Nome do Projeto
Conhecendo ovinos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto visa proporcionar aos alunos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação da universidade, o contato com o meio extra acadêmico, objetivando conhecer e estudar as diferentes realidades que envolvem a espécie ovina e sua importância para o ser humano e as comunidades da região. Serão estabelecidos contatos com propriedades, empresas, cooperativas e demais segmentos que trabalhem com essa espécie. A partir dos contatos, serão realizadas entrevistas para o levantamento de dados da realidade sócio-econômica, produtiva ou outros aspectos relevantes do ambiente de trabalho. A equipe do projeto fará então a análise das informações, gerando relatórios técnicos que poderão ser encaminhados aos interessados. Em caso de diagnóstico de problemas a ser solucionados, e havendo interesse dos responsáveis pelos estabelecimentos, poderá ser elaborado cronograma de trabalho visando a resolução destes problemas, através do compartilhamento de informações e conhecimentos. Desde que autorizado, as informações coletadas poderão ser utilizadas para elaboração de trabalhos acadêmico-científicos, tais como resumos de congressos, artigos e/ou trabalhos de conclusão de curso. Com isso espera-se melhorar o processo de ensino-aprendizagem, sedimentar os conhecimentos acerca da fisiologia e sua relação com a espécie ovina, incrementar a formação de egressos da universidade e contribuir para a melhoria das condições de trabalho nos diferentes segmentos da região que utilizam ovinos.

Objetivo Geral

Proporcionar o contato dos discentes de graduação e pós-graduação da universidade com as diferentes realidades inerentes aos animais da espécie ovina, considerando seus aspectos fisiológicos, comportamentais e produtivos, no ambiente não acadêmico.

Justificativa

Animais da espécie ovina (Ovis aries) acompanham o ser humano a séculos, sendo uma das primeiras espécies a ser domesticada. O ovino já serviu como animal de companhia, de tração e, principalmente, como grande fornecedor de produtos fundamentais para a evolução do homem. Hoje em dia, dado a aspectos de globalização e surgimento de novos mercados, essa espécie constitui importante meio de produção para diferentes segmentos, sem deixar de considerar suas características peculiares que permitem a fixação do homem no campo e a subsistência em várias populações carentes.
Diante do exposto, a formação de recursos humanos capacitados para o trabalho com os ovinos deverá ser foco importante para os meios acadêmicos, e para capacitar é necessário conhecer.
A Universidade Federal de Pelotas é polo regional estratégico, mantendo no decorrer dos anos a tradição no estudo da espécie ovina, quer seja nas diferentes disciplinas ofertadas aos cursos de graduação, quer seja em programas de pós-graduação onde serve como fonte de pesquisas, considerando ainda ações de extensão desenvolvidas ao longo do tempo.
Porém, muitas vezes e devido a diversos fatores, percebe-se certo distanciamento entre o meio acadêmico e a realidade externa à universidade, onde há dificuldades em estabelecer relação mais próxima entre o que se ensina dentro das salas de aulas e aquilo que faz parte do "mundo dos ovinos", se é que se pode chamar assim, manifestado pelos anseios dos alunos muitas vezes exteriorizados em conversas com os professores e colegas.
Como podemos relacionar os aspectos e princípios fisiológicos com a produção ovina? Como esses animais se comportam no meio ambiente em que vivem? Qual sua importância para as comunidades da região? Quais produtos podem ser ou estão sendo obtidos e qual o impacto dos sistemas de produção para o ambiente e populações? Estas são alguns dos questionamentos que surgem e que, sem o contato direto com o meio externo, fica difícil de responder. Mais difícil ainda compartilhar experiências e conhecimentos.
Esse cenário contribui para dificultar a formação de profissionais de nível superior, diminui a eficácia do processo ensino-aprendizagem e restringe a abrangência limitando o papel da universidade como centro de geração e transmissão de conhecimentos.
Considerando esses aspectos decidiu-se elaborar este projeto, para proporcionar aos alunos o conhecimento das realidades que envolvem a espécie ovina, buscando estabelecer o contato direto com produtores, empresas, laboratórios e demais segmentos envolvidos, permitindo a relação supervisionada e o compartilhamento de conhecimentos, para que os acadêmicos obtenham progressos em seu processo de formação através de experiências novas e que deverão enriquecer o processo ensino-aprendizagem.
Além disso, abre-se a possibilidade de compartilhar o conhecimento gerado na universidade com os segmentos do setor de ovinos da região, através de ações de extensão (que não é a ênfase deste projeto, mas que pode vir a ser implementado), onde se permitiria o contato direto dos alunos com o público não acadêmico, e para onde vários futuros profissionais poderão direcionar seu trabalho quando egressos.

Metodologia

Todas as atividades do projeto serão programadas em dias e horários a combinar e que não interfiram nas atividades curriculares dos acadêmicos.
Em um primeiro momento, e em função da situação de excepcionalidade em que vivemos face à presença de pandemia global, todas as atividades do projeto serão realizada de forma remota, com a utilização de plataformas digitais para encontros por videoconferência e demais atividades pertinentes. Tão logo a situação de normalidade seja restabelecida, e encontros presenciais possam ser realizados, as atividades serão reformuladas para que as ações possam ocorrer com a presença física dos membros do projeto.
A sequência metodológica proposta é a que segue:

1) Contato com produtores, empresas, cooperativas e/ou quaisquer segmentos que utilizem ou trabalhem com ovinos.
2) Após autorização, fazer entrevistas e/ou visitas presenciais (desde que a condição sanitária limitante em função da pandemia por COVID-19 permita), durante as quais será feito o levantamento de dados daquele segmento. Enquanto as condições sanitária constituírem impedimento às atividades presenciais, o levantamento dos dados se dará de forma remota, utilizando plataformas digitais e/ou meios eletrônicos de contato.
3) De posse dos dados coletados a equipe do projeto fará a análise dos mesmos, discutindo os aspectos fisiológicos, sanitários, reprodutivos, de manejo ou quaisquer outros de interesse, buscando traçar um perfil dos animais, rebanhos e/ou empreendimentos.
4) Elaborar relatório técnico embasado, justificando e/ou demonstrando as condições encontradas, favoráveis ou desfavoráveis, e identificando possíveis ações para solucionar problemas.
5) Caso o(s) responsável(eis) pelo local visitado/pesquisado queira, o relatório pode ser encaminhado ao mesmo. Este por sua vez, poderá ou não aceitar e implementar as sugestões de melhorias e/ou soluções de problemas apontados. A equipe do projeto não irá se responsabilizar pela execução das atividades sugeridas para a melhoria do sistema, isto ficará por conta dos responsáveis. Poderão ser dadas orientações e elucidação de dúvidas, se necessário e requisitado.
6) Independente da aceitação ou não das sugestões de mudanças, desde que autorizado pelos responsáveis, a equipe do projeto poderá fazer o acompanhamento de determinadas etapas do processo produtivo e/ou de utilização dos ovinos (presencialmente de preferência), tais como parição, tosquia, tratamentos, etc. Durante o acompanhamento das atividades poderão ser identificadas novas situações que possam merecer atenção e/ou sugestões de melhorias.
7) Em cada propriedade e/ou atividade, irá ser estabelecido cronograma de trabalho ou visitas (se possível) com antecedência.
8) Caso haja interesse, a equipe do projeto poderá organizar dias de campo, ou palestras, abertas a público interessado, para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.
9) Ao participar do projeto os responsáveis por cada segmento, em cada local visitado, poderão concordar, mediante assinatura de termo de consentimento, com a utilização das informações coletadas para elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou científicos e/ou de divulgação, tais como resumos para congressos, artigos e/ou trabalhos de conclusão de curso, comprometendo-se a equipe do projeto em manter o sigilo em relação à identificação do proprietário/propriedade, empresa ou qualquer outro.

Periodicamente será monitorada a participação de cada membro da equipe, e quando for identificada situação em que a presença de determinado membro não se fizer mais necessária e/ou torne-se inadequada à condução do projeto, ou ainda quando houver aumento das atividades e ações programadas, o grupo poderá ser renovado com o ingresso de novos membros e/ou a saída daqueles já existentes. Quando for feita a solicitação de certificados de participação no projeto deverá ser levada em consideração a carga horária efetivamente cumprida por cada um dos membros.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta: Formação dos egressos dos diferentes cursos de graduação que se interessem pelo tema "conhecendo ovinos".
Indicador: Nível de aprovação nas disciplinas curriculares relacionadas à área de interesse.
Resultados esperados: Aumento no percentual de alunos aprovados a cada semestre nas disciplinas em questão, considerando aqueles participantes do projeto.

Meta: Continuidade e aprofundamento dos conhecimentos.
Indicador: Percentual de alunos que participam ou participaram do projeto, e que conseguiram dar continuidade e aprofundamento aos estudos dos temas de interesse, através do ingresso em cursos de especialização e/ou pós-graduação.
Resultados esperados: Aumento no percentual anualmente.

Meta: Aceitação do projeto
Indicador: Número de empreendimentos que participam/participaram do projeto a cada semestre.
Resultados esperados: Aumento gradual a cada semestre.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GILSON DE MENDONCA6
NATHALIA RODRIGUES ARAUJO
NIEDI HAX FRANZ ZAUK1
VICTÓRIA DIAS DUTRA
VITÓRIA LOPES DOS SANTOS
WILLIAM SILVEIRA GARCIA
YASMIN MENDES PEREIRA

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