Formação Continuada em Educação Musical - FOCEM - visa oferecer oficinas de musicalização para professores que atuam, preferencialmente, na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, podendo ser ofertado também para professores dos demais níveis da educação básica. Tem como objetivo qualificar ainda mais o trabalho musical já desenvolvido nas escolas. O FOCEM se dedica principalmente a formação continuada musical de professores que não são especialistas em música, especialmente aos Pedagogos ou ainda aqueles oriundos dos curso em nível técnico de Magistério e/ou Normal. As oficinas são oferecidas basicamente em duas modalidades, sendo itinerantes, ou seja, acontecendo de forma pontual nas instituição anfitriãs, outra modalidade é a continuada, onde semanalmente a turma de professores se reúne nas instalações da UFPel para formação musical.

Objetivo Geral

Qualificar o ensino de música já desenvolvido pelos professores da rede pública que trabalham com a educação básica.
Objetivos específicos: Desenvolver a percepção musical; Propor atividades que desenvolvam habilidades de coordenação motora, concentração e atenção, vivenciando padrões musicais a partir de sons e movimentos corporais.

Justificativa

Os professores da rede pública de ensino que trabalham com a educação infantil e com os anos iniciais têm a prática de atividades musicais em sala de aula, porém, poucos são os professores que possuem conhecimento musical para desenvolver tais atividades. O projeto pretende auxiliar os professores na qualificação da sua prática musical em sala de aula, por meio de atividades lúdicas, utilizando o corpo como principal instrumento, sem, com isso, ocupar o lugar do professor de música nas escolas.

Metodologia

Oficinas semanais regulares divididas em 3 módulos de 10 encontros de 3h cada, incluindo atividades de musicalização a partir da percepção e percussão corporal e brincadeiras musicais. A cada semestre são oferecidos, pelo menos, 2 módulos sequenciais. Também são oferecidas oficinas itinerantes solicitadas por escolas, secretarias de educação de outros municípios e demais instituições educativas da região sul do estado do RS.

Indicadores, Metas e Resultados

O FOCEM busca qualificar ainda mais o trabalho musical já desenvolvido nas salas de aula da educação básica da rede pública de ensino, principalmente no município de Pelotas. Baseado nas edições e formatos anteriores deste projeto, espera-se alcançar, no ano letivo de 2017, um público alvo de aproximadamente 300 professores da educação básica com ações diretas e indiretamente cerca de 7.500 alunos, também da educação básica, indiretamente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA GAZIS
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES
GABRIELA CINTRA DOS SANTOS
JOSE EVERTON DA SILVA ROZZINI1
LEONARDO CORRÊA DE PINHO
VITOR HUGO RODRIGUES MANZKE5

Página gerada em 26/02/2020 00:15:33 (consulta levou 0.082664s)