Nome do Projeto
Corredor Impressa
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/06/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O presente projeto está na sua terceira edição aproximando a comunidade da realidade acadêmica e cultural . O Corredor Impressa consiste em utilizar o corredor que antecede as salas do atelier de gravura para mostrar a produção realizada nessas por perceber a necessidade de colocar à mostra os trabalhos finalizados em cada semestre (já que estes só terminam quando apresentados), reafirmando a produção nessa área do curso, Gravura/Bacharelado em Artes Visuais, e permitindo que familiares possam vir a universidade ver os trabalhos de seus entes e conhecer as dependências do Atelier. Ação que revigora a atividade do aluno e da universidade. Esse projeto já realizou 15 exposições com as disciplinas da Gravura (Atelier de Gravura I,II e III, Introdução a Gravura e Atelier LivreI), ex- alunos e coletivos, tiveram excelentes repercussões. Existe um envolvimento ao montar as exposições, divulga-las e receber aos convidados que podem falar com os artistas e ver como foi produzido. Em média são realizadas 3 exposições por semestre.

Objetivo Geral

Aproximar comunidade geral das atividades acadêmicas permitindo o desenvolvimento do conhecimento do aluno, esse trabalha todas fases do trabalho de arte: projeto, execução e apresentação.
Realizar todo trabalho dos bastidores de um artista visual: organizar a exposição, preparar o espaço, fazer cartazes e divulgar.
Ativar um espaço ocioso para exposições de arte se transformando em espaço de convívio e troca de conhecimento.
Mostrar o que é produzido dentro do atelier, gravura na arte contemporânea.
Envolver, desmistificar receios da comunidade com a universidade e com a arte, aproximar o mais perto e o mais distante através dos trabalhos de arte.

Justificativa

A arte, principalmente a área da gravura, precisa de espaços expositivos para poderem ser vistas. Existe dentro do curso de artes Visuais bacharelado uma carencia quanto a estes espaços, e os alunos realizam os trabalhos e na sua maioria nunca veem ele exposto, o que impede dele poder ver se o trabalho não problemas e se funciona no espaço expositivo. Pensando nessa problemática é que desenvolvo o projeto e percebendo a ociosidade do corredor que antecede as salas do atelier (103, 104, 105).
O corredor da gravura torna- se Corredor Impressa e diante da necessidade transforma-se em um espaço de convivência e trocas de ideias. Percebo que algumas pessoas tem dificuldade de entrar na Universidade por se sentir intimidado, um espaço expositivo é um lugar de inclusão social e permite que outras pessoas participem das atividades acadêmicas.
Importante destacar que a família do aluno vai a exposição e conhece o ambiente de trabalho do aluno. Vejo a a troca, quando observam a prensa e começam a entender o que é gravura ou quando uma aluno do semestre anterior fica encantado ao saber o que vai realizar daqui para frente, mas enfim toda comunidade se envolve ocorrendo trocas de conhecimento e convivência.
Importante o aluno desenvolver os trabalhos e inseri-los no espaço expositivo participando de todas as etapas de produção de trabalhos/gravuras parte de um planejamento, o que vou fazer, logo um desenvolvimento, como vou fazer e por fim a apresentação, porquê vou fazer, necessariamente isso implica nas condições de apresentação, assim o espaço do corredor permite vermos o resultado em relação ao espectador, podendo ser registrado e já usado no portfólio, por exemplo, o que agiliza muito o processo de amadurecimento profissional. Ao ver o trabalho no espaço, o aluno/artista já consegue perceber se tem problemas ou não, se pode fixar com fita, se deve ser fio, ou se deve suspender, ou se pode colocar no chão. são experiências que o aluno/artista deve ter e o Corredor Impressa permite.

Metodologia

Por meio da produção de exposições, contemplando todas as etapas: desde a feitura do trabalho individual como a organização do espaço e a divulgação do evento.
Faz- se necessário investir na produção de trabalhos trazendo uma reflexão sobre os mesmos e a escolha de qual deve ir a mostra, esse percurso é um exercício constante que resultará nas mostras.
Convidar artistas para participar de exposições individuais.
Organização de expografia, produção de arte para material de divulgação, produção de cartazes , montagem, produção.

Indicadores, Metas e Resultados

Fazer 4 exposições por ano, com os alunos das disciplinas do Atelier de Gravura, convidados e coletivos. Receber maior numero de visitantes, ampliando o envolvimento da comunidade e dos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMABILE DE CASTRO SILVA
ANDRESSA SCHVANTS CENTENO
BRUNO PERES FIGUEIRÔA
GIULIA TAVARES RIZZATO DE SOUZA
JAIME UGOSKI BAZILI
Joana Schneider
JÚLIA PETIZ PORTO
KARINA GALLO
KELLY WENDT10
RAFAELA INÁCIO JAQUES
RENAN OLIVEIRA DA SILVEIRA

Página gerada em 25/04/2024 16:54:31 (consulta levou 0.137877s)