Nome do Projeto
Empoderando os cuidadores de crianças/adolescentes com necessidades especiais para o cuidado à saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/05/2017 - 15/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
O desenvolvimento do projeto tem o intuito de possibilitar o empoderamento dos cuidadores de crianças/adolescentes com necessidades especiais para o cuidado à saúde. Visando facilitar o cuidado diário tanto da criança/adolescente como do cuidador, estimulando a criação de espaços de troca de conhecimentos e experiências acerca das situações de saúde vivenciadas no cotidiano. Nessa perspectiva, a educação em saúde é percebida como uma ferramenta capaz de permitir que o sujeito torne-se ator de sua vida, encontrando formas de modificar sua realidade. Além disso, o projeto possibilitará ao discente um olhar de cuidado que vai além do biológico, agregando a perspectiva dos seres humanos como pessoas singulares que vivenciam uma experiência subjetiva e pensam sobre ela.

Objetivo Geral

Empoderar cuidador de crianças com necessidades especiais quanto ao cuidado com seus filhos.

Justificativa

Tendo em vista as inúmeras pesquisas que referem a problemática que concerne ter um filho com necessidades especiais e a dificuldade para a realização do cuidado à criança/adolescente que existe com essa condição, e do gerenciamento da família como um todo, bem como, da carência de informação a cerca do cuidado e dos direitos que esses como cidadãos brasileiros possuem Torna-se imprescindível a formação de profissionais com habilidades e competências para realizar o cuidado à saúde desses seres humanos

Metodologia

A população a ser atendida por esse projeto inclui as mães/cuidadoras das crianças com necessidades especiais que estão inseridas no campo de atuação: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas (APAE). A prevenção e promoção da saúde serão abordados pelos discentes de enfermagem por meio de palestras e roda de conversação com mães/cuidadoras de crianças com necessidades especiais método criativo sensível.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar educação em saúde para cuidadores de crianças/adolescentes com necessidades especiais a partir de suas demandas
Promover a capacitação dos cuidadores de crianças/adolescentes com necessidades especiais através de orientação a cerca do cuidado com seu filho, com o intuito de propor ações de prevenção e promoção da saúde da criança.
Oferecer orientações e esclarecer dúvidas quanto o cuidado à criança/adolescente em possíveis intercorrências clínicas.
Construir espaços potenciais para desenvolvimento do ensino e da pesquisa, além de ofertar espaço para interação entre os cuidadores de crianças/adolescentes com necessidades especiais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANANDA ROSA BORGES
BRUNA ALVES DOS SANTOS
BÁRBARA HIRSCHMANN ZARNOTT
FÁBIO REIS KRUG
JESSICA CARDOSO VAZ
JESSICA STRAGLIOTTO BAZZAN
KARINE LEMOS MACIEL
MANOELLA SOUZA DA SILVA
MANUELA MASCHENDORF THOMAZ
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ6
VIVIANE MARTEN MILBRATH8

Página gerada em 28/03/2024 21:23:54 (consulta levou 3.571026s)