Nome do Projeto
Autopercepção dos estudantes de Odontologia da UFPel frente ao regresso das atividades acadêmicas: Impacto da COVID-19
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
25/08/2021 - 28/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente estudo tem por objetivo avaliar a autopercepção de confiança, conhecimento e dificuldades clínicas relatadas por acadêmicos do último ano de um curso de Odontologia do sul do Brasil após o retorno às atividades acadêmicas presenciais. Será realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta. O instrumento de coleta de dados (questionário) será enviado via correspondência eletrônica a todos os regressantes do último ano da Faculdade de Odontologia. Os sujeitos da pesquisa serão constituídos por todos aqueles alunos que regressaram efetivamente às atividades práticas presenciais após 1 ano e 6 meses fora das clínicas do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, e que aceitem voluntariamente participar do questionário. Os critérios estabelecidos para a pesquisa resumir-se-ão a um questionário abordando três domínios: 1) conhecimento e compreensão; 2) dificuldades clínicas, e 3) autopercepção de confiança. Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).

Objetivo Geral

Avaliar a autopercepção de confiança, conhecimento e dificuldades clínicas relatadas por acadêmicos do último ano de um curso de Odontologia do sul do Brasil que ficaram 1 ano e 6 meses afastados das clínicas da Universidade, após o retorno às atividades acadêmicas presenciais.

Justificativa

A estrutura do programa educacional não é o único fator essencial para que o acadêmico ganhe competência e conhecimento nas diversas áreas da Odontologia, somando-se a isso, como fator crítico, a exposição que os mesmos têm à pacientes com as mais variadas enfermidades bucais, sendo que esta exposição não se dá apenas com ensinamentos teóricos, mas também com a prática clínica diária. A confiança para diagnosticar, tratar e, se necessário, encaminhar pacientes que apresentam as mais diversas enfermidades e afecções bucais está intimamente relacionada à essa confiança no conhecimento adquirido durante a graduação, bem como à sua experiência em prestar atendimento clínico ao paciente. Avaliar os efeitos práticos e a confiança que o tempo de permanência sem atendimento proporcionou aos sujeitos da pesquisa.

Metodologia

Metodologicamente este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva com delineamento transversal, ou seja, apresentar as características de uma população específica sem a manipulação dos seus dados.
Para a identificação da população alvo serão reconhecidos todos os alunos matriculados que reingressaram as atividades acadêmicas clínicas no ano de 2021 e que constem nos registros do Colegiado do Curso de Odontologia da UFPel, compreendendo o período do último ano do curso. Quantificou-se para este estudo um total de 53 acadêmicos cadastrados e matriculados.
Preliminarmente o projeto foi cadastrado na Plataforma Brasil com vistas a ser avaliado e analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FO-UFPel. Todos os participantes voluntários serão convidados a responder um questionário, após ciência do Projeto de Pesquisa a que participarão, devendo obrigatoriamente assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice A), garantindo a sua inteira confidencialidade de dados, logo após a aprovação do projeto pelo Comitê local de Ética em Pesquisa. Todos os questionários serão respondidos de forma anônima e individual.
Foi constituída desta forma a pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta. O instrumento de coleta de dados (questionário) será enviado via correspondência eletrônica a todos os reingressantes da Faculdade de Odontologia que participam do último ano do curso. A faixa acadêmica desses reingressantes compreenderá majoritariamente acadêmicos que estavam cursando o último ano do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, durante o segundo semestre de 2021.
Os dados serão coletados entre setembro e novembro de 2021, por meio da aplicação de um questionário, com perguntas objetivas. O questionário, assim como o TCLE, será distribuído pelos pesquisadores de forma totalmente eletrônica.
Os apontamentos mais detalhados estabelecidos neste questionário serão abordados em três domínios: 1) conhecimento e compreensão; 2) dificuldades clínicas, e 3) autopercepção de confiança (Apêndice B). O questionário será composto por 20 questões relacionadas a cada um dos seus domínios. As questões serão apresentadas como afirmativas acompanhada por uma escala numérica de classificação, com os pontos “0” representando “discordo totalmente” e “10” representando “concordo totalmente”. A escala numérica de confiança será agrupada em duas categorias, "baixa confiança" e "alta confiança", com base na mediana dos dados.
Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).

Indicadores, Metas e Resultados

O benefício de participar da pesquisa relaciona-se ao fato que os resultados serão incorporados ao conhecimento científico e posteriormente a situações de ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa poderão auxiliar o retorno presencial das atividades na FO, realizando ajustes e adaptações pedagógicas se assim indicar o resultado da pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO MARCOS GONCALVES DUARTE
DOUGLAS BENDER STOPASSOLA
JOSUE MARTOS3
JULIA RODRIGUES BURKERT
JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES
LARA KRUSSER FELTRACO
LAURA BARRETO MORENO
LAURA LOURENÇO MOREL
LETICIA DA SILVA PIRES
LUCAS JARDIM DA SILVA
LUIZA SOUZA SCHMIDT
NATALIA BRITO SOARES
ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA

Página gerada em 29/03/2024 07:34:57 (consulta levou 0.136259s)