Nome do Projeto
Promoção da Ergonomia, Segurança e Acessibilidade através de mídias alternativas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/05/2021 - 01/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Trabalho
Linha de Extensão
Saúde e proteção no trabalho
Resumo
A Ergonomia, a Segurança e a Acessibilidade tem emergido nos últimos anos como importantes fontes de estudo e pesquisa, sobretudo por atenderem demandas sociais e profissionais relevantes. Seu alcance e benefícios ocorrem pela redução nos afastamentos e perdas em empresas; na promoção da segurança de processos, onde contribui para a redução nos riscos de negócios e melhoria da competitividade; e, também, a partir de intervenções no meio físico na promoção de condições de conforto e segurança a todos os indivíduos. Apesar da evidente importância há ainda lacunas a serem cobertas por estes temas, sobretudo no que compete à disseminação destes entre trabalhadores e empregadores. Sendo assim, um projeto que busque promover conceitos típicos da Ergonomia, Segurança do Trabalho e Acessibilidade revela-se como um importante instrumento de aproximação da Universidade de comunidade.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto de extensão consiste em promover conceitos típicos da Ergonomia, Segurança do Trabalho e Acessibilidade na comunidade externa à Universidade.

Justificativa

Este projeto de extensão traz importante contribuição ao público externo à Universidade em um conjunto de temas que é desafiador tanto para as políticas públicas do governo, quanto para empregadores da iniciativa privada. Dados do próprio governo revelam que o número de ocorrências de pessoas atingidas pelas mazelas do adoecimento no trabalho e dos acidentes do trabalho mantem-se em níveis indesejavelmente altos. Sendo assim, um projeto que busque aproximar a Universidade mais facilmente da sociedade (empregadores e empregados) com o foco na Saúde e Segurança do Trabalhador pode trazer grande contributo. Além disso, a presente ação possui grande importância para o público interno da Universidade, pois insere este no contexto da comunidade trabalhadora e empregadora por meio da promoção do tema Ergonomia, Segurança e Acessibilidade. Estas ações contribuem, mesmo indiretamente, para a melhoria das condições laborais e redução nos custos sociais das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho.

Metodologia

Primeiramente, em uma fase denominada preparação interna, pretende-se fazer um levantamento e discussão com base no referencial teórico sobre os temas abrangidos na ementa deste projeto. Os conceitos serão tratados com vistas a examinar a melhor forma de disseminação destes ao público externo à Universidade. A seguir, ainda na denominada fase de preparação interna, são desenvolvidos vídeos didáticos, preferencialmente de curta duração. Estes vídeos serão editados e passarão por um pré-teste e discussão entre a equipe do projeto. Em um terceiro momento, o vídeo pronto e pré-testado será inserido em uma base multimídia de acesso público e divulgado no website do LABSERG (Laboratório de Segurança e Ergonomia). Um último procedimento consistirá no monitoramento e verificação dos acessos aos vídeos. Esta última fase terá um caráter contínuo e terá como meta, primeiramente, auxiliar os público-alvo monitorando seus comentários e esclarecendo eventuais dúvidas quanto aos temas propostos e em segundo lugar, verificar o alcance e impacto do trabalho desenvolvido pelo projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

As avaliações se darão por dois procedimentos. Em um primeiro a equipe diretamente envolvida no projeto fará a auto avaliação dos resultados conquistados tomando por base o alcance do público e a manifestação deste por meio de comentários inseridos na base onde estará hospedado o vídeo. Em outro, espera-se que o público alvo será convidado a interagir na base onde estarão hospedados os vídeos, realizando avaliações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA PAZ DA CRUZ
CAROLINE MARTIRENA MONKS DA SILVA
CORINTHA DA TRINDADE DIAS NETA
EDUARDA LEITE POREPP
ERCILIA DA ROSA TOLFO
INGRID LOSEKAN
ISABELA FERNANDES ANDRADE1
JOSÉ JONÁTAS DA SILVA HOLANDA
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ5
MARIANA DA SILVA LEANDRO
Marco Antonio Garcez da Silva
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI1
STELA XAVIER TERRA
ÂNDRIA LEMOS HUELSEN DECIO

Página gerada em 18/04/2024 09:41:16 (consulta levou 0.157517s)