Nome do Projeto
Autopercepção dos estudantes de Odontologia da UFPel frente ao regresso das atividades acadêmicas: Impacto da COVID-19
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
25/08/2021 - 28/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente estudo tem por objetivo avaliar a autopercepção de confiança, conhecimento e dificuldades clínicas relatadas por acadêmicos do último ano de um curso de Odontologia do sul do Brasil após o retorno às atividades acadêmicas presenciais. Será realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta. O instrumento de coleta de dados (questionário) será enviado via correspondência eletrônica a todos os regressantes do último ano da Faculdade de Odontologia. Os sujeitos da pesquisa serão constituídos por todos aqueles alunos que regressaram efetivamente às atividades práticas presenciais após 1 ano e 6 meses fora das clínicas do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, e que aceitem voluntariamente participar do questionário. Os critérios estabelecidos para a pesquisa resumir-se-ão a um questionário abordando três domínios: 1) conhecimento e compreensão; 2) dificuldades clínicas, e 3) autopercepção de confiança. Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Objetivo Geral
Avaliar a autopercepção de confiança, conhecimento e dificuldades clínicas relatadas por acadêmicos do último ano de um curso de Odontologia do sul do Brasil que ficaram 1 ano e 6 meses afastados das clínicas da Universidade, após o retorno às atividades acadêmicas presenciais.
Justificativa
A estrutura do programa educacional não é o único fator essencial para que o acadêmico ganhe competência e conhecimento nas diversas áreas da Odontologia, somando-se a isso, como fator crítico, a exposição que os mesmos têm à pacientes com as mais variadas enfermidades bucais, sendo que esta exposição não se dá apenas com ensinamentos teóricos, mas também com a prática clínica diária. A confiança para diagnosticar, tratar e, se necessário, encaminhar pacientes que apresentam as mais diversas enfermidades e afecções bucais está intimamente relacionada à essa confiança no conhecimento adquirido durante a graduação, bem como à sua experiência em prestar atendimento clínico ao paciente. Avaliar os efeitos práticos e a confiança que o tempo de permanência sem atendimento proporcionou aos sujeitos da pesquisa.
Metodologia
Metodologicamente este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva com delineamento transversal, ou seja, apresentar as características de uma população específica sem a manipulação dos seus dados.
Para a identificação da população alvo serão reconhecidos todos os alunos matriculados que reingressaram as atividades acadêmicas clínicas no ano de 2021 e que constem nos registros do Colegiado do Curso de Odontologia da UFPel, compreendendo o período do último ano do curso. Quantificou-se para este estudo um total de 53 acadêmicos cadastrados e matriculados.
Preliminarmente o projeto foi cadastrado na Plataforma Brasil com vistas a ser avaliado e analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FO-UFPel. Todos os participantes voluntários serão convidados a responder um questionário, após ciência do Projeto de Pesquisa a que participarão, devendo obrigatoriamente assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice A), garantindo a sua inteira confidencialidade de dados, logo após a aprovação do projeto pelo Comitê local de Ética em Pesquisa. Todos os questionários serão respondidos de forma anônima e individual.
Foi constituída desta forma a pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta. O instrumento de coleta de dados (questionário) será enviado via correspondência eletrônica a todos os reingressantes da Faculdade de Odontologia que participam do último ano do curso. A faixa acadêmica desses reingressantes compreenderá majoritariamente acadêmicos que estavam cursando o último ano do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, durante o segundo semestre de 2021.
Os dados serão coletados entre setembro e novembro de 2021, por meio da aplicação de um questionário, com perguntas objetivas. O questionário, assim como o TCLE, será distribuído pelos pesquisadores de forma totalmente eletrônica.
Os apontamentos mais detalhados estabelecidos neste questionário serão abordados em três domínios: 1) conhecimento e compreensão; 2) dificuldades clínicas, e 3) autopercepção de confiança (Apêndice B). O questionário será composto por 20 questões relacionadas a cada um dos seus domínios. As questões serão apresentadas como afirmativas acompanhada por uma escala numérica de classificação, com os pontos “0” representando “discordo totalmente” e “10” representando “concordo totalmente”. A escala numérica de confiança será agrupada em duas categorias, "baixa confiança" e "alta confiança", com base na mediana dos dados.
Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Para a identificação da população alvo serão reconhecidos todos os alunos matriculados que reingressaram as atividades acadêmicas clínicas no ano de 2021 e que constem nos registros do Colegiado do Curso de Odontologia da UFPel, compreendendo o período do último ano do curso. Quantificou-se para este estudo um total de 53 acadêmicos cadastrados e matriculados.
Preliminarmente o projeto foi cadastrado na Plataforma Brasil com vistas a ser avaliado e analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FO-UFPel. Todos os participantes voluntários serão convidados a responder um questionário, após ciência do Projeto de Pesquisa a que participarão, devendo obrigatoriamente assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice A), garantindo a sua inteira confidencialidade de dados, logo após a aprovação do projeto pelo Comitê local de Ética em Pesquisa. Todos os questionários serão respondidos de forma anônima e individual.
Foi constituída desta forma a pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta. O instrumento de coleta de dados (questionário) será enviado via correspondência eletrônica a todos os reingressantes da Faculdade de Odontologia que participam do último ano do curso. A faixa acadêmica desses reingressantes compreenderá majoritariamente acadêmicos que estavam cursando o último ano do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, durante o segundo semestre de 2021.
Os dados serão coletados entre setembro e novembro de 2021, por meio da aplicação de um questionário, com perguntas objetivas. O questionário, assim como o TCLE, será distribuído pelos pesquisadores de forma totalmente eletrônica.
Os apontamentos mais detalhados estabelecidos neste questionário serão abordados em três domínios: 1) conhecimento e compreensão; 2) dificuldades clínicas, e 3) autopercepção de confiança (Apêndice B). O questionário será composto por 20 questões relacionadas a cada um dos seus domínios. As questões serão apresentadas como afirmativas acompanhada por uma escala numérica de classificação, com os pontos “0” representando “discordo totalmente” e “10” representando “concordo totalmente”. A escala numérica de confiança será agrupada em duas categorias, "baixa confiança" e "alta confiança", com base na mediana dos dados.
Os dados qualitativos serão avaliados através da análise de seu conteúdo e os quantitativos através da análise descritiva usando o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Indicadores, Metas e Resultados
O benefício de participar da pesquisa relaciona-se ao fato que os resultados serão incorporados ao conhecimento científico e posteriormente a situações de ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa poderão auxiliar o retorno presencial das atividades na FO, realizando ajustes e adaptações pedagógicas se assim indicar o resultado da pesquisa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO MARCOS GONCALVES DUARTE | |||
DOUGLAS BENDER STOPASSOLA | |||
JOSUE MARTOS | 3 | ||
JULIA RODRIGUES BURKERT | |||
JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES | |||
LARA KRUSSER FELTRACO | |||
LAURA BARRETO MORENO | |||
LAURA LOURENÇO MOREL | |||
LETICIA DA SILVA PIRES | |||
LUCAS JARDIM DA SILVA | |||
LUIZA SOUZA SCHMIDT | |||
NATALIA BRITO SOARES | |||
ROSIANE PEREIRA DE OLIVEIRA DA COSTA |